A Editora Ágora e a Livraria da Vila (Al. Lorena-São Paulo) promovem no dia 23 de agosto, terça-feira, das 18h30 às 21h30, a noite de autógrafos do livro Psicodrama com casais. A organizadora da obra, Gisela Castanho, e os autores receberão amigos e convidados no piso térreo da livraria, que fica na Al. Lorena, 1.731, nos Jardins, em São Paulo.

Desde o começo do namoro, os casais formam um tecido relacional, que é a base do casamento. Esse tecido é feito de afetos, escolhas, reações e decisões. Cada relacionamento tem suas características, tecendo-se na convivência uma trama peculiar. O papel da terapia de casal é cuidar desse tecido, que às vezes fica esgarçado e quase se rompe. No livro Psicodrama com casais, lançamento da Editora Ágora, psicodramatistas compartilham suas experiências no atendimento de casais, indagando e refletindo sobre amor e conjugalidade. Organizada pela psicoterapeuta Gisela Castanho, a obra aborda temas como dificuldades sexuais, infidelidade, relações de poder, dinheiro, impasses e conflitos conjugais – todos sob a ótica moreniana e com base na prática clínica com casais em consultórios, instituições e comunidades.

Dividido em três partes, o livro tem 11 capítulos escritos por psicodramatistas com experiências diversas e vários exemplos de práticas clínicas. Questões como a difícil arte de viver a dois, a mulher ferida e a síndrome de Estocolmo, infidelidade e o dilema entre desejo e compromisso, terapia de casal e perda ambígua, a abordagem psicodramática das dificuldades sexuais e os problemas do vínculo conjugal na atualidade são apresentadas e avaliadas pelos especialistas.

Os casos apresentados pelos autores revelam que a terapia é solicitada em função de dificuldades consideradas insolúveis, pois os recursos do casal estão quase esgotados ao chegarem à sessão inicial. Cada um dos cônjuges pensa que a intervenção do terapeuta pode modificar a situação a seu favor e fica temeroso ao que lhe pareça desfavorável. As respostas do terapeuta são passíveis de ser deturpadas pela expectativa dos cônjuges. “Interessa a ambos influenciar o julgamento dele e, se puderem, tê-lo como aliado”, afirma Gisela.

Os exemplos ilustrados na obra mostram que a relação conjugal é um sistema que se auto-organiza e tem alto grau de estabilidade dinâmica. Dessa forma, sofre flutuações contínuas, múltiplas e interdependentes. “O casal saudável é um casal flexível”, diz a organizadora. Segundo ela, a terapia de casal busca desvelar a trama oculta das inter-relações pela qual os problemas se manifestam e bloqueiam a espontaneidade e a criatividade promotoras de saúde.

Para saber mais sobre a obra, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1443/Psicodrama+com+casais

Psicodrama com casais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X