É com imenso pesar que o Grupo Summus comunica o falecimento do autor Colin Murray Parkes, médico psiquiatra e pesquisador inglês devotado aos aspectos do luto, ocorrido no último sábado, dia 13 de janeiro, aos 95 anos. No conjunto de sua obra, escreveu e organizou inúmeros livros e artigos sobre a natureza dos vínculos e das perdas.

Publicado no Brasil, seu livro Luto – Estudos sobre a perda na vida adulta (Summus, 1998) é considerado um clássico, e o outro título é Amor e perda – As raízes do luto e suas complicações (Summus, 2009). Parkes trabalhou com John Bowlby no Tavistock Institute of Human Relations e com Dame Cicely Saunders no St. Christopher’s Hospice, em Londres, onde atuou como psiquiatra-consultor emérito. Foi presidente vitalício da organização Cruse Bereavement Care. Em 1996, recebeu a comenda da Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados às pessoas enlutadas. Foi membro do International Work Group on Death, Dying and Bereavement (IWG), do qual participou desde sua fundação, na década de 1960.

 

Parkes deixa imensurável legado aos inúmeros seguidores, psiquiatras e estudiosos do luto que adaptaram seus estudos às condições culturais mundo afora, bem como no Brasil.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X