Nota de falecimento

É com pesar que o Grupo Editorial Summus comunica o falecimento do seu fundador e diretor, Raul Wassermann, aos 77 anos. Depois de 12 anos de luta contra um câncer, morreu nesta quinta-feira, dia 9 de julho, às 23h40, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, de complicações em decorrência do tratamento. Ele deixa a esposa, Edith Elek, três filhos e cinco netos e uma história de mais de 45 anos no mercado editorial.

Descendente de judeus migrados da antiga Bessarábia, hoje Moldávia, ele nasceu em Santos e herdou da mãe, leitora compulsiva, o gosto por livros. Veio para a capital de São Paulo nos anos 1960. Formou-se em engenharia pelo Mackenzie, enveredou pela publicidade e turismo, mas sempre quis ser mesmo um empresário.

Ainda na faculdade, entrou como sócio da gráfica Planinpress, que se tornaria uma das maiores produtoras de house organs no País, publicações empresariais que então proliferavam, na virada dos anos 1960 para 1970. Foi o início do Grupo Editorial Summus, hoje, uma referência em títulos de não-ficção nas áreas de Educação, Comunicação, Psicologia e Saúde.

Sua experiência o sagrou membro ativo por cerca de vinte anos na CBL – Câmara Brasileira do Livro, tendo sido presidente da entidade entre 1999 e 2002. Foi também responsável por importantes avanços na produção da Bienal do Livro. Nesse período foi ainda incentivador do grande desenvolvimento das feiras locais, sendo que a mais brilhante perdura até hoje, a de Ribeirão Preto.

Trajetória do editor

Durante sua formação em Engenharia, participou de grêmios estudantis e foi diretor do Centro Acadêmico Horácio Lane, da Escola de Engenharia Mackenzie. Já nessa época começou a se dedicar à edição, dirigindo o departamento de publicações do CA. Suas origens o conduziram a atuar como presidente da regional de São Paulo do Grupo Universitário Hebraico do Brasil, o que o levou à participação no congresso estudantil em Israel.

Ao fundar o Grupo Editorial Summus foi precursor em publicações segmentadas como o Selo Negro Edições e Edições GLS, além de outros cinco selos – Summus Editorial, MG Editores, Mescla Editorial, Editora Ágora e Plexus Editora.

Lançou no Brasil teorias da psicologia como Gestalt-terapia, programação neurolinguística e psicodrama. Entre os grandes autores que compõem o catálogo do Grupo estão nomes como Flávio Gikovate, Moacyr Scliar, Janusz Korczak,  José Angelo Gaiarsa, B. K. S. Iyengar, Nei Lopes e Doc Comparato.

Raul foi fundador e o primeiro presidente da ABDR – Associação Brasileira de Direito Reprográfico, entidade dedicada a defender os direitos de autores e editoras contra a cópia não autorizada. Integrou ainda o Conselho da IFFRO – International Federation of Reprografic Rights.

Devido às restrições em razão da pandemia, o velório e o sepultamento serão reservados aos familiares.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X