ESPECIALISTA VÊ “FALTA DE EMOÇÃO” EM GESTOS

O grafólogo Paulo Sergio de Camargo, autor do livro Linguagem corporal – Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais (Summus Editorial), analisou a linguagem corporal dos principais candidatos à Presidência da República no último debate feito pela Folha, UOL e Jovem Pan, realizado nos estúdios do SBT, na segunda-feira, dia 1º de setembro. Segundo ele, Dilma Rousseff (PT) peca pelos sinais de arrogância. A voz infantil de Marina Silva (PSB) a favorece, mas a face tensa a prejudica. Aécio Neves (PSDB) é correto, mas muito monótono. Leia a reportagem na íntegra em  http://goo.gl/hlt8lW e assista ao vídeo abaixo.

Durante um diálogo, apenas 35% da comunicação ocorrem verbalmente. Os outros 65% se dão por meio de componentes não verbais, como postura, gestos e atitudes. Assim, conhecer e entender a linguagem corporal é a chave para aumentar a integração entre pessoas e grupos. 10707Em seu livro, Camargo explica as principais características dos diversos tipos de linguagem corporal, incluindo dicas fundamentais para aprimorar a interpretação de sinais e gestos que facilitam a comunicação nos relacionamentos interpessoais. “O objetivo é abrir novos caminhos para o estudo da técnica no Brasil”, revela o autor. Para ele, todos os profissionais que trabalham diretamente com pessoas devem buscar competência na utilização dessa linguagem.

Focado em estudos específicos da população brasileira, o livro aborda, entre outros temas, o simbolismo das mãos, os tipos de olhar e técnicas de avaliação de voz. Mostra também a melhor forma de negociar em reuniões, como criar empatia com os interlocutores, a linguagem corporal durante uma entrevista de emprego e também nas vendas. O autor fala ainda sobre as fases da paquera não verbal e revela como detectar mentiras. “É necessário o conhecimento do método, de sua importância e de suas origens para que a aplicação se torne cada vez mais ética e confiável”, afirma Camargo.

Partindo de sua experiência com treinamento e avaliação de recursos humanos, o autor apresenta um vasto conhecimento adquirido nos longos anos de convivência com pessoas de todos os tipos. Utilizando uma linguagem simples e objetiva, ele explica, em 18 capítulos, os principais componentes da comunicação não verbal e cria uma espécie de manual, enriquecido com ilustrações, para codificar sinais, gestos e símbolos universais.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1223/Linguagem+corporal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*