ISBN: 9788571832572
Psicodrama e relações étnico-raciais
Diálogos e reflexões
Organizador(es): Maria Célia Malaquias
Autor(es): Adriana Cristina Dellagiustina, Dalmiro M. Bustos, Denise Silva Nonoya, Elisa Larkin Nascimento, Ermelinda Marçal, Flavio Carrança, Lúcio Guilherme Ferracini, Maria Célia Malaquias, Maria da Penha Nery, Rosa Cukier, Sergio Perazzo
Apesar da grande produção bibliográfica dos psicodramatistas brasileiros nas últimas décadas, o tema das relações étnico-raciais é extremamente raro tanto em livros quanto em artigos acadêmicos. A fim de preencher essa lacuna, Maria Célia Malaquias reúne neste volume profissionais renomados para discutir assuntos como racismo, protagonismo negro, representatividade, ancestralidade e inclusão. De sua posição de mulher negra, psicóloga e psicodramatista, Malaquias leva o leitor a refletir sobre a desigualdade racial no Brasil e sobre os caminhos e instrumentos que podem ajudar a debelar essa chaga que nos assola há tantos séculos.
Entre os temas aqui abordados estão:
- A importância do Teatro Experimental do Negro, berço do psicodrama no Brasil;
- As contribuições do intelectual e ativista negro Alberto Guerreiro Ramos para a terapia de grupo;
- As consequências nefastas do complexo de vira-latas tupiniquim;
- O uso das técnicas do psicodrama no enfrentamento do racismo e na ressignificação de experiências doloridas;
- O papel transformador dos etnodramas na existência de pessoas negras e não negras.
R$75,70
Maria Célia Malaquias
Psicóloga. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Psicodramatista, didata e professora‑supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Professora do curso de formação em Psicodrama nível I do convênio SOPSP-PUC‑SP, níveis II e III na SOPSP e professora convidada de algumas instituições de Psicodrama. Tem experiência nas áreas clínica e socioeducacional. Coautora de livros e pesquisadora sobre psicodrama e relações interétnicas.
Adriana Cristina Dellagiustina
Psicóloga pela Universidade de Blumenau (FURB) e psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Pós‑graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Atua na saúde pública como psicoterapeuta e na área educacional/social com ensino fundamental e projeto com jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Integrante do grupo de estudos de psicodrama e relações raciais. Formada em yoga e meditação, atriz e participante de oficinas de iniciação musical.
Contato: adricd@gmail.com
Dalmiro M. Bustos
Professor supervisor da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Professor honorário do curso de Psicodrama da Universidad del Salvador, em Buenos Aires. Professor de Psicodrama dos cursos de Psicodrama do Instituto J. L. Moreno (Buenos Aires e São Paulo). Membro da International Association of Group Psychotherapy.
Denise Silva Nonoya
Psicóloga, psicodramatista, supervisora didata, analista transacional. Especialista em Psicologia Social e do Trabalho com formação em Coaching. Atua há 26 anos na Universidade Estadual Paulista (Unesp) na área de Desenvolvimento de Pessoas. Realizou trabalhos na área social, como: extensão de serviços à comunidade, sensibilização de educadores ambientais, resgate da autoestima de profissionais disponíveis no mercado e jovens candidatos ao primeiro emprego. Escreve artigos em vários periódicos. Com experiência docente nos níveis de ensino médio e superior, é professora de Psicodrama no convênio SOPSP‑PUC e no Instituto Potenciar Consultores. Atua em consultório particular no atendimento psicoterápico individual e grupal de adolescentes e adultos, coaching e aconselhamento de carreira.
Elisa Larkin Nascimento
É escritora, mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Co-fundadora e atual presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), coordenou o curso de extensão universitária Sankofa no período de 1984 até 1995. Curadora da exposição “Abdias Nascimento 90 Anos – Memória Viva”, coordena a organização do acervo que se encontra sob a guarda do Ipeafro. Autora de O sortilégio da cor: raça e gênero no Brasil (Selo Negro, 2003), Pan-africanismo na América do Sul e organizadora da coleção Sankofa - Matrizes africanas da cultura brasileira (Selo Negro, 2008).
Ermelinda Marçal
Assistente social, consultora em inclusão e técnica de emprego apoiado. Atuou por 30 anos na área de RH em administração de benefícios, implantação do Serviço Social e Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência. Especialista na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Educação dos Surdos. Palestrante do I Workshop Inclusão Social no Cooperativismo no Sescoop/SP e do Conarh de 2014 com o tema: “Promovendo a caixa-baixa”. Atualmente, está concluindo a pós-graduação de formação em Psicodrama pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Contato: ermelindamarcal@gmail.com
Flavio Carrança
Jornalista paulistano com passagem por diversas redações de rádio e TV, jornais e revistas; revisor; diretor do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, onde coordena a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP). É autor de Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro, coletânea organizada em parceria com Rosane da Silva Borges e publicada em 2004 pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp). É também autor, com Maria Aparecida da Silva Bento, da coletânea Diversidade nas empresas & equidade racial, publicada em 2017 pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). Contato: flamajor@gmail.com
Lúcio Guilherme Ferracini
Psicólogo especialista em Psicologia da Saúde/Hospitalar; psicodramatista didata supervisor com formação em Cuidados Paliativos; mestre em Ensino de Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor supervisor e presidente da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) nas gestões 2019‑2020 e 2021‑2022. Psicoterapeuta em consultório particular; docente do curso de Psicologia do Centro Universitário FMU. Coautor dos livros Psicodrama e relações raciais – Diálogos e reflexões (Ágora, 2020) e Viagens virtuais psicodramáticas
– A travessia da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (Ágora, 2022). Áreas
de interesse: luto, arte, fenomenologia, existencialismo e psicodrama.
Maria Célia Malaquias
Psicóloga. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Psicodramatista, didata e professora‑supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Professora do curso de formação em Psicodrama nível I do convênio SOPSP-PUC‑SP, níveis II e III na SOPSP e professora convidada de algumas instituições de Psicodrama. Tem experiência nas áreas clínica e socioeducacional. Coautora de livros e pesquisadora sobre psicodrama e relações interétnicas.
Maria da Penha Nery
É psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Psicodramatista e supervisora de psicodrama pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap), foi presidente da Associação Brasiliense de Psicodrama. Psicoterapeuta de adultos e grupos, ministra cursos, workshops e consultorias para empresas e escolas, principalmente
nas áreas de mediação de conflitos, comunicação humana e alto desempenho nas equipes. Realiza pesquisas em processos grupais
e sobre vínculo terapêutico, focando principalmente os temas socionomia, grupos, psicodrama, afetividade, relações de poder e intervenção em conflitos.
Contatos: mpnery@hotmail.com e
http://penhanery.com.br/.
Rosa Cukier
É psicóloga, desde 1974, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É psicanalista, desde 1983, pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo; psicodramatista, professora e supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e pelo Instituto J. L. Moreno de São Paulo. Autora dos livros Psicodrama bipessoal – Sua técnica, seu cliente e seu terapeuta (Ágora, 1992); Sobrevivência emocional – As feridas da infância revividas no drama adulto (Ágora, 1998), Palavras de Jacob Levy Moreno – Vocabulário de citações da sociatria: psicodrama, psicoterapia de grupo e sociometria (Ágora, 2002) e do artigo “Psicodrama da humanidade” no livro Um homem à frente do seu tempo – O psicodrama de Moreno no século XXI (Ágora, 2001).
Sergio Perazzo

Sergio Perazzo nasceu no Rio de Janeiro em 1943. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializou-se em Psiquiatria no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, onde trabalhou até 1979. Concluiu sua formação em psicodrama em 1976 pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), sendo credenciado pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). É professor-supervisor didata de psicodrama desde 1978 pela SOPSP, além de membro da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS). Exerce atividade clínica e de supervisão em atendimento individual e em grupo em consultório. Autor de dezenas de artigos sobre psicodrama publicados em revistas nacionais e internacionais, tem exercido inúmeras atividades didáticas (cursos, conferências, aulas, workshops etc.) e participado de congressos no Brasil e no mundo. Entre suas obras estão: Ainda e sempre psicodrama, Fragmentos de um olhar psicodramático (Ágora, 1999) e Psicodrama – O forro e o avesso, todos publicados pela Ágora.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF