Exibindo 253–266 de 266 resultados

Piaget, Vygotsky, Wallon

Teorias Psicogenéticas em discussão
Heloysa Dantas
Marta Kohl de Oliveira
Yves de La Taille

Três professores da Universidade de São Paulo, da área de psicologia do desenvolvimento e aprendizado, analisam substantivos em psicologia à luz das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon. Entre eles, os fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psicológico e a questão da afetividade e da cognição.

Planejamento estratégico sistêmico para instituições de ensino

Carlos Monteiro
Ryon Braga

Hoje, as instituições de ensino precisam de estratégias inteligentes, adaptabilidade e competência operacional. O comportamento dos gestores educacionais é decisivo para a competitividade das escolas. Este livro traduz a vivência prática de seus autores, que acompanham há mais de três décadas os bastidores da gestão administrativa e acadêmica de centenas de instituições de ensino no Brasil.

Política do Livro Didático, A

Helena M.B. Bomény
João Batista Araujo e Oliveira
Sonia D.P. Guimarães

Uma análise ampla e bem documentada da política oficial em relação ao livro didático. Os autores estudam como as autoridades educacionais, nos últimos 40 anos, interferiram no conteúdo do livro didático e como a compra oficial influencia as características do produto. Co-edição com a Editora da UNICAMP.

Professor que Não Ensina, O

Guido de Almeida

Uma análise do conteúdo semântico de redações de professores e de especialistas em educação. É um levantamento bem-humorado da ideologia educacional brasileira. Leitura obrigatória para os que atuam na área de educação e ensino, em especial para os envolvidos na formação de professores.

Professor Universitário em Aula, O

Marcos Tarciso Masetto
Maria Celia de Abreu

O livro tenta suprimir a lacuna que há em um docente do ensino superior: o professor se caracteriza como um especialista em seu campo de conhecimento, porém, não necessariamente domina a área educacional e pedagógica. Através de pistas, sugestões, idéias a obra estimula a reflexão, para uma renovação da ação filtrada pela consciência crítica do professor e adaptadas conforme sua vivência e criatividade.Este livro foi substituído pelo recém-lançado “Competência Pedagógica do Professor Universitário”, da Summus Editorial.

Puberdade e Adolescência

Desenvolvimento biopsicossocial
Içami Tiba

Este livro aborda a puberdade psíquica, corporal e social, as crises da adolescência, os conflitos familiares e sociais. O autor possui sólida experiência clínica com púberes e adolescentes e discorre sobre temas como: tóxicos, sexo, escolaridade, antidependência, psicose e outros.

Quem Educa Quem?

Fanny Abramovich

Neste livro, a autora discute, entre outros temas, a necessidade do diploma universitário tal como se coloca no contexto brasileiro,as formas de aprendizagem não escolar, os desacertos da educação artística e a postura do educador. Num texto indagativo e bem-humorado, o questionamento está sempre presente.

Reflexões: A Criança / O Brinquedo / A Educação

Walter Benjamin

Aqui estão 19 pequenos ensaios de um dos mais importantes pensadores alemães de nosso século. Alguns dos temas: a vida estudantil, os livros infantis, o brinquedo, o teatro infantil, a pedagogia e a ideologia. Obra rica em reflexões válidas nocontexto atual, apoiadas na sólida tradição filosófica européia.

Riso Doído, O

Atualizando o mito, o rito e o teatro grego
Albor Vives Reñones
R$76,90

O autor é um estudioso de mitologia e de teatro grego. Ele retorna esses temas com o olhar da atualidade e encontra novas formas de aplicá-los em sua prática profissional, psicodrama e o teatro da criação. Um texto brilhante.

Ritos de Passagem

De nossa infância e adolescência
Fanny Abramovich

Escritores, professores, jornalistas, músicos, dramaturgos, sob a forma de ficção ou depoimento, discutem a iniciação ou rupturafeita em situações vitais: a sexualidade, o amor, a religião, a morte. Em textos bem-humorados ou densos, busca o repensar do questionamento educacional amplo, de como se efetivam, de fato, essas passagens atinentes à condição humana.

Sato

O poeta nadador
Ana Figueiredo

Sato, um mestre no completo sentido da palavra, ensinou várias gerações de paulistanos a nadar bem. Mais do que isso, ele preparou seus discípulos para a vida. Ana Figueiredo recolheu vários trechos de suas falas durante anos e, com amor e dedicação, fez um livro-poema zen. Para as pessoas que conheceram Sato e para aquelas que anseiam por mestres.

Temas Proibidos

Ações Estratégicas
Antony Williams
R$65,10

Criativo e original, este livro é dirigido a profissionais que trabalham com grupos, em qualquer área. O título refere-se àqueles assuntos que, inconscientemente, são evitados em nome de lealdades invisíveis, impedindo o grupo de avançar com espontaneidade. Escrito por um experiente terapeuta familiar e psicodramatista, ele oferece técnicas de aquecimento no sentido de provocar transformações. Leitura indispensável para líderes de grupos, em especial na área empresarial.

Tramas da cor

Enfrentando o preconceito no dia-a-dia escolar
Rachel de Oliveira
R$42,80

Com sensibilidade e singeleza, a autora utiliza um relato ficcional dos problemas enfrentados por uma menina negra em sua escola para abordar as questões básicas do racismo por parte de crianças e adultos em nossos estabelecimentos de ensino. Sugere posturas saudáveis para enfrentar os problemas mediante o incremento da auto-estima e o conhecimento de figuras ilustres da história negra.

Valores do educador

Uma ponte para a sociedade do futuro
Luiza Ricotta
R$57,10

Obra oportuna no momento em que educação e cidadania são grandes prioridades. Ela desperta a percepção, que visivelmente perdemos, da importância do ato de educar no mundo contemporâneo. Retoma o papel norteador do educador para o estabelecimento de valores e a formação de uma mentalidade crítica. A autora estimula o intercâmbio entre a família e a escola para que isso possa se refletir de forma positiva na sociedade.