O PAPEL DA BABÁ

O site UOL Mulher deu destaque para o livro Babá/Mãe – Manual de instruções (Mescla Editorial) em reportagem publicada no dia 12 de outubro. A jornalista Heloisa Noronha entrevistou a terapeuta familiar Roberta Palermo, autora do livro. Segundo Roberta, as babás são importante aliadas, mas elas nunca devem substituir os pais. Leia a reportagem: http://goo.gl/iqIbA

A babá é hoje uma das profissionais mais importantes na vida da família. Está presente em grande parte dos lares brasileiros de classe média e alta. A relação entre mãe e babá, no entanto, nem sempre é equilibrada e harmoniosa. Muitas dúvidas permeiam esse relacionamento, da falta de informações básicas sobre os direitos da babá até o que realmente deve ser delegado a ela. Para esclarecer o papel de cada uma, Roberta idealizou o livro Babá/Mãe – Manual de instruções. Inédita no mercado editorial, a obra traz orientações tanto para a mãe quanto para a babá. Entrelaçados, os dois guias orientam e oferecem dicas essenciais que visam ao que realmente importa: a educação e o bem-estar da criança.

“As famílias contam com a participação de uma babá para cuidar da criança. E as mães estão desesperadas por soluções práticas para o dia a dia familiar com a babá”, afirma a autora. “Por isso, é tão importante esclarecer esses papéis.” Na obra, a terapeuta mostra o que a mãe espera da babá e o que a babá espera da família onde vai trabalhar. O objetivo, segundo Roberta, é mostrar à mãe que a babá é uma importante aliada na educação das crianças, mas a responsabilidade por elas continua sendo da família.

“É ótimo ter alguém para ajudar a cuidar da criança, mas o papel da mãe – e do pai – é fundamental em seu desenvolvimento social, psicológico e biológico”, diz Roberta.

Resultado de um trabalho de dois anos, incluindo uma longa pesquisa para a monografia da terapeuta e a experiência adquirida no curso de formação para babás que ela coordena há cinco anos, o livro esclarece dúvidas e aborda questões para aproximar mãe e babá.

A obra é dividida em duas partes, contemplando os dois lados. O “Guia para a babá” traz dicas eficazes para que as babás exerçam o seu trabalho de maneira produtiva e alegre. Entre os temas abordados estão os benefícios e as dificuldades da profissão; a melhor maneira de se adaptar à rotina da nova família; o que fazer quando não se concorda com as regras estabelecidas pela mãe da criança; e como transmitir aos pais segurança e responsabilidade.

Já no “Guia para a mãe”, a autora mostra o papel da babá na educação da criança, destacando o que as mães podem – e o que não podem – esperar e cobrar dela. O guia reúne dicas práticas para encontrar uma boa babá, ajudá-la a se adaptar ao trabalho, à rotina da casa e à família e mostra que a babá deve ser uma parceira da família nos cuidados com a criança. A autora aborda também aspectos importantes da legislação trabalhista.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1185/Bab%C3%A1_M%C3%A3e

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*