SUMMUS LANÇA “ENSINO DE MATEMÁTICA”, DA COLEÇÃO PONTOS E CONTRAPONTOS

Ampliar e aprofundar a análise sobre a teoria e a prática do ensino da matemática, bem como suas dificuldades. Esse é o objetivo do livro Ensino de matemática: pontos e contrapontos , lançamento da Summus Editorial. Além de apresentar diferentes e relevantes aspectos do 10953ensino da matemática, o 11º volume da coleção Pontos e Contrapontos aborda tanto questões históricas quanto epistemológicas, sociais e políticas desse campo específico do conhecimento que tem impacto em todos os demais. Os professores Nílson José Machado e Ubiratan D’Ambrosio estabelecem um debate acadêmico em que analisam com profundidade questões cruciais e polêmicas relacionadas ao ensino da matemática.

Organizada pela professora Valéria Amorim Arantes, a obra discute questões como os conteúdos mínimos da matemática, suas possíveis relações com as visões aristotélica e platônica, o conceito de inter e transdisciplinaridade, métodos e técnicas e a formação de professores no contexto brasileiro, entre outras.

Seguindo a proposta da coleção, o livro está estruturado em três partes. Na primeira, cada autor discorre livremente sobre o tema, expondo seu ponto de vista. Em seguida, ambos trocam perguntas e respondem-nas. Na terceira parte, a professora Valéria lança novos questionamentos, gerando um debate profícuo e instigante. “Com o objetivo de trazê-los ainda mais para o chão da escola e para as práticas docentes, proponho que discorram sobre os conteúdos mínimos da matemática a ser ensinados nas instituições escolares, a formação dos professores no contexto brasileiro e o conceito de aprendizagem baseada em problemas no ensino dessa disciplina”, afirma a organizadora.

O professor Machado avalia, sob diferentes perspectivas, as dificuldades com o ensino de matemática. Ele presenta uma análise epistemológica, lançando mão de diferentes imagens, e alerta para a fragmentação do conhecimento escolar, somada à falta de significados do que se estuda e à falta de interesse dos alunos pelos conteúdos escolares. Na sequência, faz uma reflexão específica, apontando ações que podem ser eficazes na formação do cidadão. E finaliza com uma aproximação entre a matemática e os contos de fadas e a possibilidade de se transitar entre a realidade e a ficção nas aulas dessa disciplina.

Já o professor D’Ambrosio discorre sobre diferentes aspectos da educação e das instituições escolares, em particular sobre o ensino da matemática. Ele faz uma reflexão multifacetada, apresentando estudos comparativos de cognição, aspectos filosóficos, epistemológicos, históricos, sociológicos, políticos e religiosos, além de questões ambientais. Ao concluir, defende que a educação deve estar baseada em uma ética de respeito, solidariedade e cooperação para o convívio respeitoso, harmonioso e produtivo de varias culturas.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1388/Ensino+de+matem%C3%A1tica:+pontos+e+contrapontos

 

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