DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A HOMOFOBIA

No dia 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia. A data foi instituída por ativistas franceses em 2005 e conta com ações em cerca de 60 países. Engana-se quem imagina que a violência contra homossexuais é maior apenas no Brasil e em países menos desenvolvidos. Um estudo divulgado pela Agência para Direitos Fundamentais da União Europeia revela que 25% dos gays da Europa já sofreram algum tipo de agressão homofóbica.

Levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB), divulgado em janeiro de 2013, aponta que foram registrados no ano passado 338 homicídios de brasileiros homossexuais, incluindo duas transexuais mortas na Itália. Isso representa, segundo a entidade, um assassinato a cada 26 horas, indicando aumento de 27% em relação a 2011, quando houve 266 mortes, e crescimento de 177% nos últimos sete anos.

Apesar das dificuldades, a comunidade GLS tem motivos para comemorar nessa data. Por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde o dia 14 de maio, os cartórios de todo o Brasil são obrigados a celebrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.  A decisão vai garantir aos casais homossexuais um tratamento jurídico menos desigual e contribuir para um olhar mais legítimo da sociedade sobre esse tipo de união.

EDIÇÕES GLS

Criado em 1998 pelo Grupo Editorial Summus, o selo Edições GLS é dirigido a gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. A editora foi criada para dar voz aos assuntos de interesse específico desses grupos, e também para pais, amigos, médicos, terapeutas e professores, para que possam compreender melhor seus filhos, amigos ou clientes.

O selo tem mais de 50 obras publicadas. Os livros incentivam a auto-estima, a liberdade interna, a expressão da identidade legítima e natural de cada um.

Clique aqui para conhecer os títulos:
http://www.gruposummus.com.br/edgls/?editora=edgls

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*