HOJE É DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

A ONU instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do massacre de Shaperville.

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a transportar um cartão que continha os locais onde era permitida a sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada, resultando em 69 mortos e 186 feridos.

O tema escolhido para as comemorações em 2014 é “O papel dos líderes na luta contra o racismo e a discriminação racial”. Escolhido pelo Escritório do Alto Comissariado dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), visa destacar o papel fundamental que os líderes desempenham na mobilização da “vontade política” em combater o racismo e a discriminação racial.

***

40056Principal marco legal da política de promoção da igualdade racial no Brasil, o Estatuto da Igualdade Racial entrou em vigor em 20 de outubro de 2010 e reúne um conjunto de diretrizes para a igualdade de oportunidades e o combate à discriminação em virtude de raça/etnia. Para saber mais sobre o assunto, conheça a obra O estatuto da igualdade racial (Selo Negro Edições), de Sidney de Paula Oliveira. Além de abordar os dispositivos mais significativos do texto legal, esta obra analisa a importância do documento, os pontos que ficaram de fora quando de sua aprovação e as consequências desse marco fundamental para a igualdade racial no Brasil.

O Estatuto da Igualdade Racial faz parte da Coleção Consciência em Debate, que pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros. Conheça todos os volumesda coleção, acessando: http://www.gruposummus.com.br/selonegro/colecao/Consci%C3%AAncia%20em%20Debate

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*