ISBN: 9788532310460

Comunicação organizacional estratégica

Aportes conceituais e aplicados

Organizador(es): Margarida Maria Krohling Kunsch

Autor(es): Agatha Camargo Paraventi, Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar, Arlindo Ornelas Figueira Neto, Carolina Frazon Terra, Cristina Panella, Daniel dos Santos Galindo, Dorinho Bastos, Elizabeth Saad Corrêa, Else Lemos, Flavio Hourneaux Junior, Kleber Markus, Luiz Alberto de Farias, Margarida Maria Krohling Kunsch, Maria Aparecida Ferrari, Maria do Socorro Sousa Braga, Mariângela Furlan Haswani, Marlene Theodoro, Mitsuru Higuchi Yanaze, Paulo Nassar, Reinaldo Polito, Valéria de Siqueira Castro Lopes, Vânia Bueno Cury, William Antonio Cerantola

Nesta obra, a comunicação integrada, conjugando, de forma sinérgica, a atuação de relações públicas com a comunicação institucional e a comunicação interna, assim como a atividade de marketing com a comunicação mercadológica, é analisada de diferentes óticas. Dividida em três partes e organizada por Margarida Kunsch, trata-se de leitura fundamental para profissionais e estudantes de comunicação e relações públicas.

R$133,00

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788532310460

Assuntos: , ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532310460
REF: 11046
Edição 1
Ano 2016
Nº de Páginas 392
Peso 0,605 kg
Formato 17 × 24 cm

Margarida Maria Krohling Kunsch

Professora titular e diretora (2013‑2016) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre‑docente em Teoria da Comunicação Institucional – Políticas e Processos pela ECA‑USP. Autora, entre outros, dos livros Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 2003) e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (Summus, 1997). Organizadora de inúmeras obras das ciências da comunicação. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic), da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Confederação Ibero‑Americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom). É presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom).

Agatha Camargo Paraventi


Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP), é bacharel em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou por 11 anos em comunicação corporativa. Docente da Faculdade Cásper Líbero e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, nas disciplinas Ética e Legislação em Relações Públicas, Planejamento, Opinião Pública, Cultura Organizacional e Relações com a Imprensa. Docente nos cursos de especialização da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e da pós‑graduação lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp) da ECA‑USP. É diretora administrativa da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (2014‑2016). Coautora do livro Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos (Summus, 2011) e Ensaios sobre comunicação com empregados (In House, 2015).

Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar


Com pós‑doutorado na Harvard University, é doutora e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA‑USP). Graduou‑se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). É professora do mestrado profissional em Controladoria Empresarial, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e do curso de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP). Tem experiência profissional em consultoria na área de gestão. Desenvolve pesquisas relacionadas ao tema “tomada de decisão”, liderando projetos subvencionados pelo CNPq e pelo MackPesquisa. Tem trabalhos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais, além de capítulos em livros, nas áreas de gestão e de contabilidade. Escreveu em coautoria o livro Administração estratégica: planejamento e implantação de estratégias (Pearson, 2010).

Arlindo Ornelas Figueira Neto


Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP). Bacharel em Publicidade e Propaganda pela ECA‑USP e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD‑USP). Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da ECA‑USP, onde também é responsável pelas disciplinas Mídia e Pesquisa em Publicidade. Desenvolveu pesquisas de marketing e de planejamento em institutos de pesquisa e agências de propaganda, como Target Marketing, Almap e SGB, e, posteriormente, atuou como empresário nas agências de propaganda WRPA Comunicação e Marketing e Walker Comunicação em Marketing. Tem experiência na área de comunicação, atuando principalmente em publicidade, mídia, mídia digital, marketing e investimento publicitário. Desde 2008, dedica‑se ao estudo e planejamento da reestruturação do ensino da comunicação mercadológica e institucional no nível da graduação.

Carolina Frazon Terra


É doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP). Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA‑USP. Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp‑Bauru). Atuou em empresas como Fiat, Vivo, MercadoLivre e Agência Ideal (onde atendeu clientes como Google, McDonald’s, Pepsico, Nike, Avon, Hospital Albert Einstein etc.). Foi gerente de mídias sociais do grupo Nestlé, tendo sido responsável pela estratégia digital da marca Garoto como patrocinadora da Copa do Mundo. É docente dos cursos de pós‑graduação lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas e Gestão da Comunicação Digital da ECA‑USP. Publicou os livros Blogs corporativos: modismo ou tendência? e Mídias Sociais... e agora? Edita os blogs Rpalavreando (http://rpalavreando.com.br) e Relações (http://www.blogrelacoes.com.br).

Cristina Panella


Doutora em Sociologia, com ênfase em Comunicação, pela École des Hautes Etudes em Sciences Sociales (Ehess) – Antenne Pluridisciplinaire de la Vieille Charité, de Marseille (França). Mestre em Formação para a Pesquisa em Ciências Sociais pela mesma instituição e em Antropologia Social e Cultural pela Université René Descartes – Paris V (Sorbonne), em Paris, França. Especialização em Jornalismo pelo College of Journalism & Communications, da University of Florida (EUA). Graduada em Ciências Sociais pela PUC‑SP. Professora convidada do curso de pós‑graduação lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes de Universidade de São Paulo (Gestcorp/ECA‑USP). Presidente do Comitê de Ética da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom). Diretora da marca Cristina Panella Planejamento e Pesquisa, da qual é sócia‑fundadora.    

Daniel dos Santos Galindo


Com pós‑doutorado pela Universidade Complutense de Madrid e curso de extensão pela Université René Descartes (Sorbonne), é doutor em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Docente da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM‑SP) e da pós‑graduação em Comunicação Social da Umesp, atua no recorte das interfaces tecnológicas e culturais da comunicação de mercado e nas relações de comunicação e consumo. Lidera o grupo de pesquisa de Estudos de Comunicação e Mercado (Ecom), cadastrado no CNPq. É autor, entre outros, de: Propaganda inteira & ativ@ (Futura, 2002); Comunicação mercadológica em tempos de incertezas (Ícone, 1986); Ideologia, cultura e comunicação no Brasil (IMS, 1982); e El consumidor postmoderno, una persona relacional: anclajes conceptuales (Fragua, 2012). Organizou: Comunicação mercadológica – Uma visão multidisciplinar (Metodista, 2008); Comunicação institucional & mercadológica: expansões conceituais e imbricações temáticas (Metodista, 2012); Comunicação com o mercado: evidências humanas e tecnológicas (Unaspress, 2014); e Comunicação de mercado em redes virtuais – Uma questão de relacionamento (Argos, 2015).

Dorinho Bastos


É professor livre-docente e doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). E graduado em Arquitetura pela Universidade Braz Cubas (UBC). É professor da graduação do curso de publicidade da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e dos cursos de pós-graduação da mesma escola. Também ministra disciplinas na área de criação/arte/ comunicação visual e design gráfico, nos cursos de pós-graduação da Fundação Instituto de Administração (FIA-FEA-USP) e no Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG). É sócio-diretor do estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design. Cartunista, colabora mensalmente com a Revista Propaganda e a Revista ESPM e semanalmente com o Jornal PropMark., desde 1976. Participou da comissão que criou o Curso de Design da USP. Publicou os livros: Dona Zezé, a moça do café (CCBA-Propeg, 1990); Outdorinho (Central de Outdoor, 1992); Um traço tricolor (SPFC, 1999); Humor de placa (IdeiaMetro, 2001) e Psicodinâmica das cores em comunicação (Edgar Blucher, 2006).

Elizabeth Saad Corrêa


Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP), tem mestrado e graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA‑USP). Professora titular da ECA‑USP, atua no Programa de Pós‑Graduação em Ciências da Comunicação e como docente de graduação no Departamento de Jornalismo e Editoração. Coordena o curso de pós‑graduação lato sensu de Comunicação Digital (Digicorp), voltado para a gestão dessa área nas organizações, e é professora do curso de pós‑graduação lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp). Autora do livro Estratégias para a mídia digital 2.0 e organizadora das coletâneas Mutações no espaço público contemporâneo (Paulus, 2014), Comunicação digital: um panorama da produção acadêmica do Digicorp (ECA/USP, 2014, e-book) e Curadoria digital e o campo da comunicação (ECA/USP, 2012, e-book), também é consultora em estratégias digitais.

Else Lemos


É doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP), onde também fez o mestrado e os cursos de especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp) e em Gestão Integrada da Comunicação Digital (Digicorp). Graduou‑se em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordena o MBA Aberje/ Eseg em Gestão de Comunicação Empresarial. É docente do curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero (Facásper) e nos cursos Gestcorp e Digicorp da ECA‑USP. Co‑organizadora de Consolidação da comunicação organizacional e das relações públicas no Brasil (Intercom, 2013) e Relações públicas estratégicas (Summus, 2011). Foi diretora administrativa da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) na gestão 2008‑2010. Tem ampla experiência em comunicação institucional/corporativa, educação e produção editorial.

Flavio Hourneaux Junior


Doutor, mestre e graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA‑USP), e com pós‑graduação lato sensu pelo curso de especialização em Administração para Graduados, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Visiting fellow no Center for Business Performance, da School of Management – Cranfield University, Inglaterra. Atuação em consultoria empresarial, com trabalhos nas áreas de estratégia e sustentabilidade e sustentabilidade e como palestrante nesses temas em vários eventos nacionais. Professor do departamento de administração da FEA-USP, além de cursos de pós‑graduação em várias instituições de ensino superior em São Paulo desde 2004. Publicou diversos capítulos de livros, além de artigos em periódicos especializados.  

Kleber Markus


Pós‑doutor pela Université René Descartes (Paris V – Sorbonne), é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Fez curso de extensão em Novas Tecnologias da Comunicação pela University of Florida (EUA). É professor em cursos de graduação e no Programa de Pós‑Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Póscom‑Umesp), de cujo curso de Comunicação Mercadológica foi coordenador. É docente, também, dos cursos de pós‑graduação lato sensu em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas e Gestão de Comunicação e Marketing da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP), onde é coordenador assistente do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom). Professor em cursos de especialização e consultor de diversas instituições de ensino e empresas brasileiras. Coautor do livro Marketing fácil (Saraiva, 2012).

Luiz Alberto de Farias


Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Teoria da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Graduado em Relações Públicas pela Cásper Líbero e em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professor do Programa de Pós‑Graduação em Ciências da Comunicação da ECA‑USP e do Programa de Pós‑Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi‑Morumbi. Diretor acadêmico das Escolas de Comunicação e Educação da Anhembi‑Morumbi. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp). Editor da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Foi presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) e diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Autor de Relações públicas estratégicas (Summus, 2011) e A literatura de relações públicas (Summus, 2004).

Margarida Maria Krohling Kunsch


Professora titular e diretora (2013‑2016) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre‑docente em Teoria da Comunicação Institucional – Políticas e Processos pela ECA‑USP. Autora, entre outros, dos livros Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 2003) e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (Summus, 1997). Organizadora de inúmeras obras das ciências da comunicação. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic), da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Confederação Ibero‑Americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom). É presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom).

Maria Aparecida Ferrari


Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP), onde é docente na graduação e na pós‑graduação do Departamento de Relações públicas, Propaganda e Turismo. É graduada em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH‑USP). Coautora dos livros Relações públicas: teoria, contexto e relacionamentos (Difusão, 2009), com James Grunig e Fábio França; Relaciones públicas: naturaleza, función y gestión de las organizaciones contemporáneas (La Crujía, 2011), com Fábio França; e Gestión de relaciones públicas para el éxito de las organizaciones (Universidad San Martín de Porres, 2012), com Fábio França. Membro fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações públicas (Abrapcorp), da qual foi diretora de Relações Públicas (2010‑2012) e diretora editorial (2012‑2014). É professora convidada de programas de pós‑graduação de diversas universidades da América Latina.

Maria do Socorro Sousa Braga


Pós‑doutora e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), graduou‑se em Ciências Sociais, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do CNPq, é, desde 2013, secretária adjunta da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Concentra suas pesquisas nas áreas de partidos políticos e eleições, recrutamento político, governos de esquerda na América Latina e qualidade da democracia. É coordenadora do Núcleo de Estudo dos Partidos Políticos Latino‑Americanos (Neppla) da UFSCar. Publicou o livro O processo partidário‑eleitoral brasileiro: padrões de competição política –1982‑2002 (Humanitas/Fapesp, 2006) e, em parceria com Maria D’Alva Kinzo, Eleitores e representação partidária no Brasil (Humanitas/CNPQ, 2007). Foi pesquisadora visitante do Centro Latino‑Americano (LAC) da Universidade de Oxford, com bolsa fellowship da Academia Britânica.

Mariângela Furlan Haswani


Doutora em Integração da América Latina pelo Programa de Pós‑Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam‑USP) e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da mesma instituição (ECA‑USP), é graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (Facásper). Hoje, atua como docente e pesquisadora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA‑USP, na especialidade da Comunicação Pública Governamental. É docente do curso de pós‑graduação lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA‑USP. Publicou o livro Comunicação pública (Saraiva, 2013) e uma série de artigos e capítulos de livros. Com 40 anos de carreira, atuou em órgãos públicos dos poderes executivo e legislativo, principalmente na cidade de São Paulo, e prestou consultoria em comunicação para campanhas eleitorais, prefeituras e partidos políticos em diversos estados brasileiros.

Marlene Theodoro


Doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (Facásper), tem licenciatura em Letras – Inglês/Português pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É especialista em Teoria e Técnicas da Comunicação pela Facásper, em Linguística pela Unesp, e em English as a Foreign Language pela University of Michigan (EUA). Professora de comunicação verbo‑gestual nos cursos de Marketing Político e de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP), de Comunicação Oral no Master of Business Communication, da Facásper, e no Master em Tecnologia Educacional da Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap). É responsável pelos cursos de expressão verbal em inglês no Instituto Reinaldo Polito. Membro titular da Academia Araraquarense de Letras, publicou o livro A era do Eu S. A. (Saraiva, 2004).

Mitsuru Higuchi Yanaze


Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP), mestre em Business Administration pela Michigan State University (EUA) graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA‑USP. É especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor titular da USP, é docente dos cursos de pós‑graduação lato sensu de Gestão de Comunicação e Marketing e de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA‑USP, onde coordena o Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom). Coordena programas acadêmicos internacionais em parceria com a Universidade da Flórida (EUA), a Information Management School da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Paris V. Dedica‑se principalmente aos temas de planejamento de marketing, gestão da comunicação integrada e retorno de investimentos em marketing e comunicação.

Paulo Nassar


É pós‑doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione, em Milão, na Itália. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP). Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Professor livre‑docente da ECA‑USP, onde leciona também no curso de pós‑graduação lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp). Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (Genn), da ECA‑USP. Publicou, entre outras obras, O que é comunicação empresarial (Brasiliense, 2006), Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações (Difusão/Senac, 2012) e Comunicação todo dia (Nacional, 2009). É autor de grande número de artigos sobre temas da comunicação em revistas e jornais brasileiros. Diretor‑presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Reinaldo Polito


Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (Facásper), graduou‑se em Ciências Econômicas e Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo (Fecap). Fez cursos de especialização em Administração Financeira (Fecap e Fundação Getúlio Vargas – FGV) e em Comunicação e Mercado (Facásper). É professor de comunicação oral no curso de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA‑USP. Foi docente de oratória corporativa nos cursos de pós‑graduação da Fecap, da Facásper e da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Autor de 26 livros sobre a arte de falar em público, com mais de um milhão de exemplares vendidos em todo o mundo. Coordenador das séries Superdicas, da Saraiva, e 29 minutos, da Sextante. Membro titular fundador da Academia Araraquarense de Letras. Colunista semanal no UOL, nas rádios USP e Transamérica e em vários jornais e revistas. Presidente da ONG Via de Acesso. Presidente e membro titular da Academia Paulista de Educação.

Valéria de Siqueira Castro Lopes


Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP), graduou‑se em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Leciona nos cursos de Relações Públicas da ECA‑USP e da Faculdade Cásper Líbero (Facásper), bem como no curso de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA‑USP. É diretora editorial da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp), membro do comitê editorial da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas e consultora associada da Mistura Fina Comunicação Organizacional. Autora de diversos capítulos de livros e artigos sobre mensuração de resultados, entre os quais “Opinião e pesquisa: instrumentos e orientação e avaliação”, no livro Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos (Summus, 2011), organizado por Luiz Alberto de Farias.

Vânia Bueno Cury


Mestre em Organizational Development and Positive Change pela Case Western Reserve (Cleveland, Estados Unidos) e especialista em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM‑SP), graduou‑se em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam). Professora na graduação do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e professora no MBA da Aberje. Consultora com formação na Katholieke Universitteit Leuven, da Bélgica, além do Ashridge Management College, da Inglaterra, atua há 25 anos no mercado de comunicação, focando desde 2007 em consultoria para o desenvolvimento organizacional. É professora convidada de cursos de especialização da Universidade de São Paulo (Fundação Instituto de Administração, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FIA/FEA‑USP e Escola de Comunicações e Artes – ECA‑USP), bem como do projeto Pegasus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de ministrar cursos na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

William Antonio Cerantola


Doutorando em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP), em cotitulação com o Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova Lisboa, de Portugal. Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA‑USP). Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA‑USP. Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB‑SP). Professor de Gestão da Comunicação Interna do programa de pós‑graduação lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp) da ECA‑USP. Professor de Gestão da Comunicação e Cultura do Programa de Pós‑Graduação em Gestão da Comunicação Corporativa das Faculdades Integradas Rio Branco. É sócio e consultor em marketing e comunicação da Plexus Consultoria.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [194.51 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Comunicação organizacional estratégica”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Relações Públicas e suas interfaces

Berta García Orosa
Cleuza G. Gimenes Cesca
Jorge Pedro Sousa
e mais 3 autores
R$83,60

Unindo especialistas do Brasil, da Espanha e de Portugal, Cleuza Gimenes Cesca apresenta mais uma obra indispensável para estudantese profissionais de Relações Públicas. Entre os temas abordados estão o relacionamento com o público interno, os desafios na era da internet, a nomenclatura do setor e o papel da informação nesse segmento.

Relações Públicas, mercado e redes sociais

Rafael Vergili
R$58,40

Hoje, as redes sociais constituem um canal de grande exposição – tanto positiva quanto negativa – para as empresas. Quando se trata de imagem institucional, como utilizar o poder da rede para atingir o público? O profissional de RP está capacitado para esse trabalho? Que tipo de conhecimentos ele deve ter para atuar nas novas mídias sociais? Estas e muitas outras perguntas são respondidas nesta obra atual e inquietante.

Comunicação nas organizações

Empresas privadas, instituições e setor público [conceitos, estratégias, planejamento e técnicas]
Gaudêncio Torquato
R$99,90

Partindo da tese de que a comunicação exerce um extraordinário poder para o equilíbrio, o desenvolvimento e a expansão das organizações, Gaudêncio Torquato discute conceitos fundamentais para a boa comunicação nas empresas – sejam elas públicas ou privadas -, além de apresentar casos reais para análise. Obra fundamental para profissionais e estudantes.Essa edição substitui o título “Comunicação Empresarial-Comunicação Institucional”.

Relações públicas estratégicas

Técnicas, conceitos e instrumentos
Agatha Camargo Paraventi
Backer Ribeiro Fernandes
Carolina Frazon Terra
e mais 13 autores
R$117,00

A área de comunicação e relações públicas cresce em todo o mundo. Elementos como cultura, imagem e identidade são levados em consideração para construir uma boa reputação empresarial. Baseada nessa premissa, esta obra oferece um cenário atualizado e crítico sobre os modos mais eficazes de praticar essa comunicação de forma integrada, mostrando que tratar os públicos de modo planejado é a base para a sustentação de qualquer tipo de empresa.