De forma clara e prática, Claudio Picazio acaba com dúvidas daqueles que estão mais perto dos jovens

 

Quase um manual para pais, professores e interessados no tema, Uma outra verdade (Edições GLS, 2010), do psicólogo e especialista em sexualidade juvenil Claudio Picazio, apresenta fatos reais, explicações biológicas sobre a formação de gênero e responde a diversas dúvidas sobre a sexualidade humana – em especial, a dos jovens. Além disso, é um guia de como conversar sobre o assunto, seja na família, na escola ou na comunidade.

 

Partindo da vasta experiência do autor em atendimento clínico, a obra usa de linguagem objetiva, o que torna o livro acessível para todos os públicos.

 

“Onde errei?”, “O que os outros vão achar da minha filha?”, “Eu poderia ter evitado ter um filho gay?”, “Foi por ter mimado demais?” Essas são algumas perguntas que os pais se fazem quando um filho diz que é homossexual. Diante disso, o autor explica:

 

“O erro está em tentarmos descobrir uma causa. Ao fazermos isso, cometemos um grande erro: colocamos a heterossexualidade como padrão de sexualidade correto e único” (p. 27).

E a indicação de leitura não é apenas para a família de jovens e adolescentes, mas também para os professores, visto que estes muitas vezes querem ajudar seus alunos e alunas e não sabem como. O autor aborda dúvidas de educadores de todos os ciclos escolares, da educação infantil àqueles que atuam com adolescentes.

 

A obra também deve estar entre as leituras de outros profissionais da educação, como diretores e coordenadores pedagógicos, que podem se preparar melhor para lidar com o assunto.

 

Além disso, ela serve de orientação para qualquer um que queira ajudar um jovem amigo ou amiga que se queixe de dificuldade de lidar com os familiares ou que sofra alguma forma de descriminação por sua orientação sexual.

 

***

 

UMA OUTRA VERDADE
Perguntas e respostas para pais e educadores sobre homossexualidade na adolescência
Autor: Claudio Picazio
EDIÇÕES GLS

A adolescência é, por si só, uma fase complexa. Porém, quando o jovem se descobre homo ou bissexual, as complicações aumentam. Especialista no atendimento desse público, Claudio Picazio aborda neste livro os problemas enfrentados pelos adolescentes LGBT e aponta soluções baseadas na ética e no resgate da dignidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X