O jornalista Oswaldo Faustino foi entrevistado no programa Diversidade em Ciência (Rádio USP), do professor Ricardo Alexino Ferreira. Ele falou sobre o genocídio da população negra e sobre como o jornalismo vem cobrindo as questões étnicas. Faustino é membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato de Jornalistas do Estado de São Paulo (Cojira) e autor dos livros Nei Lopes – Coleção Retratos do Brasil Negro (Selo Negro) e A Legião Negra: A Luta dos Afro-Brasileiros na Revolução Constitucionalista de 1932 (Selo Negro), dentre outras obras.

Ouça a entrevista:

.

.

Conheça os livros de Oswaldo Faustino publicados pela Selo Negro:

A LEGIÃO NEGRA
A luta dos afro-brasileiros na Revolução Constitucionalista de 1932
Autor: Oswaldo Faustino

Este romance histórico conta a história do batalhão composto por afrodescendentes que lutou contra a ditadura de Getulio Vargas pleiteando uma Constituição para o Brasil. O narrador, um centenário ex-combatente, volta atrás muitas décadas para recordar personagens e fatos da Revolução Constitucionalista de 1932, na qual perdeu amigos, conviveu com heróis e covardes, conheceu a dor e a coragem.

.

NEI LOPES
Retratos do Brasil Negro
Autor: Oswaldo Faustino

Poeta, compositor, sambista, pesquisador e escritor, Nei Lopes é, antes de tudo, um brasileiro comprometido com sua terra e com a cultura de seu povo. Sua vasta obra intelectual e musical – hoje superior a 35 publicações e a 300 composições, individuais ou em parceria – constitui um rico acervo de informações e ideias sobre a cultura afro-brasileira, além de refletir de maneira magistral a luta antirracista.Esta obra faz parte da Coleção Retratos do Brasil Negro, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da Coleção é abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X