Cantora sofre de dor crônica nos quadris e, por isso, deve passar uma temporada longe dos palcos

RIO — A cantora Lady Gaga, principal atração do primeiro dia de Rock in Rio, anunciou nesta quinta-feira que não vai mais se apresentar no festival. Na semana passada, no lançamento do documentário “Gaga 5’2”, no Festival de Cinema de Toronto, a cantora já havia antecipado que passaria uma temporada longe dos palcos, para tratamento de uma dor crônica nos quadris, uma condição relacionada à fibromialgia.

De acordo com o reumatologista e professor da Uerj, Geraldo Castelar, a fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dores generalizadas, associadas a sintomas como fadiga, distúrbio do sono e intestino irritável:

– A fibromialgia é um distúrbio de regulação da dor, que não tem causa conhecida ou tratamento específico. O que entendemos é que os acometidos pela síndrome sentem mais dor que outras pessoas, e que situações de estresse são gatilho para a crise. Por isso, ela é frequentemente associada à ansiedade e depressão.

Pessoas com instabilidade emocional, explica o médico, tendem a apresentar o quadro com mais frequência. O diagnóstico é clínico, feito a partir da exclusão de outras possíveis causas para a dor generalizada observada por mais de três meses. Ainda segundo Castelar, embora a síndrome não cause debilidades físicas ou deixe sequelas, a fibomilagia provoca limitações na capacidade funcional durante as crises, devido à dor generalizada e intensa.

Texto de  Mariana Nicodemus, publicado em O Globo, em 14/09/2017. Para ler na íntegra, acesse:  https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/entenda-fibromialgia-sindrome-que-fez-lady-gaga-cancelar-apresentacao-no-rock-in-rio-21822480

***

Saiba mais sobre fibromialgia com o livro:


FIBROMIALGIA SEM MISTÉRIO
Um guia para pacientes, familiares e médicos
Autor: Manuel Martínez-Lavín
MG EDITORES

Este livro esclarece vários aspectos de um problema de saúde polêmico e ainda não totalmente compreendido nem mesmo pela classe médica: a fibromialgia. Apresenta os principais sinais e sintomas dessa doença, explica por que seu diagnóstico é tão difícil e apresenta alguns conceitos importantes que explicam a provável causa e as possibilidades de tratamento do problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X