No livro Acupuntura e medicina integrativa, o médico Mário Sérgio Rossi Vieira explica quando a técnica pode ser um ótimo complemento ao tratamento convencional

.

Nascida na China há mais de 3 mil anos, a acupuntura aplica agulhas em certas áreas do corpo para gerar alívio da dor ou prevenção de doenças. O tratamento se popularizou no fim da década de 1970 e ganha cada vez mais adeptos no mundo.

A ciência comprova que a acupuntura é um tratamento eficaz em diversas especialidades médicas. O livro Acupuntura e medicina integrativa – Sabedoria milenar, ciência e bem-estar (MG Editores, 2017), do dr. Mário Sérgio Rossi Vieira, diz o seguinte sobre essa arte:

“Em 1979, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu oficialmente a acupuntura como método terapêutico para a cura de 43 enfermidades – número elevado a mais de uma centena em revisão publicada em 2003 –, contribuindo para a expansão da onda integrativa, na qual as medicinas chinesa e moderna caminham lado a lado combinando teorias e práticas.” (p. 62)

Ao longo do livro, o autor apresenta algumas das áreas em que a acupuntura pode ser um complemento ao tratamento médico convencional, além de ser uma aliada do bem-estar geral do ser humano, contribuindo para as esferas física, mental, emocional e energética.

No capítulo “Serve para…”, Vieira apresenta cada uma das especialidades médicas em que o método chinês é bem-vindo. Confira:

Medicina de reabilitação (fisiatria)

Nesses casos, a acupuntura é muito usada após o tratamento de uma doença que deixou sequelas ao paciente, como após o tratamento oncológico e sequelas neurológicas de acidente vascular cerebral (AVC).

Para quadros crônicos, como fibromialgia, tendinite e enxaqueca, entre outros, a técnica chinesa costuma dar bons resultados. No caso da dor de cabeça, a acupuntura é usada como prevenção às crises e nos momentos em que há um excesso de queixa.

.

Medicina esportiva

Atletas como o ex-ginasta Diego Hypólito e a jogadora de futebol Fabi Simões são adeptos da acupuntura, como veiculado no site da revista Marie Claire. Nesses casos, a técnica anda lado a lado com a fisioterapia e, claro, a medicina esportiva. Para atletas, a acupuntura é indicada porque reduz dores, inchaços e inflamações, além de proporcionar uma recuperação mais rápida quando há lesões musculares e articulares, tendinites, entorses, distensões e contusões no atleta.

.

Geriatria

Agulhas diferenciadas, sendo mais finas e delicadas que as convencionais, são utilizadas para o tratamento em idosos. Em geral, os pacientes geriátricos que mais se beneficiam da acupuntura são portadores de artrose ou osteoartrite; nesses casos, o número de sessões deve ser maior do que o convencional para que a pessoa comece a sentir melhoras.

Os demais pacientes conseguem melhor qualidade de vida, pois a acupuntura faz efeito em diversas partes do corpo. Ajuda no equilíbrio, alivia dores musculares e articulares, melhora a coordenação motora e ajuda na memória e no sono.

.

Ginecologia e obstetrícia

A acupuntura pode ajudar em diversas fases da vida da mulher, aliviando, por exemplo os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Já nas grávidas, as agulhas evitam enjoos, vômitos e dores no corpo. E, após o nascimento da criança, trazem benefícios para a cicatrização e a amamentação.

.

Caso você queira inserir a técnica em sua vida, antes de tudo procure seu médico. O autor explica:

“Sempre ressalto a importância de efetuar um diagnóstico correto para propor um tratamento adequado. Se tratarmos com acupuntura um paciente sem conhecer seu diagnóstico ocidental, corremos o risco de sedar alguns sintomas enquanto a doença de base continua em andamento. Todo cuidado é pouco.” (p. 86)

***

Conheça o livro, que está disponível nas versões impressa e digital:

.

ACUPUNTURA E MEDICINA INTEGRATIVA
Sabedoria milenar, ciência e bem-estar

Autor: Mário Sérgio Rossi Vieira
MG EDITORES

Reconhecida como especialidade médica no Brasil desde 1995, a acupuntura vem sendo cada vez mais procurada por pacientes que desejam obter o alívio de diversos sintomas. Utilizada como tratamento complementar das mais variadas enfermidades – de insônia e depressão a infertilidade e lombalgia –, a acupuntura oferece o melhor da sabedoria milenar oriental aliada à segurança e à eficácia da medicina ocidental. Nesta obra, o médico fisiatra Mário Sérgio Rossi Vieira aborda, em linguagem clara e direta, os princípios que compõem a medicina tradicional chinesa, as evidências de que a acupuntura funciona, os vários tipos de tratamento, as principais indicações do agulhamento, os benefícios da técnica e as dúvidas mais comuns dos leigos. Além disso, mostra como a acupuntura está alinhada com uma nova visão de medicina, baseada na prevenção, na busca do equilíbrio do organismo, na qualidade de vida e no respeito ao paciente.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X