Reeducação postural global comemora aniversário com novo livro que aborda o legado e o futuro do método. Conheça

Texto parcial de matéria de Ingrid Luisa, publicado originalmente em Veja Saúde, em 19/07/2022

 

Quatro décadas de existência e centenas de pesquisas no currículo colocaram o sistema RPG no panteão das principais técnicas de fisioterapia da atualidade.

 

Inventado pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, o método trouxe um novo olhar para a prevenção e o tratamento de problemas osteomusculares.

 

De forma simplificada, pode-se dizer que o diferencial está na abordagem “global” indicada pelo nome: enquanto a fisioterapia clássica trata uma dor nas costas ou na perna focando o local afetado, a RPG amplia a visão sobre o corpo do paciente, buscando entender como ele se move naturalmente e como anda sua postura.

 

“Uma torção no tornozelo pode originar dores em vários outros locais do corpo. Por isso, a globalidade do quadro exige um tratamento também global”, afirma Souchard a VEJA SAÚDE. “Além disso, cada pessoa reage de uma maneira única a estímulos, e, na RPG, levamos isso em conta para direcionar a forma de tratar”, explica o pai do método.

 

Celebrando os 40 anos de RPG, a Summus Editorial publica Reeducação Postural Global — A Tradição, o Presente e o Futuro, organizado por Souchard e outros três professores da área.

 

A obra traz textos que destrincham os fundamentos da abordagem e sua aplicação em problemas de saúde diversos, como escoliose e disfunção temporomandibular (DTM).

 

[…]

 

Para ler na íntegra (reservado a assinantes), acesse: https://saude.abril.com.br/fitness/40-anos-de-rpg/

***

Conheça o livro:

 

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL
A tradição, o presente e o futuro
Organizadores: Diego SgammaOrazio MeliPaolo PillastriniPhilippe Emmanuel Souchard
SUMMUS EDITORIAL

 

A RPG – Reeducação Postural Global, que se difundiu a partir dos anos 1980 em vários países do mundo, já é conhecida em toda parte e atingiu uma maturidade científica que a coloca entre as terapias de reabilitação mais utilizadas e solicitadas por profissionais e pacientes. A eficácia do método é amplamente corroborada por inúmeros estudos na literatura internacional. Esta obra, que aprofunda sua aplicação prática, constitui um guia completo e abrangente. Cada um dos catorze capítulos aborda um aspecto específico do método, apresentando atualizações originais e detalhadas, apoiadas em extensa bibliografia de apoio. Ao longo dos capítulos, o leitor é levado a compreender as relações que o sistema motor é capaz de estabelecer para salvaguardar e garantir a preservação de suas funções. A leitura deste volume é uma valiosa contribuição tanto para os fisioterapeutas já formados em RPG que desejam aprofundar seus conhecimentos como para aqueles que pretendem se iniciar no método. Além disso, orientado por uma visão sistêmica global, o texto oferece aos profissionais interessados ou já praticantes de terapias manuais a possibilidade de enriquecer seus conhecimentos, graças à análise detalhada dos sistemas individuais envolvidos na organização do movimento e de suas relações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X