Nesse encontro com Joviniano Resende, Fernanda Carlos Borges, filósofa e autora do Grupo Summus, apresenta o tema e as questões centrais dessa obra de José Ângelo Gaiarsa, um dos pioneiros da psicoterapia corporal no Brasil. Para Gaiarsa, nosso jeito de funcionar no mundo tem uma relação direta com nossa postura diante do mundo, ora expandidos e expressivos, ora contraídos e introvertidos. Estariam nossas tensões musculares diretamente ligadas à nossa forma de pensar e reagir emocionalmente às ameaças externas e internas que pressionam nossa existência? Com base no pensamento funcional reichiano, Gaiarsa traz numa linguagem simples e direta o tema da “couraça muscular caracteriológica”. Assista ao vídeo abaixo.

.

Conheça os livros de Fernanda Carlos Borges, publicados pelo Grupo Summus:

.

A FILOSOFIA DO JEITO
Um modo brasileiro de pensar com o corpo
Autora: Fernanda Carlos Borges
SUMMUS EDITORIAL

Partindo de abordagens filosóficas, socioculturais e cognitivas, a autora procura compreender o famoso “jeitinho brasileiro”. Nesse percurso, ela analisa a relação entre o corpo e os mecanismos da consciência e da comunicação, fazendo uma ponte com pensadores como Wilhelm Reich e Oswald de Andrade. Leitura fundamental para profissionais das ciências humanas.

.

A MULHER DO PAI
Essa estranha posição dentro das novas famílias
Autora: Fernanda Carlos Borges
SUMMUS EDITORIAL

A mulher do pai surgiu com as separações de casais com filhos e seus novos casamentos. Nem mãe substituta nem madrasta, não se sabe se ela faz parte da família nem se é parente das crianças. Assim, ela fica numa posição marginal, posição essa que o livro discute de forma aprofundada e bem-humorada – oferecendo ajuda para a mulher do pai enfrentar criativamente essa estranha situação.

.

E em breve:

O LEGADO DE J. A. GAIARSA
Organizadora: Fernanda Carlos Borges
Autores: André GaiarsaDayse SouzaDárcio Valente RodriguesFernanda Carlos BorgesFábio LandaMonja Coen RoshiNadeesh GaiarsaPedro PradoRegina FavreRegina Navarro Lins
EDITORA ÁGORA

Este livro celebra os 100 anos de nascimento de José Angelo Gaiarsa (1920-2020). Psiquiatra, terapeuta corporal e estudioso do comportamento humano, marcou gerações com sua postura de acolhimento aos curiosos e críticas aos hipócritas. Por meio de entrevistas e de textos autorais daqueles que conviveram com ele, o leitor terá a oportunidade de construir uma visão própria acerca do grande mestre.

Pacientes, colegas de trabalho, familiares e amigos mostram, aqui, o Gaiarsa precursor da contracultura no Brasil e o profissional generoso que ensinava tudo que aprendia. O Gaiarsa apaixonado pela vida e o homem interessado em pesquisar a relação entre corpo e comportamento. O pai amoroso e presente e o terapeuta que ajudou muita gente a mudar de rumo e mostrar todo seu potencial. O comunicador pop e o autor de livros densos e inovadores. Pelas mãos de Fernanda Carlos Borges – pioneira no estudo acadêmico da obra gaiarsiana –, este livro resgata, de forma intensa, honesta e gostosa de ler, o legado desse grande homem. Um bálsamo fundamental para nos ajudar a enfrentar os tempos duros que vivemos.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X