Filme é inspirado em peça teatral

Reportagem publicada originalmente no Correio do Povo,
em 28/09/2022

No dia 29 de setembro chega aos cinemas das principais capitais do Brasil o filme “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”, obra de ficção inspirada na peça homônima de Luís Alberto de Abreu. Dirigido por Luiz Antonio Pilar, o longa aborda os três dias da última internação hospitalar do escritor Lima Barreto, no manicômio D. Pedro II, em 1919, no Rio de Janeiro, após uma forte crise de alucinação.

O roteiro traz Lima Barreto em duas versões: aos 42 anos, interpretado por Luis Miranda, e mais jovem, aos 30, na pele do ator Sidney Santiago Kuanza, fruto da sua memória e alucinações constantes. Além disso, durante toda a narrativa, é possível perceber três momentos distintos: o real, onde Lima conversa com um doente mental que divide com ele o quarto no hospital; o passado, o qual ele relembra diversas vezes o período que era jovem e escrevia o romance “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, uma de suas principais obras, e, por fim, temos o momento da “ficção”, quando os personagens deste mesmo romance ganham vida e são mostrados em cena de uma forma curiosa, fantasiosa e caricata.

Em uma mistura entre o tempo presente e o passado, as duas versões de Lima conversam, confrontam-se e se ajudam diante do caos interno e das inúmeras perguntas sem respostas que o escritor tinha diante da vida. Assuntos atuais, como questões políticas e socioeconômicas, racismo e o papel da literatura no mundo são alguns pontos abordados durante os seus delírios consigo. Após a sua última internação abordada no filme, ele veio a falecer pouco mais de dois anos depois, em 1º de novembro de 1922.

“Lima Barreto, ao Terceiro Dia” ganhou no Cine PE 2021, festival de cinema realizado em Recife, o prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. O longa conta com distribuição da Pipa Pictures e coprodução da Globo Filmes, Canal Brasil e Telecine.

 

Para ler o texto original, acesse: https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/lu%C3%ADs-miranda-vive-o-escritor-lima-barreto-no-cinema-1.897787

***

 

Conheça a biografia de Lima Barreto, publicada pela Selo Negro Edições:

 

LIMA BARRETO
Retratos do Brasil Negro
Autor: Cuti
SELO NEGRO EDIÇÕES

Lima Barreto (1881-1922) é um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Duramente rechaçado pelos críticos de sua época – por usar uma linguagem coloquial e criticar abertamente sociedade hipócrita e racista de então –, entrou para a galeria dos “malditos”. Autor de obras-primas como Triste fim de Policarpo Quaresma e Recordações do escrivão Isaías Caminha, produziu contos, crônicas, peças de teatro e diários. Vítima de preconceito por ser negro e pobre, só teve a obra reconhecida décadas após sua morte. Este livro analisa a produção de Lima Barreto e mostra a atualidade dos problemas que ele apontou no início do século XX.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da Coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

 

 

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X