O programa Opinião de ontem abordou o tema a liberdade de imprensa e o papel do jornalismo no Brasil de hoje. As fake news são uma ameaça à informação de qualidade? Como historicamente é a relação dos governos com os órgãos de imprensa?

Participaram da edição o jornalista Ricardo Gandour, autor do livro “Jornalismo em Retração, Poder em Expansão “, da Summus, e a jornalista Patrícia Campos Mello, repórter especial do jornal Folha de S. Paulo. Assista ao vídeo:

.

.

Conheça o livro de Ricardo Gandour:

JORNALISMO EM RETRAÇÃO, PODER EM EXPANSÃO
A segunda morte da opinião pública
Autor: Ricardo Gandour
SUMMUS EDITORIAL

Nos últimos anos, um fenômeno comunicacional tomou conta do mundo: o uso cada vez mais intenso das redes sociais por políticos de todas as instâncias. Ao mesmo tempo, o jornalismo aprofundou crises estruturais, provocadas pela queda das receitas publicitárias, pelas novas tecnologias e pelo consequente enxugamento das redações. Que riscos tudo isso pode trazer para as democracias? Numa época em que os efeitos devastadores das chamadas fake news são cada vez mais discutidos e que se tenta desacreditar o jornalismo profissional, Ricardo Gandour analisa o cenário de forma inédita. Na esteira de uma consolidada carreira como editor e dirigente de redações, ele radiografa o enxugamento das redações, compara com o crescimento vertiginoso – e por vezes perigoso – do uso das redes por políticos e indaga, baseando-se em Habermas: estaremos vivendo a segunda morte da opinião pública? Leitura indispensável a quem se interessa pelo campo do jornalismo e da comunicação e seus impactos na democracia, e obra de referência para os estudiosos das transformações por que passa o ecossistema da informação. Prefácio de Eugenio Bucci.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X