Exibindo 217–234 de 277 resultados

Adolescentes perguntam

Christian Spitz

Um livro que constitui um canal aberto para responder às angústias e dúvidas de adolescentes sobre sexo, amor, família, vida social, entre outros assuntos. Os jovens perguntam e o Doutor Spitz responde às cartas e às questões, elaborando assim um guia para adolescentes, pais, orientadores escolares e psicólogos.

Canção da Inteireza, A

Uma visão holística da educação
Clodoaldo Meneguello Cardoso
R$38,90

Pensar em uma nova sociedade é pensar, necessariamente, em educação. Entre as diversas tendências de pensamento, a visão holística oferece pistas para encontrar pressupostos e propostas educacionais para essa questão. Neste livro, o autor discute os fundamentos da abordagem holística em educação e demonstra que o paradigma holístico é um modelo abrangente de pensar e viver a realidade.

Causa dos Alunos, A

Marguerite Gentzbittel

Um novo olhar sobre adolescentes. Percebendo os alunos não só como um cérebro e uma nota no boletim escolar e analisando-os com um corpo, com suas roupas, ossos e tripas, como criaturas realizadas ou não, mentirosas ou solitárias, risonhas ou tristes, a autora nos coloca diante de um quadro instigante e inovador. Esta famosa diretora de um não menos famoso colégio francês nos aponta a necessidade de ver os jovens como seres humanos totais, sensíveis e merecedores de apoio integral.

Cidadão na Linha

Uma aventura pedagógica
Clarice Murakami Kelbert

Incentivado pelas idéias do jornalista Gilberto Dimenstein, o colégio Bandeirantes deixou que a Internet entrasse em cena no seu dia-a-dia. O livro conta a experiência bem-sucedida de ensinar e aprender de um jeito diferente: os desafios contínuos na construção coletiva de uma página na Internet que reúne conteúdo programático, e novas tecnologias educacionais conectadas pelo tema cidadania. Nesta aventura temos alunos do ensino médio, na condição de protagonistas de seu processo de aprendizagem, e professores na condição de orientadores e aprendizes de novas ferramentas pedagógicas.

Confrontos na sala de aula

Uma leitura institucional da relação professor-aluno
Julio Groppa Aquino

Focalizando a relação professor-aluno como núcleo de vínculos pedagógicos, este livro circunscreve a constituição imaginária do cotidiano escolar contemporâneo. Pelos depoimentos de professores e alunos de diferentes níveis, percebem-se pronunciadas exigências de normatização da conduta alheia, bem como diferentes estratégias normativas e de resistência em cada etapa da escolarização.

Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky

A relevância do Social
Isilda Campaner Palangana

Este livro analisa as propostas e as bases teóricas e metodológicas de Piaget e Vygotsky quando articulam o desenvolvimento e a aprendizagem a partir de uma perspectiva interacionista. Destaca o valor e a função do ambiente social dentro do interacionismo construtivista de Piaget e do sociointeracionismo.

Do cotidiano escolar

Ensaios sobre a ética e seus avessos
Julio Groppa Aquino

Este livro é uma reunião dos últimos textos publicados – e alguns inéditos – pelo autor, psicólogo e professor na Faculdade de Educação da USP. Tem como alvo os dilemas concretos da prática pedagógica na atualidade, em especial aqueles afeitos à sala de aula e à relação professor-aluno. Abordando temas como indisciplina, violência, autoridade e ética, esta obra compõe um quadro analítico da instituição escolar nos dias de hoje, em sua complexidade.

Educação e Desenvolvimento

(Cadernos de Psicodrama)
Ana Maria Fonseca Zampieri
Içami Tiba
Luiza Ricotta
e mais 6 autores

A relação entre o pensamento de Moreno e a prática do psicodrama com a educação – práticas e necessidades da escola e grupos específicos – e com o desenvolvimento dos indivíduos.

Educação e êxtase

Recuperando o prazer de ensinar e aprender
George Leonard

O autor faz uma análise avançada da educação e do potencial de prazer (êxtase) que esta pode proporcionar a todos nós, mestres e alunos. Considerando aspectos científicos da escola, a química e a biologia específicas do processo de aprendizagem, o espaço físico da escola e o seu potencial de interação, Leonard indica caminhos para o aprender: um trabalho de construção, crescimento e descoberta. Recomendado para educadores, pedagogos e pessoas ligadas à educação.

Linguagem do Silêncio

Expressão corporal
Claude Pujade-Renaud
R$46,40

Trata-se de um texto inteligente, não tecnista, aberto, fazendo pensar e refletir sobre o espaço educacional do corpo. Relata exercícios, coloca depoimentos, critica o atraso e o preconceito na área da expressão corporal na educação.

Manual do Telespectador Insatisfeito

Wagner Bezerra

A baixa qualidade da programação de TV tem gerado acaloradas discussões. Este livro indica como o telespectador descontente pode aprender a lidar de forma crítica e ativa diante desse forte veículo de comunicação. A proposta básica do autor é para que haja uma reação contra a passividade que a televisão impõe ao espectador, educando-o e tornando-o capaz de criticar, responder e até mesmo exercer influência sobre a programação.

Orientação Profissional em Ação

Formação e prática de orientadores
Dulce Helena Penna Soares
Marilu Diez Lisboa
R$29,00

Diante das grandes transformações no mercado profissional nas últimas décadas, tem-se tornado cada vez mais valiosa a tarefa do orientador profissional como facilitador nos processos de escolha nos mais variados contextos e camadas sociais. Esta coletânea oferece uma visão ampla das diversas alternativas de atividade em Orientação Profissional, em áreas que abrangem desde o ensino fundamental e médio até a recolocação profissional na aposentadoria.

Piaget, Vygotsky, Wallon

Teorias Psicogenéticas em discussão
Heloysa Dantas
Marta Kohl de Oliveira
Yves de La Taille

Três professores da Universidade de São Paulo, da área de psicologia do desenvolvimento e aprendizado, analisam substantivos em psicologia à luz das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Entre eles, os fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psicológico e a questão da afetividade e da cognição.

Política do Livro Didático, A

Helena M.B. Bomény
João Batista Araujo e Oliveira
Sonia D.P. Guimarães

Uma análise ampla e bem documentada da política oficial em relação ao livro didático. Os autores estudam como as autoridades educacionais, nos últimos 40 anos, interferiram no conteúdo do livro didático e como a compra oficial influencia as características do produto. Co-edição com a Editora da UNICAMP.

Professor que Não Ensina, O

Guido de Almeida

Uma análise do conteúdo semântico de redações de professores e de especialistas em educação. É um levantamento bem-humorado da ideologia educacional brasileira. Leitura obrigatória para os que atuam na área de educação e ensino, em especial para os envolvidos na formação de professores.

Puberdade e Adolescência

Desenvolvimento biopsicossocial
Içami Tiba

Este livro aborda a puberdade psíquica, corporal e social, as crises da adolescência, os conflitos familiares e sociais. O autor possui sólida experiência clínica com púberes e adolescentes e discorre sobre temas como: tóxicos, sexo, escolaridade, antidependência, psicose e outros.

Quem Educa Quem?

Fanny Abramovich

Neste livro, a autora discute, entre outros temas, a necessidade do diploma universitário tal como se coloca no contexto brasileiro,as formas de aprendizagem não escolar, os desacertos da educação artística e a postura do educador. Num texto indagativo e bem-humorado, o questionamento está sempre presente.

Ritos de Passagem

De nossa infância e adolescência
Fanny Abramovich

Escritores, professores, jornalistas, músicos, dramaturgos, sob a forma de ficção ou depoimento, discutem a iniciação ou rupturafeita em situações vitais: a sexualidade, o amor, a religião, a morte. Em textos bem-humorados ou densos, busca o repensar do questionamento educacional amplo, de como se efetivam, de fato, essas passagens atinentes à condição humana.