AUTORAS DE “APRENDER A ESCRITA, APRENDER COM A ESCRITA” AUTOGRAFAM NO RIO DE JANEIRO

A Summus Editorial e a Livraria Cultura – Cine Vitória (Rio de Janeiro) promovem no dia 7 de março, quinta-feira, das 18h30 às 20h30, a noite de autógrafos do livro Aprender a escrita, aprender com a escrita. As organizadoras da obra – as educadoras Cecília M. A. Goulart e Victoria Wilson – e as autoras vão receber os convidados na livraria, que fica na Rua Senador Dantas, 45 – Centro, Rio de Janeiro.

O livro apresenta reflexões sobre a prática de produção de textos em sala de aula, na perspectiva de um processo de ensino-aprendizagem complexo e contínuo. Onze especialistas partem da produção de crianças, jovens e adultos em diferentes momentos do processo de escolarização. Tendo como referência a teoria da enunciação do filósofo Mikhail Bakhtin, as autoras indicam que, desde os anos iniciais do ensino fundamental, se ensine e se aprenda a escrita em uso, ou seja, no processo de interação com os pares, professores e alunos, e no diálogo com conhecimentos de variadas origens.

Para Cecília e Victoria, o compromisso da escola de trabalhar por mudanças estruturais da sociedade continua sendo um desafio ético-político para os educadores neste país com tantas desigualdades.

Com uma abordagem inovadora, o livro mostra o processo de escrever na escola em perspectiva transversal, destacando diferentes aspectos desse método. “Ordenamos a sequência dos estudos de acordo com o segmento e ano escolar que abrangem”, complementam as organizadoras. Em oito capítulos, as autoras destacam os passos que levaram à produção dos textos pelos alunos e os métodos utilizados para compreender e superar as dificuldades e para encontrar soluções.

Para saber mais sobre o livro, acesse: http://bit.ly/Zhq0EU

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*