Reportagem de Laura Reif, publicada na revista AzMina, publicada em 04/09/2019.

Esse tipo de agressão pode ser difícil de identificar, pois muitas vezes é mascarada como ciúmes e caracterizada por controle, ofensas e humilhações

Quando falamos em violência contra a mulher, a primeira coisa que vem à mente é um tapa, soco ou um empurrão. Mas não é apenas a agressão física que define um relacionamento violento. Uma forma mais subjetiva de violência é a psicológica. Se você se sente constantemente sem autoestima, é humilhada, diminuída, sofre ameaças verbais e tem medo de dar sua opinião, você pode estar sendo vítima de violência psicológica.

Esse tipo de agressão pode ser difícil de identificar, pois muitas vezes é mascarado como ciúmes e é caracterizado por controle, ofensas e humilhações. Boa parte das vezes, a vítima tem dificuldade em romper a relação, pois o abuso psicológico ocorre de maneira gradual, mas constante, minando a autoestima e anulando a pessoa.

A violência psicológica é bem comum. Segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Datafolha, a violência por meio de ofensas, xingamentos ou humilhação foi a mais comum no Brasil em 2018, atingindo 22% das mulheres. 

Esse tipo de violência normalmente precede a agressão física. Ao minar a autoestima da mulher, muitas vezes o (ou a) companheiro(a) faz com que a mulher acredite que aquela relação é a única possível e não tenha forças para sair, tornando-se mais suscetível a tolerar agressões. 

O que é

A Lei Maria da Penha classifica violência psicológica como qualquer conduta que cause dano emocional e à autoestima da mulher, que prejudiquem o seu pleno desenvolvimento, que vise degradar ou controlar suas ações comportamentos, crenças e decisões. O Instituto Maria da Penha lista algumas dessas condutas: 

  • ameaças
  • constrangimento
  • humilhação
  • manipulação
  • isolamento (proibir de estudar e viajar ou de falar com amigos e parentes)
  • vigilância constante
  • perseguição contumaz
  • insultos
  • chantagem
  • exploração
  • limitação do direito de ir e vir
  • ridicularização
  • tirar a liberdade de crença
  • distorcer e omitir fatos para deixar a mulher em dúvida sobre a sua memória e sanidade (gaslighting)

Alguns exemplos comuns desse tipo de abuso são o mansplaining ou gaslighting: comportamentos abusivos por meio dos quais é possível diminuir a mulher e minar sua auto confiança. 

“Quando você, mulher, tiver certeza do que está falando e mesmo assim o homem tenta mostrar para você – ou explicar de maneira banal – o que já é óbvio, ou dizer que você está errada, você está sofrendo esse tipo de abuso, de violência”, afirma a psicóloga especializada em traumas Daiane Daumichen. 

Ela diz que a mulher pode não se importar com essa atitude no momento, mas que ao longo do tempo se torna uma ferramenta para enfraquecê-la, tornando-a vulnerável e dependente. “Um homem que realmente quer orientar e dar suporte, não a faz sentir-se ‘burra’”, completa.

O abuso psicológico pode ocorrer nas mais diversas esferas da vida, até no trabalho. Um chefe que diminui uma funcionária por ser mulher e a trata como incapaz – mesmo que ela seja qualificada – e desmerece seu conhecimento, está fazendo abuso psicológico.

Como identificar

A terapeuta de relacionamentos Sabrina Costa chama a atenção os sinais que podem indicar que uma mulher está sendo vítima de violência psicológica:

  • – Se sentir incapaz de ter sucesso na vida;
  • Dúvidas sobre sua capacidade intelectual;
  • Se sentir inferior ao companheiro;
  • Se sentir oprimida;
  • Perda do ânimo diante da vida;
  • Sentir culpa pelas discussões e pelos problemas na relação;
  • Esconder de amigos e parentes ou justificar certos tipos de comportamentos do parceiro.
  • Leia mais: Você não está louca! Entenda como funciona o gaslighting
  • Um exemplo muito relatado por mulheres é de casos em que o companheiro faz críticas constantes à sua aparência e capacidade intelectual, concluindo que ninguém mais pode querer ficar com ela. 

Recuperando a autoestima

Às vezes a mulher só consegue perceber que sofreu esse tipo de abuso quando consegue sair da relação tóxica. “O que, infelizmente, é triste, pois o tempo em que foi submetida a essa situação pode deixar sequelas”, explica Daiane.

Para a terapeuta Sabrina, é importante a mulher tirar um tempo para si para se recuperar, fazendo algo que traga a sensação de que ela é útil e capaz. “Porém dependendo de como foi afetada psicologicamente, é necessário buscar ajuda de terapeutas e psicólogos”, diz.

É um caminho longo para se chegar ao resgate da autoestima, da identidade perdida, pois a consequência do abuso psicológico gera impactos difíceis de serem solucionados sozinhos. Daiane explica que em certos casos a vítima sofre as consequências do abuso psicológico mesmo longe do agressor, tempos após o rompimento da relação.

“É importante o acompanhamento de profissionais especializados para que a vítima possa identificar os danos causados, buscar sua cura e uma nova forma de se relacionar com os outros e consigo mesma”, completa Daiane.

Para ler na íntegra, acesse: https://azmina.com.br/reportagens/violencia-psicologica-saiba-como-identificar/

***

O que fazer ao ser vítima de violência psicológica? Vítimas de agressões psicológicas devem procurar o apoio de amigos e familiares para conseguir deixar o relacionamento abusivo. A orientação de um psicólogo também é extremamente útil para fortalecer a autoestima e, consequentemente, cortar laços com o agressor.
Saiba a quem recorrer: https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/acoes-contra-violencia/servicos-especializados-de-atendimento-a-mulher

***


Tem interesse pelo assunto? Conheça:

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA NAS RELAÇÕES CONJUGAIS
Pesquisa e intervenção clínica
Autora: Adelma Pimentel
SUMMUS EDITORIAL

A violência psicológica que permeia a convivência dos casais é o tema deste livro. Essa modalidade de agressão aparece nas relações conjugais com intensa incidência e sem que seja reconhecida pelos cônjuges, sobretudo pela mulher. Visando estudar e combater o fenômeno, Adelma Pimentel caracteriza a violência psicológica e propõe a nutrição psicológica, por meio da Gestalt-terapia, para o enfrentamento da violência que atinge o casal.

FERIDAS INVISÍVEIS
Abuso não-físico contra mulheres
Autora: Mary Susan Miller
SUMMUS EDITORIAL

Milhões de mulheres em todo o mundo sofrem uma violência não-física por parte de maridos e companheiros, nem sempre fácil de identificar e neutralizar: Intimidações, manipulação emocional e sexual, humilhações, chantagens financeiras, etc. Este livro expõe a existência do problema, oferece meios de identificá-lo e sugere alternativas para que a mulher possa fugir do pesadelo.

17 comments

  1. Boa tarde me chamo Laila tenho 25 anos casada com um de 25 todos os dias sofro agressão pisicologica..ele me chama de tantas coisas fico muito triste choro fico pondo a culpa em mim. Tenho 2 filhos queria que ele fosse mais carinhoso me amasse mais …e tão difícil mais sei que Deus proverá ..

  2. Resumindo li a história de vocês e aconteceu comigo, é muito triste é, você já se sente sem saída, mas uma dica eu dou para as que não pretende se separar! Começa a esconder dinheiro, vai no salão, quando der faz a os cílios, outro dia faz a unha, caminha e se alimente bem, eles podem te humilhar te achar magra ou gorda, mas ponha uma coisa na cabeça, que vocês são lindas e que homem existe em todos os lugares e que se o marido de vcs gostam de diminuir vcs é por um simples motivos, desanimar e tirar os seus brilhos, não importa se vcs tem 9 filhos, cuide-se e mesmo que não tenha emprego, de vez em quando traz algo do mercado e vai se cuidando. Se arrume, se cuide, sorria e não deixe homem nenhum apagar o brilho de vcs, porque se eles abrem a boca pra falar isso é porque as trevas tem medo da luz e nos mulheres que incomodamos esses tipos de homens não imaginamos mais temos muito brilho que os homens desse tipo acaba sentindo inveja. Eles estiver xingando de feia, troque por bonita, se estiver lhe chamando de gorda ou magra, troque por gostosa, não guarde as palavras ruins deles no coração, ignore, esteja próxima das pessoas que te façam bem, aí vc vai ver o resultado.

    • Ótimo texto! Issoesmo! As coisas só existem se acreditarmos nelas! Mas como assim quando não pretende separar? Homem assim nãouda e ficar vivendo uma vida tipo ” escondendo” atitudes não é saudável…só dá uma falsa sensação de liberdade! Bom é ser feliz de verdade e antes só do que mau acompanhada.

  3. Me ajudem estou aponto de se suicodar,e ao mesmo tempo não pois tenho duas crianças,sofro diariamente agressão psicologica

  4. Não sei sofro violência psicológica, estou casada há 8 anos, não trabalho fora, tenho um filho de 6 anos e um filho de 3 anos. Ele é o provedor, autoritário, ele manda na educação das crianças, não permite a minha interferência, e quando manifesto a minha opinião ele diz ( não é da sua conta), Como o não é da minha conta, sou a mãe, sofro, choro já senti incapaz, seja intelectual, chama de mentirosa na frente dos filho, diz que não tenho capacidade de educar, peço a Deus para me tirar dessa situação, preciso de forças, estou me preparando silenciosamente para a liberdade, estou segurando essa situação até conseguir minha liberdade financeira e dignidade.

  5. Meu nome é Edlaine tenho 29 anos e três filhos de 9,10 e 11 anos e um filho de 23 anos do primeiro casamento.
    Quando me separei do meu primeiro marido fiquei sozinha por 9 anos depois decidi encontrar alguém e me casar.
    Na verdade fui embora para outra cidade e fui morar com esse companheiro.
    Eu sofria dez de quando namorávamos mas eu nunca percebi que ele e a mãe faziam AGRESSÃO piscicologica.Quando descobri que estava grávida dele com 15 dias ele até ficou feliz ,mas por algum motivo da mãe dele deu briga entre eu e ele.
    Nesse dia ele gritou muito e depois apertou minha garganta.
    Quantas vezes ele causava briga para sair e me deixar por 3,4 e 5 dias.Eu grávida quando eu fui ganhar minha primeira filha ele brigou comigo e fui para o quarto sozinha .Nesse dia minha bolsa rompeu e fui ganhar ela.Assim foi com a segunda ele me ameca em me largar grávida e com um BB de 7 meses.Ganhei minha segunda filha assim ele continuou falando que não me amava e que amava outra pessoa.Cada briga ele me umilhava.Quando engravidei do segundo ele fez de tudo para eu tomar remédio para aborta .Eu fingir que tomei o remédio mas não tomei.
    Veio um menino ,quantas vezes ele me deixou sozinha com os três e ficou sumido por dias ,muitas vezes eu ouvia ameaça que iria me deixar,muitas vezes ele falou que não me amava,muitas vezes ouvia ele falar que amava outra.Ele até me chamou de sapatona ,das minhas celulite ele falava ,que eu estava gorda.
    Hoje ele faz comigo com os clientes e todos.
    Hoje ele quer me fazer de ajudante de pedreiro em casa.Ele fala que não pedi ,mas se eu não vou ele acaba comigo nas palavras.
    Meu sonho hoje e me liberta dele é acabar com esse sofrimento por 10anos.essas são as menores história que eu passei.
    Ele em enumeras vezes me ameaçou em me matar na frente das minhas crianças.
    Todos falam que tenho que me libertar.
    Como faço isso?
    Tenho dois em escola de manhã 7:15 e sai às 11:15 a outra tem 11 estudo o dia todo.
    Como trabalho.
    Ele me ameca me colocar para fora com os meu filhos.
    A casa está nome da mãe e ele é usufrutuário.Mas fui eu que ajudei a construir a casa.
    O que faço?

  6. Estou a 3 anos Casada. Tenho crises de ansiedade, passo mau, e meu marido. Fala para eu morrer, para eu chorar mesmo. Fico sozinha todos os dias, e ele me deixou sozinha quando eu mais preciso. Fala que a família dele é prioridade, que eu não sou. Ele a mãe dele é a irmã dele, me humilharam muito, e ele fala que isso não aconteceu que é invenção da minha cabeça e as vezes eu fico confusa sobre minha sanidade mental. Ontem disse que eu ia embora e ele falou pode ir, e me humilhou mais. E eu não fui, não tenho coragem, me sinto muito mau. Não tenho auto estima e só de pensar em deixar fico muito nervosa sofro muito pensando que não vou mais vê lo, já q sai da minha cidade pra vir morar com ele, mesmo eu vendo tudo que ele faz, minha dependência emocional é muita e isso de não conseguir me deixar pior, não tenho amor próprio, nem dignidade ele me roubou tudo isso

    • Querida passei por isso se puder me mandar msg no WhatsApp Zap p nos de ajudar ou p eu te ajudar pois pior ficará! 86 999452945

  7. Sou nilcilene tambem sofro esse tipo se violencia picologica sou humillha ele mi chinga manda eu ir embora e nao consiguo denucia

  8. Vivo isso a vinte anos todas as vezes ele quer que eu obedeça as ordens dele mas eu não permito, aí ele sempre me chama nomes feios pedi separação várias vezes aí é a vez dele se humilhar e pedir desculpas mas agora estamos em processo de separação graças a Deus

  9. Sou casada a mais de 10 anos sempre tive um casamento abusivo,desde do começo até quando trabalhava,era humilhada e sofria agressão,com um tempo ele melhorou porque ele me agrediu e resolvi chamar a polícia,ele melhorou e muito mas passou o tempo perdi o emprego e acabei engravidar do meu 2 filho onde realmente parei de trabalhar,as humilhações são constantes tenho diabetes não tenho apoio da minha família por isso que ele faz isso me trata como uma inútil e vive me humilhando..

  10. Eu estou passando por uma situação bem difícil sou cansada tenho 5 filhos todos de menor meu marido ne humilhar muito estou com ele pq ñ tenho lugar pra morar como meus filhos só que ñ aguento mais esta vida😔

    • Eu entendo isso, tenho 6 filhos menores também e meu marido me trata extremamente mal, queria muito ir embora mas também não tenho com quem contar,estou me destruindo cada dia mais 😭😭

    • Estou namorando a quase 7 anos, no começo eu achava q ele era o homem dos meus sonhos, apesar de nao ter as qualidades q eu queria, eu resolvi dar uma chance a ele, primeiro ano foi bom demais, era princesa, linda, te quero, te amo… Eu era tratada como todo mulher gostaria, mas como quase em todos os casos, ele começou a me chamar de baleia, mesmo eu não sendo gorda, de velha, demência, idiota, burra etc, no começo achei q era brincadeira, mas isso se tornou rotina. A mãe dele fala coisas comigo tbm sempre querendo me rebaixar e ele nunca fala nada pra q ela pare com isso, teve uma sítuaçao q do nada a irmã dele me bateu e ele ficou só olhando… E eu só chorei no banheiro escondida, eu não me sinto protegida como eu deveria,quando ele me ofende eu sinto mto mal, eu choro,eu xingo ele de volta, mas nada faz com q ele pare, ele fala q nunca vou arranjar alguém e se eu arranjar vai ser um homem q bate na minha cara todo dia, eu tô cansada disso, mas sinto um dependência emocional muito grande, como se eu não fosse capaz de viver sem ele, já chegou vezes q ele já me bateu mesmo fisicamente, eu sinceramente quero mto encontrar alguém melhor pra mim, que faça eu me sentir especial e não um pano de chão ou até mesmo menos q isso… No momento eu moro com ele, mas vezes q ele me xinga e ofende eu falo q não gosto e ele diz simplesmente se não gosta vai embora, só pq ele já sabe q eu não vou e não quero mais viver assim, eu sei q as pessoas vão ler e vão achar como tudo isso, é só ir embora, só sabe quem vive e quem já passou… É mto triste viver assim, tá mto longe de ser oq nós mulheres queremos, o tal do felizes para sempre… 🙁

      • Vai embora?
        o que te impede?
        eu vivo 4 anos convivendo com agressões psicologica, e meu marido não aceita a separação, só vive me ameaçando, como eu estou em um emprego a um mês, vou esperar eu passar na experiência e vou pedir transferência e vou pedir medida protetiva e vou fugir.
        Se o meu mandasse eu ir embora, eu já tinha ido, não entendo porque você não sai dessa situação, você pode vai embora mulher.

  11. Me chamo Lenilde eu sofro essa agreçao todos os dias ,tenho 29 anos de casada tive dois filhos desse casamento,toda vida ele me xingou muito ,me humilhou perto dos outros mandava ir tomar no C…,falava que eu era retardada me traia muito,só que eu não tinha profissão nenhuma decidir ficar com ele para criar meus filhos com o bom e o melhor,fiz ele dar de tudo para meus filhos.E a vida deu a ele um presente a impotência total por causa da diabetes, nunca mais tive relação , porque na verdade tomei nojo dele .hoje meus filhos estão casados tentei trabalhar fora mais ele interfere tanto que me atrapalha e ele hj e totalmente dependente de mim e mesmo assim tenta me prender ,só tenho que sair com ele ,me investiga o tempo todo estou esperando a hora certa e vou separar dele se Deus quiser.

    • Oi eu me chamo Michelle tenho 39 anos meu marido 52 anos tenho 2 filhos com ele 1 de 2 anos de idade e o outro tem dias de nascido estou casada com ele 4 anos e sofro humilhação xigamentos todos os dias todos os tipos de humilhação vou falar alguns porque são muitos uns deles é e sou piranha que eu não tenho niquem que se eu largar dele vou .morar na rua que vou passar fome que sou sozinha e quando brigamos procurá a sua ex mulher que mora uma quadra depois da minha casa e leva ainda meu filho pra morar na casa dela ele é ocoletra bebi de segunda a segunda tenho vontade de largar dele mais não tenho pra onde ir e não tenho condições financeiras pra poder criar eles sozinha ele me humilha bastante depois vem com maior cara limpa e pergunta oque estar acontecendo como se nada estivesse acontecendo tipo um psicopata

Comments are closed.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X