Descrição do episódio

Quando narram essas experiências, as pessoas costumam falar de um roteiro que se repete. Elas sentem que são sugadas por um túnel de luz, vêm o próprio corpo morto e as tentativas de reanimação. Encontram parentes já falecidos, são guiadas por um ser luminoso , relembram a própria vida num filme detalhado. Sentem que há uma barreira que as separa de outro mundo, e, por fim, que precisam voltar à vida.

Quase todas narram um profundo sentimento de paz, amor e dizem ter experimentando um estando ampliado de consciência. A maioria das pessoas que passa por uma experiência de quase morte diz ter mudado profundamente.

Mas o mais impressionante das experiências de quase morte é que muitas vezes, as pessoas que passam por elas narram fatos que podem ser confirmados por médicos, parentes, ou outras pessoas próximas. É comum, por exemplo, pacientes descreverem detalhes cirúrgicos ou procedimentos médicos que aconteceram quando elas estavam clinicamente mortas.

E isso tem levado alguns cientistas a questionarem o funcionamento do cérebro e a natureza da consciência. Afinal, se a consciência é produzida pelo cérebro, como ela pode seguir existindo em um cérebro que não está funcionando?

Entrevistado do episódio: Edson Amâncio

É médico e neurocirurgião. Fez mestrado e doutorado na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi professor adjunto de Neurocirurgia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba (MG), e do Centro Universitário Lusíadas (Unilus), em Santos (SP). É autor do livro Experiências de Quase Morte (EQMs) – Ciência, mente e cérebro (Summus Editorial, 2021).

Ouça:

Para ouvir no Spotify, acesse https://open.spotify.com/episode/5mT5xPFgOwDJbAAgcQQhjI?si=f432a4ab7c14493c

 

Conheça o livro:

.

Experiências de quase morte (EQMs)

Ciência, mente e cérebro
Edson Amâncio
R$75,70

Mente e cérebro parecem indissociáveis. Mas existe um local específico no cérebro que abriga a consciência? Se sim, como ela é produzida? Será possível que a consciência – ou alma – sobreviva à morte? As experiências de quase morte (EQMs), nas quais determinadas pessoas, em incidentes graves, sentem que deixam o corpo e vivenciam uma série de fenômenos inexplicáveis, têm fascinado a humanidade desde o princípio dos tempos. Além das similaridades presentes nos relatos – túneis de luz, encontro com entes queridos, sensação de paz extrema, comunhão com o universo e desejo de não retornar à vida que conhecia –, tais experiências ocorrem com indivíduos de todas as etnias, religiões e classes sociais.
Neste livro, o neurocirurgião Edson Amâncio deixa verdades absolutas de lado e, com sua visão de médico e pesquisador, mergulha no estudo das EQMs. Para isso, parte tanto de uma completa revisão de casos mencionados na literatura quanto dos relatos que ouviu de seus pacientes e de pessoas com quem conversou ao longo de quase duas décadas. O resultado é uma obra leve e humana, que vai surpreender tanto aqueles que acreditam na vida após a morte quanto os convictamente céticos. Prefácio do neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro.

 

Conheça a página especial do livro e assista a vídeos sobre o assunto em https://informe.gruposummus.com.br/experiencias-de-quase-morte-eqms

 

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X