Quarentena representa um movimento de interiorização, recolhimento, regeneração, descanso, pausa

Texto de André Trindade, publicado originalmente
na Folha de S. Paulo/, em 27/05/2020

Nesses meses de confinamento, tenho acompanhado meus pacientes e suas famílias remotamente a partir de plataformas virtuais. Nas primeiras semanas, ficou evidente a brutal desorganização das rotinas e da distribuição das funções domésticas e do ensino a distância.

Mas, desde o começo, as crianças demonstraram se adaptar melhor do que era esperado. Refiro-me a crianças e adolescentes que têm uma casa (ou mais de uma, no caso de mães e pais separados) com adultos responsáveis que se ocupam delas.

Essa não foi só uma observação a partir dos meus pacientes, mas também o relato de vários colegas psicoterapeutas, psiquiatras e pediatras, além de amigos com filhos em casa.

No cenário mais positivo, esse primeiro tempo de confinamento trouxe conforto para muitas crianças e adolescentes que passam muitas horas de seus dias fora de suas casas, lançados em atividades externas que demandam deslocamentos pela cidade, trânsito e correria. Isso representa um movimento de interiorização, recolhimento, regeneração, descanso, pausa. Um tempo maior de intimidade familiar.

Aqueles muito agitados e sem limites, considerados hiperativos, são os que mais apresentam dificuldades de acomodação no ninho. Mesmo assim, surpreendentemente, muitos têm apresentado melhoras, pois estão menos expostos aos estímulos externos. Já os muito introspectivos e mesmo os com tendências depressivas estão sendo menos exigidos. Os adultos também estão deprimidos, inseguros e com medo, o que faz com que os jovens se sintam mais relaxados em sua condição emocional. Os pacientes com angústia de separação estão mais assegurados da presença dos familiares mais próximos.

Vivemos em uma cultura na qual a ideia de estimulação precoce pretende acelerar processos de desenvolvimento. Crianças e adolescentes comungam conosco a sensação de estarmos sempre jogados num futuro que nunca chega. O fato de estarem recolhidos aliviou essa inquietação invasiva e perturbadora.

Os púberes e os adolescentes têm relatado ainda que estão dormindo mais tempo, de 10 a 12 horas por noite, o que é muito saudável e colabora com o crescimento corporal e com a fixação da memória. Também relatam aumento da ocorrência de sonhos durante esse período.

As regras do confinamento também acalmaram muitos púberes que se impunham realizações “heroicas” relativas à sexualidade. A puberdade é o tempo de se colocar à prova a fim de mostrar-se “maior”. Há muitos medos e inseguranças diante das experiências propriamente ditas, uma ambiguidade enorme entre se lançar e recuar, sendo que, em geral, sentem-se impelidos a ir além do que podem. Poder estender o tempo da infância e da elaboração da ação dos hormônios caiu muito bem para muitos deles.

Para os adolescentes também há benefícios por conta da diminuição das demandas e das pressões dos grupos sociais nos quais estão inseridos ou desejam se inserir. O mundo eletrônico e as redes sociais compensam a pressão dos excessos do estudo a distância e as restrições aos contatos presenciais. Os jogos online os colocam em contato com os amigos e, entre uma partida e outra, eles trocam ideias sobre o que estão vivendo na quarentena. Os que não se identificam como “gamers” encontram em outras plataformas virtuais modos de comunicação.

Embora muitos se mantenham “ensimesmados”, o momento de urgência e de sofrimento do planeta pode levar a interesses menos egoístas e fazer com que se percebam parte de um contexto maior. A contestação característica dessa idade não deve ser suprimida e abafada. As discussões sobre a situação pode incluí-los na vida familiar, cívica e política.

Já os jovens na segunda fase da adolescência, dos 15 aos 18 anos, encontram-se retidos pela quarentena em um momento no qual a vida social tem grande importância. As baladas, os shows de música, os “esquentas”, a experimentação da sexualidade, a liberdade de deslocamentos, as viagens com os amigos… Difícil reter esse movimento que tem como essência a vida “fora de casa”.

No entanto, a contenção dos excessos, como a exposição ao álcool, às drogas e aos comportamentos de risco traz muitos benefícios, dá uma acalmada geral na galera. Aqueles adolescentes com dificuldades de inserção nos grupos de amigos também se tranquilizaram, já que a intensidade da vida social diminuiu para todos.

Por outro lado, nesse momento há a pressão da escola, da preparação para o Enem e para os exames vestibulares, além do peso da escolha da carreira. A perda do último ano escolar para os que estão no terceiro ano é sentida profundamente pela incerteza de poderem realizar as viagens de conclusão de curso, as festas de formatura, as despedidas e os ritos coletivos de fechamento desse ciclo. Além disso, os “terceiranistas” têm sobre si o peso do ensino a distância potencializado à milhão em função dos exames vestibulares. Encontram-se também pressionados pelas famílias que entendem que, já que estão com “tempo livre”, que usem esse tempo para se preparem para os estudos. Tempo livre ou tempo preso?

É muito importante olharmos a adaptação a esses dois meses de confinamento como parte de um movimento maior, que inclui a introversão e o recolhimento (como estamos vivendo agora), mas também o oposto: o desejo de expansão e de “ir para o mundo”.

No método de Cadeias Musculares GDS utilizamos a metáfora da onda para explicar a alternância saudável do desenvolvimento psicomotor. A onda se enche e se expande e em seguida se enrola sobre si mesma e esse movimento é repetido continuamente.

Com meus pacientes tenho falado sobre a hibernação do urso durante o inverno como uma metáfora, mas alguns já me perguntam como será quando o verão chegar. Observo neste primeiro momento o aspecto positivo de acomodação ao recolhimento, mas isso não será sustentável por tempo indeterminado. À medida que o tempo passa o movimento de expansão começa a se impor e o ninho pode se tornar pequeno demais.

Estamos todos enfrentando o tema da resiliência, da capacidade humana de se recobrar diante de adversidades e de mudanças. A adaptação é uma parte dessa condição. A não aceitação e a oposição às restrições, também são reações possíveis à serem consideradas. Podemos aprender sempre com os mais jovens.

André Trindade
Psicoterapeuta e educador, é autor de “Gestos de Cuidado, Gestos de Amor” e “Mapas do Corpo” (Summus Editorial)

Para ler na íntegra (assintantes da Folha de S. Paulo ou UOL), acesse: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/05/no-confinamento-jovens-demonstram-adaptacao-e-reacao-surpreendente.shtml

***

Conheça os livros do autor:

.

GESTOS DE CUIDADO, GESTOS DE AMOR
Orientações sobre o desenvolvimento do bebê
Autor: André Trindade

Cuidar de um bebê demanda mais que amor e instinto: exige precisão. Este livro encantador ensina pais, mães, professores e cuidadores em geral a lidar com bebês de maneira correta nas mais diversas situações: o banho, a amamentação, a massagem, o sono e muito mais. Belamente ilustrado e impresso em 4 cores, aborda ainda o desenvolvimento motor e cerebral das crianças desde o nascimento até os 3 anos.

.

MAPAS DO CORPO
Educação postural de crianças e adolescentes
Autor: André Trindade

Este livro resume a experiência de mais de 25 anos de André Trindade como psicomotrista e psicólogo. Profundamente ligado à área do movimento, o autor domina magistralmente a arte de orientar crianças e adolescentes a adquirir e manter uma boa postura. Dividida em sete partes, a obra trata, entre outros temas, da linguagem corporal, da pele, dos ossos, músculos e articulações e do que ele denomina “Mapas do corpo” – conjunto de referências capazes de determinar distâncias, direções e ligações entre as partes do corpo, a fim de facilitar o movimento coordenado.O objetivo de André é que professores – não apenas os de educação física – e pais auxiliem crianças e adolescentes a conhecer o próprio corpo e relacionar-se de modo saudável com o ambiente. Em cada uma das partes citadas o autor, generosamente, compartilha conosco dezenas de atividades para estimular a boa postura, a flexibilidade, a autoconfiança, o prazer da brincadeira. Com reflexões profundas, ele mostra que as novas tecnologias trouxeram muitos benefícios, mas também problemas, como o isolamento, a desestruturação postural e a entrada precoce no mundo adulto. Totalmente ilustrado com desenhos e belíssimas fotografias, o livro é um convite – sem broncas nem lições de moral – para que nós, adultos, repensemos a maneira como lidamos com crianças e adolescentes.Prefácio de Rosely Sayão.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X