ISBN: 9786555490596

Quando a morte chega em casa

Organizador(es): Karina Okajima Fukumitsu, Teresa Vera de Sousa Gouvêa

Autor(es): Ana Lucia Coradazzi, Juliana Martins de Mattos Gonnelli, Karina Okajima Fukumitsu, Maria Júlia Paes da Silva, Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo, Mariana Ferrão, Michelle Bittencourt Braga, Miguel Angelo Boarati, Plínio Cutait, Rafael Stein, Ricardo Gonzalez, Teresa Vera de Sousa Gouvêa, Tom Almeida

A morte, destino comum a todos os seres vivos, é tabu na cultura ocidental. Organizado por Teresa Vera de Sousa Gouvêa e Karina Okajima Fukumitsu, psicólogas especialistas em luto, este livro reúne treze relatos nos quais os autores compartilham, de maneira sensível e poética, experiências de vida em que a presença da morte lhes trouxe aprendizados transformadores. Entre os temas abordados estão: a morte súbita e a morte lenta; a morte em idade precoce e aquela em idade avançada; a perda de um pai e a perda de um filho; a morte esperada e aquela que interrompe planos; a morte desamparada e a morte acompanhada. De forma pungente e generosa, os autores desta obra mostram que é aprendendo a refletir e a conversar sobre a perda de quem amamos que nos abrimos à possibilidade de uma vida plena. Prefácio de Maria Julia Kovács.

R$53,00

ISBN: 9786555490596

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555490596
REF: 12059
Edição 1
Ano 2022
Nº de Páginas 120
Peso 0,158 kg
Formato 0,50 × 14 × 21 cm

Karina Okajima Fukumitsu

Karina Okajima FukumitsuPsicóloga e psicopedagoga, com pós-doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psycho logy. Coordenadora do curso de pós-graduação em Suicidologia da Universidade Phorte e dos cursos de pós-graduação em Morte e Psicologia - Promoção da Saúde e Clínica Ampliada e em Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia, da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Produtora e apresentadora do podcast "Se tem vida, tem jeito". Contato: https://linktr.ee/ karinafukumitsu.

Teresa Vera de Sousa Gouvêa

Teresa Vera de Sousa GouvêaPsicóloga, especialista em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e em Terapia Familiar e de Casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora do livro Laços e lutos (Multifoco, 2016). Coautora do livro Vida, morte e luto (Summus, 2018). Professora dos cursos de pós-graduação em Suicidologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e em Psicologia Hospitalar da Universidade de Taubaté. Administra o site Laços e Lutos (www.lacoselutos.com.br) e o perfil do lnstagram @lacoselutos_. Apaixonada por livros, filmes e tudo que gera poesia. Organizadora desta obra. Contato: gouveass@uol.com.br.

Ana Lucia Coradazzi


Ana Lucia Coradazzi

Médica oncologista clínica com atuação em cuidados paliativos, hoje responsável pelo serviço de Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. Autora dos livros No final do corredor e O médico e o rio, nos quais escreve sobre o quanto nosso envolvimento nas histórias de vida dos pacientes pode ser transformador. Contato: http://linktr.ee/anacoradazzi.

Juliana Martins de Mattos Gonnelli


Juliana Martins de Mattos Gonnelli

Psicóloga clínica formada há 26 anos, com atuação em psicologia hospitalar, psico-oncologia e cuidados paliativos. Apaixonada, realizada, honrada e profundamente grata por trabalhar em um hospital do SUS. Aspirante a cozinheira, poeta e fotógrafa, ama viajar e é mãe do Bono, filho de quatro patas. Contato: julianammattos@gmail.com.

Karina Okajima Fukumitsu


Karina Okajima Fukumitsu

Psicóloga e psicopedagoga, com pós-doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psycho logy. Coordenadora do curso de pós-graduação em Suicidologia da Universidade Phorte e dos cursos de pós-graduação em Morte e Psicologia - Promoção da Saúde e Clínica Ampliada e em Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia, da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Produtora e apresentadora do podcast "Se tem vida, tem jeito". Contato: https://linktr.ee/ karinafukumitsu.

Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo


Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo

Psiquiatra e paliativista. Autora, coautora de livros e capítulos de livros sobre cuidados paliativos, luto, bioética, psiquiatria. Tradutora e cotradutora de livros sobre cuidados paliativos. Professora de Tanatologia, Cuidados Paliativos e Luto na Faculdade de Medicina de ltajubá, MC. Contato: motacruzdeassisfigueiredo@gmail.com.

Maria Júlia Paes da Silva


Maria Júlia Paes da Silva

Enfermeira, professora titular aposentada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Tem mestrado, doutorado e livre-docência em Comunicação Interpessoal. Autora dos livros Comunicação tem remédio - A comunicação nas relações interpessoais em saúde, O amor é o caminho - Maneiras de cuidar e No caminho - Fragmentos para ser o melhor, entre outros. Praticante de tai chi e meditação vipassana. Contato: juliaps@usp.br.

Mariana Ferrão


Mariana Ferrão

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje faz pós-graduação na PUC-RS em Sociologia, História e Filosofia. Trabalhou durante 20 anos na TV, 11 deles na Globo, onde apresentou o programa Bem Estar. Especializou-se em saúde e fundou a Soul.Me, empresa baseada em quatro pilares: ciência, consciência, conexão e cuidado. É mãe do Miguel e do João. Contato: mariana@soulme.com.

Michelle Bittencourt Braga


Michelle Bittencourt Braga

Psicanalista. Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie. Especialista em Oncologia Multiprofissional pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Integrante do grupo Transformador em Amor, do Núcleo de Assistência Social do Instituto Sedes. Atua como psicóloga hospitalar, psicóloga clínica e é atriz nas horas vagas. Contato: bittencourt.michelle@gmail.com.

Miguel Angelo Boarati


Miguel Angelo Boarati

Médico psiquiatra da infância e adolescência, formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Colaborador do Programa de Transtornos Afetivos da Infância e Adolescência (Prata), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Professor do curso de pós-graduação em Suicidologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professor do Instituto Ânima de Psicologia Analítica de Ribeirão Preto. Contato: http://linktr.ee/miguelboarati.

Plínio Cutait


Plínio Cutait

Mestre de reíkí, membro da The Reiki Alliance desde 1994, diretor da The Reiki Foundation International de 1999 a 2011. Dá cursos e palestras em diversos países há 30 anos. Coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês desde seu início, em 2008. Coordenador do curso de pós-graduação em Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês. Músico, compositor e arranjador. Pai de três e avô de quatro. Contato: plicut@uol.com.br.

Rafael Stein


Rafael Stein

Também conhecido como Stein ou Rafa. A perda da minha esposa mudou minha vida para sempre e, ao vivenciar o luto com meus filhos, fui me redescobrindo como pai e como homem. Desde então tenho escrito cartas e bilhetes e publicado no site Cartas para Maria (cartasparamaria.com.br). Lidar com o luto é algo muito pessoal, mas, entre altos e baixos, é possível encontrar um caminho. Sou um homem em construção e, hoje, de verdade, sou pai da Maria Clara e do Francisco. Contato: rafaelmstein@ gmail.com.

Ricardo Gonzalez


Ricardo Gonzalez

Carioca, 56 anos, jornalista formado em 1987 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelo IAVM-RJ. Trabalha desde 2010 no Grupo Globo, exercendo atualmente a função de comentarista esportivo. Publicou Formando equipes vencedoras (Record, 2006) e Nem a morte nos separa (Mauad X, 2014). Casado com Luciana, é pai de Rafael e Maria Luisa. Contato: rgonzalez@infolink.com.br.

Teresa Vera de Sousa Gouvêa


Teresa Vera de Sousa Gouvêa

Psicóloga, especialista em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e em Terapia Familiar e de Casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora do livro Laços e lutos (Multifoco, 2016). Coautora do livro Vida, morte e luto (Summus, 2018). Professora dos cursos de pós-graduação em Suicidologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e em Psicologia Hospitalar da Universidade de Taubaté. Administra o site Laços e Lutos (www.lacoselutos.com.br) e o perfil do lnstagram @lacoselutos_. Apaixonada por livros, filmes e tudo que gera poesia. Organizadora desta obra. Contato: gouveass@uol.com.br.

Tom Almeida


Tom Almeida

Fundador do movimento inFINITO, diretor do Death over Dinner Brazil, criador do Guia de Rituais Virtuais, colunista do podcast Finitude e idealizador do Festival inFINITO, Cineclube da Morte, A Morte no Jantar, Death over Drinks e da Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos. É empreendedor social, ativista do bem morrer, palestrante, facilitador de workshops, conector, comunicador e cozinheiro.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [487.64 KB]

Você também pode gostar de…

Amor e perda

As raízes do luto e suas complicações
Colin Murray Parkes
R$118,90

Amor e luto são duas faces da mesma moeda: não podemos amar sem temer a perda do ser amado. Neste livro, Colin Parkes traz uma nova visão sobre o apego, o amor e o luto. Ele aborda a perda de pais, filhos ou cônjuges na vida adulta, explica o mecanismo de isolamento por que passam os enlutados e mostra maneiras de oferecer apoio. Leitura imprescindível para estudantes e profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria e sociologia.

Médico e o rio, O

Histórias, experiências e lições de vida
Ana Lucia Coradazzi
Lucas Cantadori
R$69,10

O médico e o rio é um livro de histórias reais. Mais que isso: é um livro sobre humanidade. O leitor encontrará aqui pessoas comuns cuja vida foi transformada pelo câncer e, de alguma maneira, precisaram reinventar seus caminhos, tornando única a sua existência. Alguns desses caminhos são de dor ou de mágoa; outros, de superação e coragem. Há resiliência e compaixão nestas páginas, assim como momentos de medo e de desesperança, gentileza e crueldade, generosidade e indiferença. Ao fim de cada relato, fica claro que todos vamos morrer da mesma forma que vivemos – tudo depende das escolhas que fazemos a cada dia.
Mas o que torna esta obra ainda mais especial são seus autores – ambos médicos dedicados aos cuidados paliativos – e seu olhar delicado e solidário para as forças e as fragilidades de seus pacientes. Ana e Lucas revelam, a cada parágrafo, a coragem de se envolver nessas histórias, participar delas plenamente e, por isso mesmo, aprender com cada passo. Ao se colocar como parceiros de seus pacientes durante a travessia do “rio” da vida, eles nos revelam o encantamento e a complexidade da natureza humana.

Luto no século 21, O

Uma compreensão abrangente do fenômeno
Maria Helena Pereira Franco
R$81,20

Maior especialista em luto do Brasil e pioneira no tema em nosso país, Maria Helena Pereira Franco reúne aqui décadas de experiência no atendimento a pessoas enlutadas e na formação de profissionais que atuam nesse campo. Mais que isso, oferece um amplo panorama a respeito das teorias e pesquisas sobre luto, sempre se valendo do rigor científico e de uma visão peculiar desse processo, que integra aspectos psíquicos, sociais, cognitivos, espirituais e físicos. Tomando por base a teoria do apego, de Bowlby, a autora aborda, entre outros temas, os diversos tipos de luto, seus fatores predisponentes, recursos para o diagnóstico e modos de intervenção terapêutica. Obra fundamental para estudantes e profissionais de Psicologia, Tanatologia, Medicina, Enfermagem e Serviço Social.

Luto é outra palavra para falar de amor

Cinco formas de honrar a vida de quem vai e de quem fica após uma perda
Rodrigo Luz
R$47,10

A morte de um amor é uma das experiências mais devastadoras enfrentadas pelo ser humano. Apesar disso, na sociedade ocidental, a expressão da dor é muitas vezes vista como fraqueza ou exagero. O luto, entretanto, é um fenômeno inerente à nossa existência, que não pode ser evitado sem que um preço alto seja pago. O que acontece quando sufocamos nossos sentimentos, evitando entrar em contato com eles? O que perdemos quando submetemos o que sentimos às normas sociais, que nos chamam o tempo todo para a festa da vida? Neste livro, o psicólogo Rodrigo Luz apresenta as muitas faces e os diversos sentimentos que constituem o luto. Além disso, com delicadeza e um embasamento teórico impecável, conta algumas das muitas histórias vividas por ele no contato com famílias e indivíduos que enfrentam a perda. De forma empática e acolhedora, o autor detalha cinco maneiras de honrar aqueles que se foram, oferecendo aos enlutados infinitas possibilidades de acolher a dor e mostrando que ela é uma das faces do amor.

Formação e rompimento de vínculos

O dilema das perdas na atualidade
Airle Miranda de Souza
Danielle do Socorro Castro Moura
Durval Luiz de Faria
e mais 17 autores
R$103,90

Este livro reúne grandes especialistas em formação e rompimento de vínculos. Entre os temas abordados estão os dilemas dos estudantes de medicina diante da morte, a questão das perdas em instituições de saúde, o atendimento ao enlutado, a morte no contexto escolar, as consequências psicológicas do abrigamento precoce, as possibilidades de intervenção com crianças deprimidas pela perda e a preservação dos vínculos na separação conjugal.

Conversando sobre o luto

Edirrah Gorett Bucar Soares
Maria Aparecida de Assis Gaudereto Mautoni
R$47,10

Embora a morte seja nossa única certeza, ela se tornou um fenômeno mitificado e temido. Este livro se propõe a ajudar as pessoas a lidar melhor com momentos de tanta angústia. Por meio de depoimentos, orientações e reflexões, ele nos ajuda a perceber que o sofrimento causado pelo luto e os questionamentos que vivemos são comuns a todo ser humano.

Vida, morte e luto

Atualidades brasileiras
Ana Catarina Tavares Loureiro
Avimar Ferreira Junior
Daniel Neves Forte
e mais 25 autores
R$99,90

Esta obra visa apresentar os principais cuidados e o manejo em situações-limite de adoecimento, suicídio e processo de luto, bem como reitera a visão de que, toda vez que falamos sobre a morte, precisamos também falar sobre a vida. Escrito por profissionais da saúde, este livro multidisciplinar atualiza os estudos sobre a morte, o morrer, a dor e o luto no Brasil. Destinado a psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc., aborda temas como: espiritualidade, finitude humana, medicina e cuidados paliativos; cuidados e intervenções para pacientes cardíacos, oncológicos e portadores de doença renal crônica; intervenção na crise suicida; pesquisas e práticas sobre luto no Brasil e no exterior; luto não autorizado; as redes de apoio aos enlutados; a tanatologia na pós-graduação.

Experiências contemporâneas sobre a morte e o morrer

O legado de Elisabeth Kübler-Ross para os nossos dias
Daniela Freitas Bastos
Rodrigo Luz
R$75,70

Neste livro, Rodrigo Luz e Daniela Freitas Bastos contam um pouco da trajetória pessoal e profissional de Elisabeth, aprofundam-se nos estudos que ela nos legou e reproduzem os seminários no contexto brasileiro. Por meio do depoimento dos pacientes-professores, eles nos permitem enfrentar de peito aberto o tabu da morte e entrar em contato com recursos que nos ajudem a lidar com os pacientes com empatia, respeito e compaixão.