Independentemente de profissão, condição social ou escolaridade, escrever é um ato cotidiano que necessita de clareza, objetividade e concisão. Porém, essa nem sempre é uma tarefa fácil.

Pensando nisso, o livro Escrita criativa – O prazer da linguagem, de Renata Di Nizo, ajuda a tornar prazeroso o ato de escrever e ensina o leitor a produzir cartas, relatórios, teses, dissertações e até mesmo livros. A seguir, apresentamos três lições de Renata para que você melhore a sua escrita no dia a dia. Com treino e dedicação, você deixará o medo da tela branca do computador para trás na hora de escrever um e-mail.

1. A leitura é absolutamente essencial

“É fato: a leitura amplia a capacidade associativa e de armazenar informações, aprimora a memória, aumenta o vocabulário e o manancial de argumentos e respostas. Funciona como um catálogo de conhecimento e de estilos de vida. Os benefícios são ainda maiores quando se lê com qualidade, porque assim se estimulam o raciocínio crítico e a imaginação.” (p. 45).

2. A autodisciplina

“O exercício cotidiano é a única garantia para escrever com fluência. De fato, quem almeja desenvolver a competência da escrita, mesmo sem pretensão de se transformar em escritor, necessita de treino.” (p. 66).

3. Crie primeiro o texto e só depois o revise

Escreva em duas etapas: primeiro livremente, sem se preocupar com regras gramaticais ou de pontuação. Depois de determinado período, que pode ir de poucos minutos a alguns dias, reescreva o texto, procurando eliminar incongruências e preencher lacunas. Só então faça uma revisão final.

 

Além de Escrita criativa – O prazer da linguagem, Renata Di Nizo publicou: Soltando as amarras – Ferramentas de escrita criativa (Summus); O meu, o seu, o nosso querer – Ferramentas para a comunicação interpessoal (Ágora); Foco e criatividade – Fazer mais com menos (Summus), Equipes solidárias – Por que em grupo e não sozinho? (Summus); Reinventando a liderança – Por uma ética de valores (Summus); e A educação do querer – Ferramentas para o autoconhecimento e a autoexpressão (Ágora).

***

Conheça o livro, que está disponível nas versões impressa e digital:

.

ESCRITA CRIATIVA
Autora: Renata Di Nizo
SUMMUS EDITORIAL

Sim, todos podem escrever bem – e, principalmente, gostar de escrever. Neste livro, Renata Di Nizo oferece numerosas técnicas de criatividade que possibilitam a descoberta do potencial criativo – muitas vezes oculto por uma rotina cansativa e a falta de estímulos adequados. Indicado para todas as pessoas que desejam se comunicar melhor por escrito, especialmente profissionais, acadêmicos e estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X