ISBN: 9788572551359

Cuidados paliativos

Diretrizes para melhores práticas

Organizador(es): Ana Lucia Coradazzi, Marcella Tardeli Esteves Angioleti Santana, Ricardo Caponero

Autor(es): Amilton Silva Junior, Ana Lucia Coradazzi, Andrea Diogo Sala, Camila Paro Ricardo, Claudia Luci dos Santos Inhaia, Cristina Maria Oliveira Suadicani, Daniela Cassiano dos Santos, Danilo A. M. Faleiros, Fabiana Simomura, Fernanda Rodrigues Damiati Vediner, Flávia Nóbrega Freire Aires, Joice Aline Klein, Juliana Santos Amaral da Rocha, Kátia Cristina Camondá Braz, Luciana Simão Ribeiro Burin, Marcella Tardeli Esteves Angioleti Santana, Marcia Hidalgo de Queiroz, Mariana Marques de Araujo, Natalia Novaes Pavani Araujo, Nilo Esvalter Gardin, Paula Carolina Mendes Carneiro, Ricardo Caponero, Roberta Cristina Risso, Silvia Fernanda Teixeira dos Santos, Simone Moraes Kumbis, Sley Tanigawa Guimarães, Talita Barros Marcari, Thaís Norika Ito, Vivian Caroline Espírito Santo

O conhecimento do ser humano evolui continuamente em todas as áreas. Na medicina, porém, o avanço de uma ampla gama de tecnologias voltadas para o prolongamento da vida – desejo primitivo dos seres humanos – deu lugar à tecnocracia. Esse movimento iludiu leigos (e muitos profissionais) e criou mitos, sobretudo o de que a morte poderia ser vencida. O problema é que essa obstinação terapêutica é hoje, muitas vezes, fonte de sofrimento – e paradoxalmente pode resultar no abreviamento do tempo de vida.Assim, é fundamental resgatar a qualidade do cuidar, não só do ponto de vista biológico, mas também mental e espiritual. Não se trata de abandonar o desenvolvimento tecnológico, mas de integrá-lo à visão plural de cuidado.Partindo desse pressuposto, esta obra – escrita por uma equipe multidisciplinar – se baseia numa prática integrativa, na qual todas as áreas de conhecimento trabalham juntas na busca da melhor qualidade de vida e da dignidade humana. Dividida em 16 capítulos, ela oferece protocolos seguros e eficazes que aliviam os principais sintomas dos pacientes que demandam atenção paliativa e traz uma série de opções de tratamento. Também são abordados temas como plano avançado de cuidados e diretivas antecipadas de vontade, além dos cuidados de fim de vida. Trata-se de uma referência fundamental num campo que está em franco desenvolvimento.

Em estoque

R$86,80

ISBN: 9788572551359

Assunto:

Editora: MG Editores

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788572551359
REF: 50135
Edição 1
Ano 2019
Nº de Páginas 232
Peso 0.385 kg
Formato 17 × 24 cm

Ana Lucia Coradazzi

Ana Lucia CoradazziAna Lucia Coradazzi é médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo (campus Botucatu). Concluiu a residência médica em Hematologia e Hemoterapia na Unesp e, posteriormente, a residência em Cancerologia Clínica no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú (SP). Pós-graduada em Medicina Paliativa pelo Instituto Pallium, de Buenos Aires, estruturou a Unidade de Controle da Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Amaral Carvalho, onde foi coordenadora. Participou da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Atualmente, é responsável pela equipe de Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina da Unesp-Botucatu. É autora do livro No final do corredor e do blog homônimo (www.nofinaldocorredor.com), no qual mostra como o envolvimento dos médicos nas histórias de vida dos pacientes pode ser transformador, principalmente para eles mesmos. Mora em Jaú, no interior de São Paulo, com seu marido Fábio e as suas duas filhas, Mariana e Lorena.

Marcella Tardeli Esteves Angioleti Santana

Marcella Tardeli Esteves Angioleti SantanaEnfermeira pós-graduada em Enfermagem em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente e em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium da Universidade de El Salvador/Oxford. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Membro do Comitê de Bioética, integrante do Centro Avançado em Terapias de Suporte e Medicina Integrativa (Catsmi) e coordenadora do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Ricardo Caponero

Ricardo CaponeroGraduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Caponero é especialista em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) e em Cancerologia Clínica pela Associação Médica Brasileira (AMB), além de mestre em Oncologia Molecular pelo Centro de Investigaciones Oncológicas de Madri, Espanha. Membro da American Society of Clinical Oncology (Asco), da European Society for Medical Oncology (Esmo), da Multinational Association of Supportive Care in Cancer (Mascc), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) e da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP), é ex-presidente e atual diretor científico dessa última instituição. Atuou como oncologista na Clinonco – Clínica de Oncologia Médica, em São Paulo, e atualmente é oncologista Clínico e Coordenador do CATSMI – Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. É coautor do livro Câncer e prevenção (2013) e autor de A comunicação médico-paciente no tramento oncológico (2015), ambos da MG editores.

Amilton Silva Junior


Médico com residência em cardiologia clínica e clínica médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). MBA em Gestão Hospitalar pela Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (Fecs). Título de especialista em Cardiologia e em Eletrocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título de especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Coordenador médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Ana Lucia Coradazzi


Ana Lucia Coradazzi

Ana Lucia Coradazzi é médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de São Paulo (campus Botucatu). Concluiu a residência médica em Hematologia e Hemoterapia na Unesp e, posteriormente, a residência em Cancerologia Clínica no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú (SP). Pós-graduada em Medicina Paliativa pelo Instituto Pallium, de Buenos Aires, estruturou a Unidade de Controle da Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Amaral Carvalho, onde foi coordenadora. Participou da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Atualmente, é responsável pela equipe de Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina da Unesp-Botucatu. É autora do livro No final do corredor e do blog homônimo (www.nofinaldocorredor.com), no qual mostra como o envolvimento dos médicos nas histórias de vida dos pacientes pode ser transformador, principalmente para eles mesmos. Mora em Jaú, no interior de São Paulo, com seu marido Fábio e as suas duas filhas, Mariana e Lorena.

Andrea Diogo Sala


Fisioterapeuta especialista em Administração Hospitalar e em Fisioterapia em Terapia Intensiva pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Mestre em Ciências pela FMUSP. MBA em Economia e Avaliação de tecnologias em Saúde pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)/Hospital Alemão Oswaldo Cruz/Ministério da Saúde. Supervisora da Fisioterapia da UTI e vice-coordenadora do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP

Camila Paro Ricardo


Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória em UTI pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Cuidados Paliativos pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Claudia Luci dos Santos Inhaia


Médica especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica e em Dor pelo Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Mestre em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Cristina Maria Oliveira Suadicani


Enfermeira com Licenciatura pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Enfermagem do Trabalho e Enfermagem Gerencial pelo Centro Universitário São Camilo. MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Paulista (Unip). Coordenadora das unidades de internação em Cuidados Paliativos e Iodoterapia e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Daniela Cassiano dos Santos


Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Danilo A. M. Faleiros


Psicólogo, especialista em Psicologia Hospitalar e Neuropsicologia. Mestre em Educação do Indivíduo Especial (área de concentração em gerontologia). Psicoterapeuta clínico. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia. Psicólogo sênior, membro da Comissão de Bioética e do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Fabiana Simomura


Nutricionista especialista em Nutrição Clínica pelo Ganep Educação. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela Sociedade Brasileira Nutrição Parenteral Enteral (Braspen). Especialista em Nutrição Clínica pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban). Especialista em Gerontologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Nutricionista clínica e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Fernanda Rodrigues Damiati Vediner


Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Fisioterapeuta da Unidade de Internação e da Unidade de Terapia Intensiva e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Flávia Nóbrega Freire Aires


Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Fonoaudióloga hospitalar com atuação em disfagia e neurogeriatria. Responsável pelo serviço de fonoaudiologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Membro consultor do Centro Avançado em Terapias de Suporte e Medicina Integrativa (Catsmi) do mesmo hospital.

Joice Aline Klein


Teóloga pelas Faculdades EST. Capelã, membro do Comitê de Bioética e do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Juliana Santos Amaral da Rocha


Enfermeira, especialista em Enfermagem em Oncologia e em Gestão de Serviços e Enfermagem, mestre em Gerenciamento em Enfermagem e em Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Eeusp). Coordenadora de Prática e Modelo Assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Kátia Cristina Camondá Braz


Nutricionista especialista em Nutrição Hospitalar em Oncologia pelo A. C. Camargo Cancer Center, em Nutrição Clínica pelo Ganep Educação e em Terapia Nutricional pela Sociedade Brasileira Nutrição Parenteral Enteral (Braspen). Mestre em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente/A. C. Camargo Cancer Center. Nutricionista do Centro de Oncologia e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Luciana Simão Ribeiro Burin


Fisioterapeuta especialista em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Formação em Pilates. MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde pelo Oswaldo Cruz Hospital Alemão. Fisioterapeuta em Unidade de Internação e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Marcella Tardeli Esteves Angioleti Santana


Enfermeira pós-graduada em Enfermagem em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente e em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium da Universidade de El Salvador/Oxford. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Membro do Comitê de Bioética, integrante do Centro Avançado em Terapias de Suporte e Medicina Integrativa (Catsmi) e coordenadora do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Marcia Hidalgo de Queiroz


Fisioterapeuta pós-graduada em Oncologia e Hematologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Santa Casa de São Paulo e em Fisiologia do Exercício na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela Universidade de São Paulo (USP). Aprimoramento em RPG pelo Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia (CBF). Formação em Reiki pela Universidade Holística e em Cromoterapia pela Templo Escola Casa Dom Bosco. Fisioterapeuta em Unidade de internação e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Mariana Marques de Araujo


Enfermeira especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Enfermeira assistencial e membro do Time de melhores Práticas em Cuidados Paliativos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Natalia Novaes Pavani Araujo


Psicóloga pós-graduada em Psico-Oncologia pelo A. C. Camargo Cancer Center e em Cuidados Paliativos pela Casa do Cuidar. Psicóloga hospitalar, integrante do Centro Avançado em Terapias de Suporte e Medicina Integrativa (Catsmi) e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas no Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Nilo Esvalter Gardin


Médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Residência e título de especialista em Clínica Médica e Hematologia. Formação em Medicina Antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica. Editor da revista Arte Médica Ampliada. Docente dos cursos de formação médica da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica. Membro do Centro Avançado em Terapias de Suporte e Medicina Integrativa (Catsmi) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Paula Carolina Mendes Carneiro


Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Fisioterapeuta da Unidade de Internação e da Unidade de Terapia Intensiva e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Ricardo Caponero


Ricardo Caponero

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Caponero é especialista em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) e em Cancerologia Clínica pela Associação Médica Brasileira (AMB), além de mestre em Oncologia Molecular pelo Centro de Investigaciones Oncológicas de Madri, Espanha. Membro da American Society of Clinical Oncology (Asco), da European Society for Medical Oncology (Esmo), da Multinational Association of Supportive Care in Cancer (Mascc), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) e da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP), é ex-presidente e atual diretor científico dessa última instituição. Atuou como oncologista na Clinonco – Clínica de Oncologia Médica, em São Paulo, e atualmente é oncologista Clínico e Coordenador do CATSMI – Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. É coautor do livro Câncer e prevenção (2013) e autor de A comunicação médico-paciente no tramento oncológico (2015), ambos da MG editores.

Roberta Cristina Risso


Médica especialista em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA/AMB), em Cuidados ao Paciente com Dor pela Associação Médica Brasileira (AMB), em Acupuntura pelo Instituto para Pesquisa Desenvolvimento da Acupuntura Medicinal/Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Iamec/Amba) e em Cuidados Paliativos pela Faculdade Unyleya. Mestranda pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordenadora do Serviço de Tratamento de Dor SMA/Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Silvia Fernanda Teixeira dos Santos


Nutricionista, especialista em Fitoterapia Integrativa pela Faculdade de Meio Ambiente e de Tecnologia de Negócios (Famatec). Nutricionista clínica e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.  

Simone Moraes Kumbis


Enfermeira pós-graduada e especialista em Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Enfermeira no Centro de Especialidades de Neurofisiologia, membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas e do Grupo do Modelo Assistencial no Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Sley Tanigawa Guimarães


Médica especialista em Acupuntura e Medicina Preventiva. Certificação internacional em Medicina do Estilo de Vida. Médica do Centro Avançado em Terapias de Suporte e Medicina Integrativa (Catsmi) e do CASSC, membro consultor do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Talita Barros Marcari


Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Respiratória pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium da Universidade de El Salvador/Oxford. Fisioterapeuta da Unidade de Internação e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Thaís Norika Ito


Enfermeira especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (Ficsae). Enfermeira assistencial e membro do Time de Melhores Práticas em Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas no Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.  

Vivian Caroline Espírito Santo


Farmacêutica bioquímica, especialista em Farmácia Oncológica e Clínica pelo Hospital Erasto Gaertner (PR). Farmacêutica clínica da Oncologia/Hematologia e dos Cuidados Paliativos, membro do Time de Melhores Práticas em Dor e do Time de Melhores Práticas Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [156.12 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Cuidados paliativos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Psico-oncologia

Caminhos e perspectivas
Carmen M. Bueno Neme
R$94,50

Em estoque

Nesta obra, a psico-oncologia é abordada por meio de três diferentes referenciais teóricos: psicanalítico, fenomenológico e sistêmico. Além disso, apresenta trabalhos realizados com crianças e adultos com câncer, familiares e profissionais de saúde. Destinado a psicooncologistas, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde.

Pancadas na cabeça

As dificuldades na formação e na prática da medicina
Ana Lucia Coradazzi
Ricardo Caponero
R$57,10

Em estoque

A medicina é, sem dúvida, para os fortes. Os médicos precisam lidar desde muito cedo com angústias, controvérsias, desafios, incertezas. Seus sucessos e fracassos caminham de mãos dadas. Eles se envolvem em situações das quais a maior parte das pessoas fugiria, apavorada. Muitas vezes, cabe a eles executar o trabalho “sujo”. É também sobre eles que as maiores expectativas se depositam. Os médicos assumem sobre seus ombros responsabilidades que, em muitas culturas, são atribuídas a divindades. Este livro traz os percalços, as frustrações e os sofrimentos de seu dia a dia – tais como as dificuldades na formação do profissional de medicina, o primeiro contato com a morte, erro médico, entre outros –, além de discutir assuntos como a ética profissional e a relação médico-paciente e dar dicas a estudantes e jovens que pretendem ingressar nessa carreira. É assim, trocando experiências e expondo angústias, que as “pancadas na cabeça” tornam-se menos doloridas, mais fáceis de suportar.

Temas em psico-oncologia

Luciana Holtz de C. Barros
Maria Helena Pereira Franco
Maria Jacinta Benites Gomes
e mais 5 autores
R$300,10

Em estoque

Nesta obra de referência, endossada pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, diversos especialistas discutem a abrangência e as especificidades da psico-oncologia, bem como a transdisciplinaridade de sua abordagem. Falam também de seus aspectos psicossociais e dos diversos tipos de tratamento, bem como de bioética e pesquisa de ponta.

Câncer e prevenção

Artur Malzyner
Daniele Evaristo Vieira Alves
Elge Werneck Araújo Júnior
e mais 10 autores
R$48,20 R$28,92

Em estoque

Voltado para leigos, este livro, escrito por uma equipe multidisciplinar, explica o que é câncer e como preveni-lo; aborda a prevenção primária por meio de cirurgias, medicamentos, alimentação adequada e hábitos saudáveis; esclarece sobre a importância do diagnóstico precoce; e fala sobre os principais tipos de tratamento existentes. Fundamental para pacientes, familiares, psicólogos, enfermeiros etc.

Comunicação médico-paciente no tratamento oncológico, A

Um guia para profissionais de saúde, portadores de câncer e seus familiares
Ricardo Caponero
R$64,20

Em estoque

Apesar de todos os avanços médicos e tecnológicos das últimas décadas, o câncer ainda é considerado tabu para a maioria das pessoas. Assim, quando o indivíduo descobre-se portador da doença, por vezes depara com uma espécie de “conspiração do silêncio”, o que pode prejudicar o tratamento e provocar consequências psicológicas profundas. Por outro lado, a equipe médica nem sempre está preparada para transmitir ao paciente informações claras, precisas e verdadeiras. Partindo de uma experiência de mais de 30 anos com pacientes oncológicos, Ricardo Caponero explica aqui como estabelecer e manter uma comunicação respeitosa e franca com o portador de câncer. Além de ensinar técnicas que ajudam na transmissão de informações – quase sempre difíceis –, ele aborda a comunicação como forma de tratamento, os entraves a ela, as possíveis soluções e os aspectos legais ligados ao exercício da medicina. Porém, acima de tudo, quebra a aridez do tema relatando histórias verídicas de confiança, entrega e encontro.