HORA DO RANGO: MÃE CRIATIVA FAZ COMIDINHAS DIVERTIDAS PARA A FILHA

Quem disse que não se pode brincar com a comida? Contamos recentemente aqui a história de um pai norte-americano que fazia merendas divertidas para se conectar com a filha enquanto ela estivesse na escola. Dessa vez, descobrimos a paulistana Nívea Salgado, de 34 anos, que faz de tudo para agradar a filhota e enchê-la de carinho na hora das refeições.

Tudo começou quando, após os dois anos de idade, a pequena Catarina passou a ficar muito seletiva em relação aos alimentos. Assim como muitas crianças dessa fase, era difícil convencer a menina a comer frutas, verduras e legumes. Terminar um prato já não era uma tarefa fácil; havia se tornado uma daquelas missões impossíveis de mãe.

Foi aí que, no início deste ano, Nívea começou a ler sobre o uso lúdico dos alimentos para atrair os filhos em busca de uma alimentação mais saudável. Ela, então, fez a primeira tentativa e criou um prato divertido representando alguns personagens. E o resultado não poderia ter sido melhor: a filha acabou comendo tudo aquilo que vinha recusando há muito tempo.

As refeições criativas passaram a fazer parte do dia a dia

A mãe dedicada percebeu que a estratégia funcionava e as comidas criativas passaram então a fazer parte da rotina da família. Segundo Nívea, a arte na comida aproximou ainda mais mãe e filha: “Catarina ama quando faço os pratos e acaba indo para a cozinha comigo. E de minha parte, é um carinho especial que tenho com ela. Em cada criação, eu coloco também o meu amor de mãe e me sinto recompensada a cada sorriso”, disse ela ao Carinho Inspira Carinho.

Quando o prato surpresa é colocado sobre a mesa, a curiosidade fala mais alto e a menina sai logo perguntando de que é feita cada parte do desenho. E acaba experimentando de tudo, que é o maior objetivo das criações. “Nem sempre ela gosta de determinado sabor, mas pelo menos pode dizer que não quer comer porque já provou e não gosta. Mas, em geral, depois da primeira mordida ela curte e come”, revela Nívea.

Em relação ao processo de criação, ela conta que é algo natural. Ela vê o que tem dentro da geladeira e pensa em que desenho determinados ingredientes fariam uma boa composição. Catarina também dá algumas ideias e pede os personagens que mais gosta. Um dos pratos, o do urso astronauta, foi inspirado em um bichinho de pelúcia que a menina tem.

Nívea ainda tem a preocupação de escolher alimentos com cores diferentes para que o prato fique, além de bonito, repleto de nutrientes distintos e complementares. Depois de pronto, as fotos das comidas são postadas em sua conta no Instagram (@mildicasdemae).

Pratos divertidos inspiram outras mamães

Ao compartilhar as fotografias, outras mães ficam motivadas a fazer o mesmo pelos filhos. Elas tentam reproduzir em casa e mandam as fotos para a Nívea ver como ficou o resultado. “eu fico extremamente feliz, adoro recebê-las! É bom saber que o que faço inspira também outras famílias a terem uma alimentação mais saudável”, disse orgulhosa.

Para quem quer começar a preparar os pratos criativos, a paulistana recomenda que se comece pelo fácil, pois sempre há algo que se possa fazer em cinco minutos: “vale fazer uma carinha no arroz, no sanduíche, sem se preocupar com a perfeição do desenho. As crianças curtirão de qualquer jeito!”, finaliza.
Matéria publicada originalmente em MSN Estilo. Para lê-la na íntegra, acesse:
http://estilo.br.msn.com/carinho/hora-do-rango-m%C3%A3e-criativa-faz-comidinhas-divertidas-para-a-filha#image=1

***

Se você se preocupa com a alimentação de seu filho e quer saber mais sobre o assunto, conheça o livro “Comida de criança“, da nutricionista Claudia Lobo:

50066COMIDA DE CRIANÇA
Ajude seu filho a se alimentar bem sempre
MG Editores

Mostrando de maneira objetiva como montar um cardápio adequado à realidade de cada família, este livro ensina quais alimentos escolher na hora de comprar e por que fazê-lo; como economizar tempo e dinheiro; e como preparar refeições rápidas e nutritivas. Também sugere formas de transformar a própria criança em aliada no processo de educação alimentar e traz mais de 50 receitas nutritivas, ricamente ilustradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*