Ontem, 6 de junho de 2023, ocorreu no Auditório da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FESUP, o lançamento do livro A escola dos sonhos – Desejos e projetos de vida dos educadores brasileiros, da Summus. O lançamento foi marcado pelo seminário de mesmo nome, que discutiu os resultados da pesquisa apontada na obra. Participaram do evento os autores, os autores e coordenadores do programa de pesquisa e o professor Nilson José Machado. Assista abaixo ao vídeo do seminário, que teve transmissão pelo YouTube.

 

 

Escrito pelos professores da USP Ulisses F. Araújo e Valéria Arantes, a obra mostra os resultados de uma extensa pesquisa que alcançou 3,5 mil docentes de Norte a Sul do país. Ouvindo-os sobre particularidades de seus anseios pela escola ideal, os autores buscam colocar no centro do debate educacional, por meio da professora Luana, a voz dos docentes, daqueles que estão em sala de aula e conhecem os seus estudantes, suas fragilidades, dificuldades e também resiliências.

Situado em um novo campo de conhecimento, denominado de Pedagogia Positiva, a proposta do livro é trazer para o centro do debate educacional as experiências belas e inspiradoras da profissão docente e das escolas, em vez de focar apenas nos problemas e nas lacunas da educação.

 

Conheça a obra:

Escola dos sonhos, A

Desejos e projetos de vida dos educadores brasileiros 
Ulisses F. Araújo
Valéria Amorim Arantes
R$74,70

Luana é uma professora da rede municipal de ensino que, como a maioria dos professores brasileiros, sonha com uma escola diferente. Relembrando sua história de vida, ela reflete sobre as deficiências e as limitações da educação tradicional que recebeu e resgata experiências inspiradoras que a guiaram na busca das transformações que deseja. Um dia, tem a oportunidade de participar de um projeto político-pedagógico alinhado com aquilo em que acredita, e ajuda a promover uma verdadeira revolução na escola onde atua.

É por meio dessa personagem fictícia que os autores deste livro, pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP/USP), compartilham conosco o que ouviram de milhares de professores de escolas públicas de todo o país no programa de pesquisas “O professor da escola pública brasileira: seus sonhos, desejos e projetos de vida”, realizado em parceria com o Instituto iungo.

Uma obra que traz a escola como lugar de construção coletiva de conhecimento e nos convida a repensar a educação a partir da ótica de seus protagonistas: docentes e estudantes.

 

.

Este livro faz parte da coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas. Para conhecer todos os volumes já publicados na coleção, acesse:
.
https://www.gruposummus.com.br/colecao/novas-arquiteturas-pedagogicas/

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X