PROFESSOR ULISSES F. ARAÚJO FAZ PALESTRA E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DA COLEÇÃO NOVAS ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS

A Summus Editorial convida para o lançamento dos dois primeiros volumes da coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas: A sociedade da insegurança e a violência na escola, da professora Flávia Schilling, e Temas transversais, pedagogia e projetos de mudanças na educação, do professor Ulisses F. Araújo, no dia 21 de agosto, quinta-feira, às 18h30. O evento, que acontece no auditório da Fundap – Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (Av. Alves Guimarães, 429 – 4ª andar – Pinheiros – São Paulo), terá início com a cerimônia de entrega de certificados de conclusão aos alunos do curso de especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela USP e pela UNIVESP. Em seguida, o prof. Araújo fará uma palestra sobre o tema da coleção e, por fim, a sessão de autógrafos das obras.

Coordenada pelo professor Araújo, a coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas tem como ponto de partida atender às demandas e necessidades de uma sociedade democrática, multicultural e inclusiva, permeada pelas diferenças e pautada no conhecimento inter, multi e transdisciplinar. Para tanto, publica livros que ajudem os profissionais da educação a construir ambientes educativos inovadores, atentos a formas diferentes de organização dos tempos, espaços e relações na educação. O objetivo é auxiliá-los a incorporar novas linguagens e tecnologias na sua prática docente, bem como aplicar a ética nas relações humanas dentro e fora da escola.

10952No livro A sociedade da insegurança e a violência na escola, a professora Flávia discute a violência presente nas redes de ensino em todas as suas dimensões – econômicas, sociais, políticas e simbólicas –, propondo que o espaço escolar seja visto como lugar de inclusão, aprendizado e exercício pleno dos direitos democráticos. “Pela primeira vez em nossa história, lidamos, no Brasil, com nossa face violenta — esse tema permeia a fala das pessoas no cotidiano, aparece de modo espetacular na mídia, perpassa os discursos políticos, provoca ações de políticas públicas, além de produzir pesquisas e debates. A sensação é de que a violência tomou conta do mundo”, afirma a autora.

10958Já a obra Temas transversais, pedagogia e projetos de mudanças na educação, de autoria do professor Araújo, discute como os chamados temas transversais, articulados com a pedagogia de projetos e os princípios de interdisciplinaridade, podem apontar caminhos inovadores para a educação formal e uma ressignificação da prática docente. Tomando o construtivismo como corrente teórica ideal, o autor traz ainda o exemplo concreto de um projeto, desenvolvido em sala de aula do ensino fundamental, que empregou a metáfora da “rede” de conhecimentos como referência, a fim de materializar na prática docente a concepção de transversalidade. “Esses novos caminhos já se encontram em pleno desenvolvimento nas escolas de nosso país”, complementa.

Para saber mais sobre os livros, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/busca/novas+arquiteturas+pedag%C3%B3gicas/all/0

Colecao_Novas_arquiteturas_pedagogicas

 

 

 

 

 

 

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