ISBN: 9788532311214

Situações clínicas em Gestalt-terapia

Organizador(es): Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão

Autor(es): Alysson de Oliveira Mendes, Beatriz Helena Paranhos Cardella, Eleonôra Torres Prestrelo, Fátima Aparecida Gomes Martucelli, Laura Cristina de Toledo Quadros, Lucas Caires Santos, Luciane Patrícia Yano, Maria Aparecida Barreto, Rosana Zanella, Selma Ciornai, Sérgio Lizias Costa de Oliveira Rocha

Nesta obra, terapeutas com vasta experiência apresentam ensaios profundos e sensíveis sobre como se trabalha e se pensa clinicamente em Gestalt-terapia. Articulando teoria e prática, examinam diferentes temáticas: o fechamento de Gestalten; o trabalho com sonhos; o apoio a jovens prestes a entrar na vida adulta; a escuta de pacientes transexuais; a clínica com crianças e adolescentes; o trabalho com pacientes que apresentam ansiedade e depressão etc.Trata-se de narrativas sensíveis e delicadas, relatadas por profissionais que diariamente dedicam seu tempo e esforço a ser testemunhas dos sofrimentos, histórias, alegrias e dificuldades de seus pacientes.

Em estoque

R$57,10

ISBN: 9788532311214

Assuntos: ,

Coleção: Gestalt terapia: fundamentos e práticas

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532311214
REF: 11121
Edição 1
Ano 2019
Nº de Páginas 160
Peso 0.199 kg
Formato 14 × 21 cm

Karina Okajima Fukumitsu

Karina Okajima FukumitsuÉ psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e o Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocoordenadora da Pós-Graduação Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Autora de diversos livros, é organizadora de Vida, morte e luto e co-organizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas (todos da Summus).

Lilian Meyer Frazão

Lilian Meyer FrazãoUma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.

Alysson de Oliveira Mendes


Psicólogo pela Universidade Barão do Rio Branco. Psicoterapeuta, aluno da Primeira Turma de Formação em Gestalt-terapia do Acre pelo Centro de Capacitação em Gestalt-terapia (CCGT) de Belém do Pará e aluno da especialização lato sensu em Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Membro do Grupo de Estudos em Gestalt-terapia do Acre (GEEGT) desde 2016.

Beatriz Helena Paranhos Cardella


Beatriz Helena Paranhos Cardella

Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora clínica. Mestre em Educação e especialista em Psicologia Clínica e em Gestalt-terapia. Professora convidada e membro efetivo do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso de Formação em Gestalt-terapia do Centro de Estudos e Pesquisas em Gestalt-terapia de Campinas (Satori-GT). Coordenadora dos Grupos de Estudos de Temas Clínicos, trabalho de formação continuada para psicoterapeutas em São Paulo e Campinas. Autora dos livros: O amor na relação terapêutica (Ágora, 1994), A construção do psicoterapeuta (Ágora, 2002), Laços e nós: amor e intimidade nas relações humanas (Ágora, 2009) e De volta para casa: ética e poética na clínica gestáltica contemporânea (Foca, 2017).  

Eleonôra Torres Prestrelo


Psicóloga, Gestalt-terapeuta, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Vinculada ao Grupo de Pesquisa Entre_Redes (CNPq), professora de Gestalt-terapia no Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisadora interessada em histórias e práticas de cuidado. Coordenadora dos projetos de extensão “Laboratório gestáltico: configurações e práticas contemporâneas” e “GAPsi: grupos de apoio psicológico”, e do Núcleo de Extensão do Instituto de Psicologia da Uerj. Autora de diversos artigos publicados em livros e revistas nacionais, e co-organizadora do livro O tempo e a escuta da vida: configurações e práticas contemporâneas (Quartet, 2014). Professora convidada de cursos de especialização em Gestalt-terapia do estado do Rio de Janeiro. Uma nordestina, natural de Pernambuco, que anda pela vida ouvindo, contando e fazendo histórias.

Fátima Aparecida Gomes Martucelli


Psicóloga clínica, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Gestalt-terapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde atualmente é professora e coordenadora do setor de Cursos Diversos do Departamento de Gestalt-terapia. Formação em Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae, em Filosofia Oriental pelo Instituto Pain Lin e em Psicologia Transpessoal pela Nazaré Uniluz. Professora convidada para ministrar o curso de Sonhos em vários núcleos de formação em Gestalt-terapia do Brasil. Treinamento em workshops no Brasil com Richard Hycner, Lynne Jacobs, Serge e Anne Ginger, Gary M. Yontef, Michael Vincent Miller e Joseph Zinker.

Laura Cristina de Toledo Quadros


Gestalt-terapeuta, doutora em Psicologia Social (Uerj), professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), supervisora e chefe do Serviço de Psicologia Aplicada da Uerj. Professora da Pós-Graduação em Psicologia Social da Uerj, coordenadora do Projeto COMtextos: Arte e livre expressão na abordagem gestáltica e vice-coordenadora do Laboratório Gestáltico. Professora de cursos de especialização em Gestalt-terapia no estado do Rio de Janeiro. Co-organizadora do livro O tempo e a escuta da vida: configurações gestálticas e práticas contemporâneas (Quintet, 2014) e autora de artigos na área. Ganhadora do prêmio Fritz Perls (2009) e pesquisadora do grupo Entre_Redes, do CNPq.

Lucas Caires Santos


Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Fez parte do projeto de iniciação à pesquisa “Corpo e imaginário: interdições, performances e produção de audiovisual” por meio do plano de trabalho “Estudos sobre a performance de gênero”, bem como do projeto “Psicologia e população LGBT: políticas públicas e educação em saúde para a garantia de direitos”. Foi monitor no grupo de estudos “Produção de subjetividade, sexualidade e gênero”. Estagiou no Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II) do município de Vitória da Conquista (BA), com abordagem em Gestalt-terapia.

Luciane Patrícia Yano


Psicóloga pela Universidade da Amazônia de Belém do Pará e especialista em Comunicação Assertiva e Social Skills Training pela Miyazaki National University do Japão. PhD em Humanities and Social Sciences pela Nagoya City University do Japão; e mestre e doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Gestalt-terapeuta pelo Centro de Capacitação em Gestalt-terapia (CCGT) de Belém do Pará. Docente na Universidade Federal do Acre (Ufac). Supervisora clínica (avaliação psicológica) em abordagem gestáltica. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Extensão em Estudos Fenomenológico-Existenciais da Ufac desde 2015. Fundadora e facilitadora do Grupo de Estudos e Experimentos em Gestalt-terapia da cidade de Rio Branco (AC). Membro da divisão 12 da American Psychological Association (APA).

Maria Aparecida Barreto


Psicóloga, psicoterapeuta e especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Acupunturista formada pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA). Trabalha em clínica psicossomática com equipe multidisciplinar e em consultório particular há 34 anos, atendendo adultos, adolescentes, casais e famílias.

Rosana Zanella


Psicóloga, psicoterapeuta e mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde é professora no Departamento de Gestalt e coeditora da Revista de Gestalt. Coordenadora do curso “A clínica gestáltica infantojuvenil”. Autora de capítulos de livros sobre Gestalt com crianças e adolescentes e organizadora do livro A clínica gestáltica com adolescentes (Summus, 2013). Cocoordenadora do curso de especialização em Gestalt na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professora do curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas (grupo Laureate).

Selma Ciornai


Psicóloga e Gestalt-terapeuta formada pelo San Francisco Gestalt Institute (EUA), é doutora em Psicologia Clínica (Saybrook/USP) e atua como psicoterapeuta há 35 anos. Docente do Instituto Sedes Sapientiae, do Instituto Gestalt de São Paulo e da especialização em Gestalt da Universidade Cruzeiro do Sul, participa da formação de Gestalt-terapeutas em vários institutos do Brasil. Profissional convidada em países latinos, é também pioneira da arteterapia gestáltica no Brasil. Publicou artigos em revistas de Gestalt nacionais e internacionais (The Gestalt Journal, Cahiers de Gestalt-thérapie etc.). Autora e organizadora da Coleção Percursos em Arteterapia (Summus, 2004-2005), é coautora de Gestalt-terapia: encontros (IGSP, 2009), Modalidades de intervenção clínica em Gestalt-terapia (Summus, 2016) e Questões do humano na contemporaneidade (Summus, 2017).

Sérgio Lizias Costa de Oliveira Rocha


Psicólogo graduado pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Especialista em Psicologia Clínica. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Co-organizador do livro Gestalt e gênero (Livro Pleno, 2005). Realizou pesquisa sobre a história dos brinquedos de meninos e meninas orientado por Michel Manson, na Universidade Paris XIII – Villetaneuse (Capes, 2007). Entre seus temas de estudos e pesquisas atuais estão: estudos de gênero, clínica ampliada, processos de subjetivação e produção de audiovisuais. Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – campus Vitória da Conquista.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [150.62 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Situações clínicas em Gestalt-terapia”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em gestalt-terapia, A

Alberto Pereira Lima Filho
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Ênio Brito Pinto
e mais 5 autores
R$64,20

Em estoque

Entre os temas abordados aqui estão a primeira entrevista em Gestalt-terapia, o contrato terapêutico, a importância do sagrado no processo psicoterápico, o pensamento diagnóstico processual e os ajustamentos criativos funcionais e disfuncionais, as técnicas e os recursos da abordagem, o trabalho com sonhos, os términos no processo psicoterapêutico e o trabalho clínico institucional.

Quadros clínicos disfuncionais e gestalt-terapia

Angela Schillings
Arlene Leite Nunes
Cintia Lavratti Brandão
e mais 11 autores
R$87,80

Em estoque

Este volume apresenta diversos quadros disfuncionais ilustrados por casos clínicos em que o indivíduo, cujo funcionamento se apresentava interrompido, estava impedido de viver com qualidade e bem-estar. Desse modo, desmistifica a visão dualista de que “saúde” e “doença” são opostos, devendo a doença ser combatida a qualquer custo. Temas como psicose, bipolaridade, suicídio, adoecimento autoimune, automutilação, ansiedade, borderline, autismo, dependência química, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares e depressão são abordados segundo os referenciais da Gestalt-terapia, que consideram sobretudo o sofrimento humano.

Gestalt-terapia: Fundamentos epistemológicos e influências filosóficas

Ari Rehfeld
Claudia Lins Cardoso
Hugo Elídio Rodrigues
e mais 5 autores
R$64,20

Em estoque

Este primeiro volume da Coleção Gestalt‑terapia: fundamentos e práticas apresenta as bases epistemológicas e as influências filosóficas que norteiam a abordagem e compõem os alicerces sobre os quais ela se desenvolveu. Nem sempre esses alicerces foram claramente explicitados pelos fundadores da Gestalt-terapia. Assim, este livro tem o objetivo de oferecer à comunidade gestáltica (estudantes de psicologia, especializandos, profissionais de Gestalt) informações claras e organizadas para o aprofundamento e a ampliação do saber gestáltico, utilizando uma linguagem simples e acessível. Entre os temas abordados na obra estão: raízes históricas da Gestalt-terapia; fenomenologia; existencialismo; humanismo; psicologia da Gestalt; teoria de campo; teoria organísmica; pensamento oriental e Gestalt.

Modalidades de intervenção clínica em gestalt-terapia

Claudia Lins Cardoso
Enila Chagas
Jorgete de Almeida Botelho
e mais 8 autores
R$71,60

Em estoque

Este livro focaliza a prática clínica e suas especificidades aplicadas a diferentes grupos, bem como à saúde pública. Alguns dos temas abordados são: a psicoterapia dialógica, base da Gestalt-terapia; o lugar do corpo e da corporeidade na clínica gestáltica; o trabalho psicoterapêutico com crianças; as particularidades do atendimento a adolescentes; psicoterapia gestáltica com idosos, população que cresce cada vez mais no Brasil; terapia de casal e de família na abordagem gestáltica; e o trabalho com grupos.

Gestalt-terapia: conceitos fundamentais

Alexandra Cleopatre Tsallis
Angela Schillings
Beatriz Helena Paranhos Cardella
e mais 10 autores
R$74,50

Em estoque

O segundo volume da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas trata de temas como awareness, funções, fases e ciclo de contato, fronteira de contato, o self e suas funções, autorregulação organísmica e homeostase, ajustamento criativo e hierarquia de valores ou necessidades, aqui e agora, autossuporte e heterossuporte, indiferença criativa, teoria paradoxal da mudança e concepção de neurose em Gestalt-terapia.