CONDIÇÕES DO SUCESSO

O caderno Mercado, publicado pela Folha de S.Paulo no sábado (23 de agosto), traz uma nota sobre o livro Sabedoria profunda em gerenciamento (Summus Editorial), do consultor José Ricardo da Silveira. A reportagem destaca alguns dos cuidados que os bons gestores devem ter para administrar seu negócio. Acesse o link http://goo.gl/LOzD0H para ver.

10945O que está por trás de uma boa gestão? Por que alguns líderes se sobressaem e outros não? O que faz que equipes tenham desempenhos diferentes usando técnicas semelhantes? Resultado de experiências de mais de 50 anos de vida profissional, o livro responde a essas e outras questões. Estudioso de vários conceitos e metodologias, Silveira apresenta os fundamentos para um gerenciamento bem-sucedido. A cada capítulo, ele traz exemplos reais e dinâmicos, mostrando o que fazer para gerenciar uma empresa de forma adequada.  Modelos, metodologias de apoio à ação gerencial e exemplos práticos completam a obra, que é fundamental para todos os que desejam melhorar seu desempenho profissional.

Ao longo da obra, dividida em 14 capítulos, o autor adota uma abordagem sistêmica: trata do todo conectando suas partes. Com base nesse pensamento, ele aponta armadilhas que prejudicam o desempenho de pessoas e organizações, propondo ainda importantes reflexões sobre a liderança – que, para ele, deve ser exercida de forma holística. “Tenho a convicção de que a sabedoria profunda em gerenciamento não é mais do que a sabedoria profunda de todo homem, pois o gerenciamento é uma prática. E, para o homem sábio, pensar antes de agir é essencial e indispensável”, afirma o consultor.

Baseando-se sobretudo nos ensinamentos de Edward Deming e Peter Senge, o autor expõe os cinco princípios que constituem a essência dos conhecimentos que um gerente (ou líder) precisa ter para ser eficiente e eficaz no exercício de sua função organizacional. São eles: condições para o sucesso (conceitos, ambiente e metodologias) – um modelo; conhecer sobre sistemas para poder ter visão sistêmica; entender a variabilidade do mundo para aprender a tratar o erro; entender e saber tratar de gente; e aprender a aprender.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1383/Sabedoria+profunda+em+gerenciamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*