Especial homenageia o médico psiquiatra pelas participações de mais de uma década no programa.

Durante o mês de julho, o Café Filosófico CPFL exibe na televisão uma reprise especial em homenagem ao médico psiquiatra, Flávio Gikovate, morto em 2016. Por mais de uma década, Gikovate apresentou suas ideias e pensamentos em inúmeras participações no programa.

Já foram ao ar três episódios. O primeiro em dia 5/7, com destaque para uma edição que reuniu as principais reflexões do psiquiatra em suas palestras no Café Filosófico CPFL. Já no dia 12/07, o programa “Buscando a felicidade em tempos de medo” revisitou o caráter problemático da vaidade, considerando ela como a raiz de todos os vícios e anseios insaciáveis que provocam mais dor que prazer.  Em 19/07, “A separação entre o amor e o sexo” discutiu a dualidade entre a importância do desejo sexual, reconhecida pela sociedade, e vulnerabilidade do tesão, que não sobrevive à rotina, especialmente às crises.

Por fim, no próximo domingo, dia 26/07, o programa “Nossa sorte, nosso norte – para onde vamos” traz uma conversa entre Gikovate e o filósofo e cientista político, Renato Janine Ribeiro. Eles refletem sobre os rumos que a sociedade tem tomado, trocando ideias sobre a atual ânsia de visibilidade; sobre o lado positivo e negativo do individualismo; o que que cada um faz com a, aparentemente maior, liberdade de escolha; e onde as pessoas estão buscando a felicidade. O programa questiona se realmente restará um mundo melhor para as futuras gerações, percorrendo temas como ética, liberdade, moral, sexualidade, felicidade e vaidade.
http://www.institutocpfl.org.br/evento/na-tv-nossa-sorte-nosso-norte-para-onde-vamos-com-flavio-gikovate-e-renato-janine-ribeiro/

O programa é uma reprise especial e vai ao ar às 19 horas pela TV Cultura, com classificação de 14 anos. Informações: institutocpfl.org.br

*

Flávio Gikovate tem 19 títulos disponíveis pela MG Editores. Conheça alguns:

.

ENSAIOS SOBRE O AMOR E A SOLIDÃO

Neste livro, Gikovate se aprofunda no tema do amor, mostrando suas diferentes roupagens – enamoramento, paixão, atração sexual – e como lidar com elas. Aborda também um problema que atinge até as relações amorosas mais plenas: a possessividade. Propondo uma nova forma de aliança íntima, inspirada na amizade profunda, o autor mostra ainda que a solidão (temporária ou como escolha de vida) é primordial para nosso desenvolvimento.

.

O MAL, O BEM E MAIS ALÉM
Egoístas, generosos e justos

É uma nova visão sobre tema que tem sido motivo de reflexão do autor há décadas. Gikovate constatou que a união entre homens e mulheres se dá entre opostos, isto é, uma pessoa egoísta se encanta com uma pessoa generosa e vice-versa. A atualização do assunto mostra que a saída saudável está na evolução de cada ser humano para atingir o estado de harmonia formando-se casais entre pessoas similares e mais justas.

.

MUDAR
Caminhos para a transformação verdadeira

Por que é tão difícil mudar, mesmo quando sabemos que determinados hábitos ou atitudes nos são prejudiciais? Que mecanismos estão por trás da nossa resistência à mudança e como entendê-los para, então, desmantelá-los? Contumaz observador da alma humana, Flávio Gikovate analisa neste livro os obstáculos que enfrentamos quando nos propomos a mudar um comportamento e aponta caminhos para vencer tais entraves. A vontade pessoal e a autoanálise são ingredientes fundamentais, mas não só. A razão também tem papel primordial: o que de fato queremos mudar? Quem desejamo-nos tornar? Estaremos dispostos a abrir mão da estabilidade para alcançar nossos objetivos? Conseguiremos suportar a dor das perdas imediatas para gozar de benefícios em longo prazo? Sem fórmulas prontas nem conselhos fáceis, o autor mostra como a biologia, a cultura e a personalidade moldam o indivíduo e leva o leitor a reflexões profundas sobre a capacidade que todos temos de mudar..

.

PARA SER FELIZ NO AMOR
Os vínculos afetivos hoje

A evolução tecnológica das últimas décadas, a emancipação feminina e as facilidades que permitem às pessoas viver sós têm colocado em xeque os relacionamentos à moda antiga. Porém, apesar de todos concordarem que hoje as afinidades são fundamentais, o fato é que a grande maioria dos casais continua a se formar entre pessoas muito diferentes, o que sempre culmina em dor. Por quê?Buscando responder a essa pergunta e oferecer caminhos para a realização amorosa, Flávio Gikovate analisa os diversos aspectos que prejudicam os relacionamentos – baixa autoestima, ciúme, medo de perder o ser amado, insistência em modificar o outro – e aponta atitudes concretas para ser feliz no amor. Com reflexões profundas, o autor utiliza sua experiência de mais de quatro décadas como psicoterapeuta para mostrar o que funciona ou não nos relacionamentos. Mostra, ainda, que viver só é uma opção bastante viável, ao contrário do que muitos apregoam.

.

SEXUALIDADE SEM FRONTEIRAS

Embora no século XX o surgimento da psicanálise e a revolução sexual tenham contribuído para aumentar as discussões em torno da sexualidade, poucos avanços ocorreram de fato nesse campo da existência humana. Os homens continuam preocupadíssimos com suas habilidades eróticas e ficam desconcertados quando não conseguem ter um desempenho que considerem adequado. As mulheres, acompanhando o modo masculino, também estão cada vez mais interessadas em se mostrar competentes e exuberantes. Regras, dicas e normas se acumulam sem que percebamos que liberdade e obrigação definitivamente não combinam. Neste livro, Flávio Gikovate propõe um novo paradigma no que se refere à sexualidade. Para ele, o clima erótico de caráter lúdico deve permear a vida dos indivíduos. Cada um de nós deve escolher e vivenciar os tipos de carícia – consentida – que mais lhe agradarem; cada um de nós deve ser livre para (re)direcionar nossos interesses eróticos da forma como bem nos aprouver. Só assim os rótulos se tornarão descabidos e desnecessários, e em vez de falarmos em hétero, homo, bissexualidade etc. falaremos em sexualidade – e sem fronteiras.

.

GIKOVATE ALÉM DO DIVÃ
Autobiografia

Flávio Gikovate é hoje o mais conhecido dos psicoterapeutas brasileiros. Mas como se constituiu a trajetória desse profissional? Nesta obra, Gikovate mostra como a influência familiar, a formação acadêmica, a vivência em consultório e a análise acurada do meio social contribuíram para construir seu modo de atuar, tornando‑o um dos mais conceituados terapeutas da atualidade.

.

Para conhecer todos os livros de Flávio Gikovate pela MG Editores, acesse: https://www.gruposummus.com.br/autor/flavio-gikovate/

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!
shares
X