Renomados pelo conhecimento nessa área, os médicos Judes Poirier e
Serge Gauthier apresentam no livro uma visão geral dos últimos avanços médicos e científicos, as causas e os tratamentos do Alzheimer. Eles abordam também as formas de prevenção que vêm sendo desenvolvidas e os hábitos e estilos de vida que foram validados cientificamente e podem desacelerar ou impedir a progressão sintomática da doença.

50121Pesquisas recentes revelam que até 2030 o número de idosos no Brasil será maior do que o de crianças e adolescentes – e será comum passar dos 80 anos de idade. Se de um lado o aumento da longevidade representa uma vitória, de outro traz consequências. Em 2015, 44 milhões de pessoas em todo o mundo foram diagnosticadas com a doença de Alzheimer. No Brasil, estima-se que haja 1,2 milhão de pessoas com a doença, sendo dois terços delas mulheres. Por conta desse prognóstico, os médicos canadenses Judes Poirier e Serge Gauthier, um dos maiores especialistas no tema atualmente, se debruçaram em estudos científicos realizados nas últimas décadas para trazer informações multidisciplinares e atualizadas sobre esse mal, abordando aspectos fundamentais, como genética, fatores de risco, diagnóstico, progressão da doença, tratamentos e prevenção. O resultado está no livro Doença de Alzheimer – O guia completo, lançamento da MG Editores, uma obra ricamente ilustrada, escrita em linguagem didática, mas de maneira direta e rigorosa.

Na avaliação dos professores, o Alzheimer é muito mais do que uma enfermidade que afeta a memória. Desenvolve-se lentamente nas pessoas acima de 65 anos e atinge várias regiões do cérebro, onde estão situados a memória, o aprendizado, o discernimento, as emoções e até mesmo o movimento. “E o fato é que os primeiros filhos do baby boom, os adultos em idade avançada que nasceram após a Segunda Guerra Mundial, acabaram de completar 65 anos – idade em que a prevalência da doença de Alzheimer começa a crescer quase de forma exponencial”, complementam.

Dividida em nove capítulos, a obra oferece uma análise detalhada do estado atual do distúrbio, de sua progressão ao longo do tempo e dos esforços que vêm sendo feitos por várias equipes médicas para desacelerar seu avanço ou efetivamente controlar alguns de seus sintomas mais problemáticos. Segundo os autores, o objetivo é desmistificar a doença como um todo e responder às perguntas mais comuns feitas por pacientes ou seus familiares. Ao longo do livro, os autores abordam os últimos avanços médicos e científicos, as causas e os tratamentos da doença e as formas de prevenção que vêm sendo desenvolvidas, além de hábitos e estilos de vida, validados cientificamente, que podem desacelerar ou impedir sua progressão sintomática. Segundo eles, entre os muitos fatores discutidos estão a dieta e a atividade física, duas escolhas pessoais que não requerem receita nem consulta médica.

“Entendemos a doença muito melhor do que há cinco anos. Passamos da fase em que diagnosticar a doença era difícil, avançando para a etapa de desenvolver estratégias de prevenção sofisticadas”, avaliam os especialistas, destacando que é justamente essa nova compreensão das causas e dos tratamentos que querem compartilhar com os leitores de maneira menos técnica e mais acessível.

Os autores 

Serge Gauthier é professor titular de Psiquiatria, Neurologia, Neurocirurgia e Medicina na Universidade McGill. Dirige a unidade de pesquisa em doença de Alzheimer no Centro de Estudos de Envelhecimento da mesma instituição. É internacionalmente reconhecido por sua profícua contribuição ao desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas e de tratamento para os pacientes com Alzheimer.  Judes Poirier é professor titular de Medicina e Psiquiatria na Universidade McGill. Dirige a unidade de neurologia biomolecular do Douglas Mental Health University Institute, em Montreal. Pioneiro na pesquisa biomédica sobre as causas e os tratamentos das doenças de Alzheimer e Parkinson e autor de inúmeros artigos e capítulos de livros, é conhecido internacionalmente por suas contribuições científicas nessas áreas. Também é especialista internacional na biologia do envelhecimento normal e de centenários.

_________________________________________________________________________

À venda nas melhores livrarias,
pelo site do Grupo Summus (
http://www.gruposummus.com.br/mg/livro/1446/9788572551212
ou pela Amazon.com.br (http://amzn.to/2bcHRfE
)
_________________________________________________________________________

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X