Publicação organizada por Philippe Emmanuel Souchard, fisioterapeuta francês que criou a Reeducação Postural Global,
tem participação de 16 especialistas de sete países, inclusive do Brasil.


Matéria de Luiz Alexandre Souza Ventura, publicada originalmente no portal Terra e no blog Vencer Limites,
do Estadão, em 22/05/2022

 

A Reeducação Postural Global, ou RPG, criada em 1980 pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard, permanece atual e inovadora. Trata do indivíduo, observando de que maneira cada pessoa reage a um determinado problema, o que resulta em um acompanhamento personalizado que identifica a causa de um ou mais sintomas, considera a totalidade do corpo humano e usa posições específicas para ajustar segmentos e recuperar o equilíbrio dos músculos.

 

A história da RPG e os detalhes do método consagrado em dezenas de países, inclusive no Brasil, com instituições dedicadas ao seu desenvolvimento e à formação de profissionais, estão no livro ‘Reeducação Postural Global – A tradição, o presente e o futuro’ (2022, Summus Editorial), organizado pelo próprio Souchard, com três especialistas de França e Itália, além de 13 colaboradores de seis países, o que inclui brasileiros.

Indicada para fisioterapeutas, mas que serve a todos os interessados no tema, a publicação de 14 capítulos é profunda e abrangente. “As raízes são sólidas, os ramos podem crescer, o método nunca foi tão atual quanto é agora”, afirma Philippe Souchard no préfácio. “A ‘tradição’ é a história que nos permitiu desenvolver uma ideia. O ‘presente’ é a atualidade que hoje anima a disciplina. O ‘futuro’ é a ciência da fisioterapia e a RPG é uma realidade que pertence inteiramente às ciências reabilitativas”, diz o autor.

 

Philippe Emmanuel Souchard também criou, em 1994, o Stretching Global Ativo (SGA). Já escreveu 19 livros, traduzidos em português, espanhol, italiano, inglês, alemão e polonês, entre eles ‘O diafragma’ (1989) e ‘Respiração’ (1989).

 

Souchard formou mais de 22 mil fisioterapeutas em diversos países, inclusive no Brasil. Atualmente, é diretor-presidente da Université Internationale Permanente de Thérapie Manuelle (UIPTM), presidente da Fundação Internacional de RPG e diretor-presidente do Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global (IPSRPG), que tem sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

Para ler a matéri na íntegra, acesse: https://bit.ly/3LFR8uh ou https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/livro-celebra-os-40-anos-da-rpg/ (assinantes do jornal)

 

***

 

Conheça o livro:

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL
A tradição, o presente e o futuro
Organizadores: Diego SgammaOrazio MeliPaolo PillastriniPhilippe Emmanuel Souchard
Autores: Carole Fortin, Celina Fozzatti, Daniel Reis, Davide Bianchini, Diego Sgamma, Emiliano Grossi, Enza Mulè, Fabrizio Martinelli, Itana Lisane Spinato, Iñaki Pastor Pons, Orazio Meli, Paolo Pillastrini, Philippe Emmanuel Souchard, Rita Menezes, Romeo Pellegrini, Rubén Fernández Martínez, Vincenzo Guido
SUMMUS EDITORIAL

 

A RPG – Reeducação Postural Global, que se difundiu a partir dos anos 1980 em vários países do mundo, já é conhecida em toda parte e atingiu uma maturidade científica que a coloca entre as terapias de reabilitação mais utilizadas e solicitadas por profissionais e pacientes. A eficácia do método é amplamente corroborada por inúmeros estudos na literatura internacional. Esta obra, que aprofunda sua aplicação prática, constitui um guia completo e abrangente. Cada um dos catorze capítulos aborda um aspecto específico do método, apresentando atualizações originais e detalhadas, apoiadas em extensa bibliografia de apoio. Ao longo dos capítulos, o leitor é levado a compreender as relações que o sistema motor é capaz de estabelecer para salvaguardar e garantir a preservação de suas funções. A leitura deste volume é uma valiosa contribuição tanto para os fisioterapeutas já formados em RPG que desejam aprofundar seus conhecimentos como para aqueles que pretendem se iniciar no método. Além disso, orientado por uma visão sistêmica global, o texto oferece aos profissionais interessados ou já praticantes de terapias manuais a possibilidade de enriquecer seus conhecimentos, graças à análise detalhada dos sistemas individuais envolvidos na organização do movimento e de suas relações.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X