RÁDIO CBN ENTREVISTA A TERAPEUTA GINA ROSS

A terapeuta americana Gina Ross, que lançou recentemente o livro Do trauma à cura (Summus Editorial), foi entrevistada pela apresentadora Andrea Ferreira, do programa CBN Madrugada, rádio CBN, no dia 12 de junho. Acompanhe a entrevista:

 

O trauma não resolvido pode ter um impacto avassalador na vida das pessoas, deixando como consequência um imenso sofrimento físico e mental e prejudicando sua capacidade de atuar em casa, no trabalho e no mundo. São tantos os sintomas diferentes que o trauma é misterioso para a maioria das pessoas: difícil de compreender, de ser reconhecido e curado.

A Experiência Somática, linha de terapia corpo/mente criada por Peter Levine, costumava ficar restrita ao âmbito dos profissionais que a aplicavam em seus pacientes. 10942No livro Do trauma à cura, o objetivo é difundir a técnica, deixando-a acessível ao público leigo. Gina Ross, que segue os passos de Levine, apresenta em sua obra conceitos fundamentais para compreender e superar todo o tipo de trauma, como acidentes, violência e desastres naturais, entre outros.

Partindo da ideia de que a sensopercepção – modo como às pessoas vivenciam corporalmente as sensações – pode ser treinada, a autora criou um guia que permite a qualquer pessoa identificar sensações ruins e transformá-las em emoções saudáveis. “É possível obter benefícios imediatos e até perceber uma mudança instantânea, mas, assim como nas dietas e nos programas de exercícios físicos, o impacto permanente vem quando a pessoa se compromete com a sua aplicação constante”, explica a terapeuta. Segundo ela, a força da Experiência Somática está na sua elegante simplicidade de reconhecer e estimular a capacidade natural do corpo para a autocura do estresse e do trauma, e em sua delicadeza e compaixão.

Na sua avaliação, o método funciona para uma ampla variedade de pessoas, de diferentes culturas, para problemas distintos e para experiências traumáticas muito diversas. “Na medida em que entramos no mundo obscuro do trauma, descobrimos o fluxo natural de cura e de transformação disponível para nós, a linguagem universal da dor e da cura, e tocamos nossa humanidade e a dos outros”, afirma a autora.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1373/DO+TRAUMA+%C3%80+CURA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*