Exibindo 217–234 de 274 resultados
Valores e as atividades corporais, Os
R$75,70Reunindo textos de pesquisadores brasileiros e portugueses, este livro oferece reflexões sobre o porquê das práticas corporais contemporâneas. Dirigido a todos os que praticam ou orientam atividades em que movimento e corpo têm papel primordial –profissionais e estudantes de educação física, psicologia, saúde e educação –, a obra mostra o corpo para além do óbvio.
Violência na Escola, A
R$58,40O tema da violência escolar é uma presença cada vez mais constante em todos os veículos de imprensa. Ele encontra um enfoque atualizado e detalhado neste livro, do ponto de vista da pedagogia institucional. São quatro monografias que abordam a violência na escola, com descrições do ambiente opressivo que circunda os adolescentes, a agressividade entre professores e alunos entre si. É o relato de uma experiência visando meios de trabalhar com uma classe especialmente violenta. A violência selvagem e a violência simbólica aqui analisadas tornam esse livro um instrumento esclarecedor e necessário. Um texto forte e realista, de leitura imprescindível.
Adolescentes perguntam
Um livro que constitui um canal aberto para responder às angústias e dúvidas de adolescentes sobre sexo, amor, família, vida social, entre outros assuntos. Os jovens perguntam e o Doutor Spitz responde às cartas e às questões, elaborando assim um guia para adolescentes, pais, orientadores escolares e psicólogos.
Afetividade na escola
Alternativas teóricas e práticas
Este livro traz para o cenário da educação o tema da afetividade, raramente abordado e freqüentemente ocultado nas encruzilhadas do cotidiano escolar. Ele questiona os dualismos estabelecidos no mundo científico e escolar, que separa cognição e afetividade, razão e emoção, assumindo que tais dimensões são indissociáveis no funcionamento psíquico humano. Essa discussão apresenta a contribuição de 13 autores, estudiosos de diferentes campos do conhecimento: educação, psicologia, lingüística, neurologia e matemática.
APRENDER A COMPREENDER (FÁCIL)
Atividades de linguagem e cognição
As autoras trazem a público as atividades que desenvolveram em mais de 25 anos de experiência clínica de linguagem e psicopedagógica, oferecendo ao leitor inúmeros exercícios fundamentais no trabalho com crianças que apresentam dificuldades de linguagem e cognição, além de haver a possibilidade de professores utilizarem na escola, em classes especiais ou no acompanhamento escolar. Aspectos cognitivos como seriação, raciocínio ou habilidades numéricas, com graus de dificuldades do mais fácil ao mais difícil, integram os volumes desta coleção.
APRENDER A COMPREENDER (MÉDIO)
Atividades de linguagem e cognição
Em seqüência, este segundo volume – Médio -, tem grau de dificuldade média conforme o nome diz. Os mesmos aspectos cognitivos integram a obra, na mesma seqüência apresentada no volume Fácil, preparados para o trabalho com crianças e pré-adolescentes entre 9 e 13/14 anos de idade (de 4ª a 8ª séries).
Aulas Vivas
Tese (e prática) de livre docência
Juntamente com professores e alunos, o autor procurou identificar e testar condições facilitadoras de aprendizagem; possíveis de serem realizadas em sala de aula do 3º grau, que estejam ao alcance dos professores, que não exijam necessariamente recursos especiais e que possam envolver, motivar e interessar o aluno com relação ao processo de sua aprendizagem, bem como tornar gratificante para o professor seu árduo trabalho docente.
Canção da Inteireza, A
Uma visão holística da educação
R$38,90Pensar em uma nova sociedade é pensar, necessariamente, em educação. Entre as diversas tendências de pensamento, a visão holística oferece pistas para encontrar pressupostos e propostas educacionais para essa questão. Neste livro, o autor discute os fundamentos da abordagem holística em educação e demonstra que o paradigma holístico é um modelo abrangente de pensar e viver a realidade.
Causa dos Alunos, A
Um novo olhar sobre adolescentes. Percebendo os alunos não só como um cérebro e uma nota no boletim escolar e analisando-os com um corpo, com suas roupas, ossos e tripas, como criaturas realizadas ou não, mentirosas ou solitárias, risonhas ou tristes, a autora nos coloca diante de um quadro instigante e inovador. Esta famosa diretora de um não menos famoso colégio francês nos aponta a necessidade de ver os jovens como seres humanos totais, sensíveis e merecedores de apoio integral.
Chega de ser o País do Futuro
Novos paradigmas para resolver o Brasil
Chega de ser o “País do Futuro” focaliza um conjunto de temas, de alguma forma interligados, que são, na opinião do autor, as causas mais fundamentais das crises que fazem retardar demasiado a evolução do país. Essas causas são mais de natureza política e cultural do que econômica. O livro trata, de forma destacada, do resgate da ética na sociedade brasileira, da elevação da auto-estima dos brasileiros, dos malefícios do exagerado corporativismo, das previsões dos economistas e, ainda, de novas maneiras de ver as importantes questões da distribuição de renda e da educação, essenciais, também, para o desenvolvimento do país.
Cidadão na Linha
Uma aventura pedagógica
Incentivado pelas idéias do jornalista Gilberto Dimenstein, o colégio Bandeirantes deixou que a Internet entrasse em cena no seu dia-a-dia. O livro conta a experiência bem-sucedida de ensinar e aprender de um jeito diferente: os desafios contínuos na construção coletiva de uma página na Internet que reúne conteúdo programático, e novas tecnologias educacionais conectadas pelo tema cidadania. Nesta aventura temos alunos do ensino médio, na condição de protagonistas de seu processo de aprendizagem, e professores na condição de orientadores e aprendizes de novas ferramentas pedagógicas.
Confrontos na sala de aula
Uma leitura institucional da relação professor-aluno
Focalizando a relação professor-aluno como núcleo de vínculos pedagógicos, este livro circunscreve a constituição imaginária do cotidiano escolar contemporâneo. Pelos depoimentos de professores e alunos de diferentes níveis, percebem-se pronunciadas exigências de normatização da conduta alheia, bem como diferentes estratégias normativas e de resistência em cada etapa da escolarização.
Criando filhos em tempos difíceis
Atitudes e brincadeiras para uma infância feliz
Buscando aprimorar a interação entre pais e filhos, Betty Monteiro aborda neste livro os benefícios do brincar e explica as brincadeiras preferidas pelas crianças em cada fase do desenvolvimento. Fala ainda sobre a “criança difícil”– a que não come, a medrosa, a do contra etc. – e dá dicas para lidar com conflitos. Em linguagem simples e fluida, ela nos convida a voltar à infância e a aproveitar melhor o tempo com os pequenos.
Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky
A relevância do Social
Este livro analisa as propostas e as bases teóricas e metodológicas de Piaget e Vygotsky quando articulam o desenvolvimento e a aprendizagem a partir de uma perspectiva interacionista. Destaca o valor e a função do ambiente social dentro do interacionismo construtivista de Piaget e do sociointeracionismo.
Diário de um Educastrador
R$46,40Relato da experiência vivida por um professor, na França, de 1968 a 1969, que deu liberdade total a seus alunos, instando-os a se manifestarem plenamente. Uma experiência pedagógica que mostra falhas da educação tradicional no que diz respeito à autoridade do professor, disciplina, liberdade de expressão dos alunos etc. No final, transcrição do debate em torno da experiência.
Dicas de marketing escolar
O setor educacional precisa conscientizar-se da importância da visão empresarial. Para isso, necessita encontrar novos caminhos e ser diferente, usando como ferramenta o espírito empreendedor. Um conjunto de ações de marketing pode ser feito com poucos recursos e muita criatividade. Nesta obra, o leitor encontrará dicas e idéias trabalhadas pela autora ao longo de muitas experiências na área de marketing escolar.