AUTOR DO LIVRO “ENIGMA BIPOLAR” PARTICIPA DO PROGRAMA TODO SEU, NA TV GAZETA

O apresentador Ronnie Von entrevista nesta quinta-feira, dia 17 de janeiro, o psiquiatra Teng Chei Tung, autor do livro Enigma bipolar – Consequências, diagnósticos e tratamento do transtorno bipolar (MG Editores), no programa Todo Seu, da TV Gazeta. Há vinte anos, ele participa do Grupo de Doenças Afetivas (Gruda) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. O programa começa às 22h20. 

Em seu livro, o psiquiatra esclarece e desmistifica os sintomas do transtorno bipolar, suas fases, a alteração das emoções, do comportamento e da saúde, as estratégias de tratamento mais modernas e os tipos de medicamento disponíveis. Fala, ainda, da importância do apoio do médico e da família no bem-estar do paciente. 

Para cumprir esse objetivo, o autor trata de pontos obscuros da patologia, como a complexidade do tratamento e a dificuldade de elaborar um diagnóstico correto. Ele também constrói um perfil das chamadas “doenças afetivas” e desmistifica o estigma do deprimido como pessoa sempre triste e incapaz, afirmando que, frequentemente, a insônia, o desânimo e a preguiça crônicos, que variam com o tempo, podem indicar um quadro de depressão ignorado pelo paciente e por aqueles que o cercam. 

Em linguagem clara e abordando casos reais, Teng Chei Tung auxilia o portador da doença a enfrentar o problema. O psiquiatra responde no livro às principais questões sobre o distúrbio: possíveis causas, sintomas, tipos de tratamento, medicamentos disponíveis, consequências para a família, conceito de normalidade e até prevenção. 

Segundo o psiquiatra, a maioria dos pacientes não é diagnosticada como deveria e quase sempre é enquadrada como portadora de depressão unipolar. “Mesmo quando o diagnóstico está correto, diversos tratamentos úteis não são utilizados por falta de treinamento ou conhecimento”, afirma.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1061/Enigma+bipolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*