Petria Chaves conversou com a autora Carolina Delboni sobre o conteúdo do livro Desafios da adolescência na contemporaneidade – Uma conversa com pais e educadores, recém-lançado pela Summus.

Assista a seguir.

.

.

Carolina Delboni é jornalista de formação e atuou por 15 anos cobrindo a editoria de moda até dar uma guinada na vida profissional. Mãe de três meninos adolescentes, resolveu estudar a parentalidade e, posteriormente, a adolescência. Foi redatora-chefe da revista Pais&Filhos por cinco anos. Ali, foi responsável pelas primeiras capas com reportagens sobre racismo e relações de gênero entre meninas e meninos, entre outros temas. Em 2017, foi convidada pelo jornal O Estado de São Paulo a ter um espaço digital em que pudesse ampliar o alcance de seus textos e análises. Com o tempo, sentiu necessidade de se especializar. Graduou-se em Pedagogia, trabalhou como professora e hoje é consultora em instituições públicas e privadas. É pós-graduada em Educação com Foco na Primeira Infância (Instituto Vera Cruz) e em Abordagem Psicanalítica da Adolescência (Instituto Sedes Sapientiae).

 

Conheça o obra:

 

DESAFIOS DA ADOLESCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
Uma conversa com pais e educadores
Autora: Carolina Delboni
SUMMUS EDITORIAL

 

Este livro reúne textos da pedagoga e jornalista Carolina Delboni. Colunista do jornal O Estado de São Paulo, ela passou os últimos dez anos observando e estudando a adolescência. A obra está dividida em quatro partes. Na primeira, a autora convida o leitor a se desfazer dos clichês ligados a essa faixa etária e a estabelecer com ela um diálogo possível. Em seguida, analisa a interface entre adolescência e educação, tanto a que acontece dentro de casa quanto a escolar, discutindo temas como gênero, sexualidade, violência e os transtornos mentais que, cada vez mais, atingem nossos jovens. A terceira parte do livro enfoca as relações sociais dos adolescentes e abarca assuntos como cyberbullying, masculinidade tóxica e gravidez precoce. Na parte 4, Carolina debate as sequelas que a covid-19 deixou nessa geração. Obra fundamental para pais, educadores, psicólogos, médicos e todos aqueles que convivem com adolescentes.
Prefácio de Rosely Sayão

 

 

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X