ISBN: 9786555491142

Diversidade, violência, sofrimento e inclusão em Gestalt-terapia

Organizador(es): Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão

Autor(es): Gizele da Costa Cerqueira, Kahuana Leite, Karina Okajima Fukumitsu, Laura Cristina de Toledo Quadros, Leda Mendes Pinheiro Gimbo, Lilian Meyer Frazão, Livia Arrelias, Renata Escarlate, Silvia Assumpção do Amaral Tomanari, Welison de Lima Sousa

Neste nono volume, a Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas dá as boas-vindas à diversidade e à inclusão. Diversidade implica a apreciação da diferença integrada à mobilização de energia em direção à novidade. Inclusão, por sua vez, consiste na articulação de identificações nutritivas a fim de que a pessoa se sinta pertencente ao mundo. Com base em suas experiências clínicas e tecendo correlações com a perspectiva gestáltica, os autores aqui reunidos promovem reflexões que são semeadura fértil para transcender a violência e o sofrimento humano na atualidade. Seus compartilhamentos são intercâmbios necessários rumo ao respeito e ao desenvolvimento da dignidade existencial.

Assuntos abordados: amor, sexo e o vínculo dialógico; violência contra mulheres, vitimização secundária e acolhimento; clínica de pessoas em situação de refúgio; atendimento a pessoas em situação de rua; Gestalt-terapia e redução de danos no cuidado de pessoas que usam drogas; compromisso ético e político de uma Gestalt-terapia racializada; clínica gestáltica e a normatividade do campo; manejo de atendimentos emergenciais envolvendo suicídio.

R$75,70

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
Comprando no mínimo 5 livros desta coleção, você ganha 25% de desconto em cada um!
ISBN: 9786555491142

Assuntos: ,

Coleção: Gestalt terapia: fundamentos e práticas

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555491142
REF: 12114
Edição 1
Ano 2023
Nº de Páginas 208
Peso 0,251 kg
Formato 1,00 × 14 × 21 cm

Karina Okajima Fukumitsu

Karina Okajima FukumitsuPsicóloga, psicopedagoga, Gestalt-terapeuta e consultora em saúde existencial. Tem pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e mestrado em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology. Coordena a pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto e a pós-graduação em Saúde Existencial: Diversidade, Inclusão e Cuidados, ambas da Faculdade Phorte. Além disso, cocoordena a pós-graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestaltterapia e a pós-graduação em Morte e Psicologia: Promoção da Saúde e Clínica Ampliada, da Universidade Cruzeiro do Sul . É produtora e apresentadora do podcast Se tem Vida, tem Jeito, palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia. Preside a associação Se tem Vida, tem Jeito. Contato: https://linktr.ee/ karinafukumitsu.

Lilian Meyer Frazão

Uma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.

Gizele da Costa Cerqueira


Psicóloga clínica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), há 27 anos em consultório. Psicoterapeuta e supervisora clínica e institucional. Gestalt-terapeuta com formação pelo psicólogo Flávio de Abreu Faria (RJ); mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF); especialista em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ, em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atua no SUS há 21 anos, sendo uma das profissionais que implantaram e implementaram a reforma psiquiátrica em Imperatriz (MA). Fundou e coordenou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas na mesma cidade. É autora de artigos de livros. Foi professora de psicologia no ensino superior. Cofundadora do grupo de estudos Gestalt-terapia e traumas realizado hibridamente.

Kahuana Leite


Paranaense vinculada afetivamente ao Acre e atualmente vivendo no Rio de Janeiro. Psicóloga pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Gestalt-terapeuta pelo Centro de Capacitação em Gestalt-terapia (CCGT) de Belém (PA). Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista CAPES. Membro do “Acolher”, Grupo de Estudos em Gestalt-terapia do Acre (GEGT/AC), e do grupo de pesquisa “Situação contemporânea e dimensões estruturais: perspectivas em fenomenologia crítica e abordagem gestáltica”, da UFRJ. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas: clínica gestáltica, cisheteronormatividade, gênero e sexualidades.

Karina Okajima Fukumitsu


Karina Okajima Fukumitsu

Psicóloga, psicopedagoga, Gestalt-terapeuta e consultora em saúde existencial. Tem pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e mestrado em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology. Coordena a pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto e a pós-graduação em Saúde Existencial: Diversidade, Inclusão e Cuidados, ambas da Faculdade Phorte. Além disso, cocoordena a pós-graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestaltterapia e a pós-graduação em Morte e Psicologia: Promoção da Saúde e Clínica Ampliada, da Universidade Cruzeiro do Sul . É produtora e apresentadora do podcast Se tem Vida, tem Jeito, palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia. Preside a associação Se tem Vida, tem Jeito. Contato: https://linktr.ee/ karinafukumitsu.

Laura Cristina de Toledo Quadros


Gestalt-terapeuta, doutora em Psicologia Social (Uerj), professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), supervisora e chefe do Serviço de Psicologia Aplicada da Uerj. Professora da Pós-Graduação em Psicologia Social da Uerj, coordenadora do Projeto COMtextos: Arte e livre expressão na abordagem gestáltica e vice-coordenadora do Laboratório Gestáltico. Professora de cursos de especialização em Gestalt-terapia no estado do Rio de Janeiro. Co-organizadora do livro O tempo e a escuta da vida: configurações gestálticas e práticas contemporâneas (Quintet, 2014) e autora de artigos na área. Ganhadora do prêmio Fritz Perls (2009) e pesquisadora do grupo Entre_Redes, do CNPq.

Leda Mendes Pinheiro Gimbo


Mãe, feminista, Gestalt-terapeuta, doutora em Psicologia e professora adjunta no curso de psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora em relações de campo e comportamento humano, com ênfase nas relações de gênero e diversidade sexual, violências e relações de poder.

Lilian Meyer Frazão


Uma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.

Livia Arrelias


Renata Escarlate


Psicóloga, sexóloga e psicoterapeuta de casais e adultos há mais de 20 anos. É professora de Gestalt-terapia e Sexualidade Humana em diversas instituições, inclusive na Pós-Graduação com ênfase em Gestalt-terapia do Centro Universitário Celso Lisboa, sendo também criadora e professora do curso Abordagem Gestáltica da Sexualidade Humana. Atua na divulgação científica de informação e educação inclusiva e na proteção dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e na equidade de gêneros.

Silvia Assumpção do Amaral Tomanari


Psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), com formação em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e aperfeiçoamento em Gestalt-terapia com Casais e Famílias pelo Instituto de Gestalt de São Paulo. Também é graduada em Comunicação Social e mestre pela Escola de Comunicações e Artes (ECA- -USP). Trabalha a comunicação não violenta (CNV) em seus atendimentos tanto com casais e famílias quanto com idosos, adultos, adolescentes e crianças. Tem experiência em atendimento a pessoas transgênero e LGBTQIA+, principalmente no Projeto Apoiar Online USP, da qual é psicóloga e supervisora voluntária desde sua criação em 2020. Implantou e coordenou o projeto pioneiro de grupo de idosos on-line nesse mesmo projeto. Tem se aprofundado nos estudos sobre suicídio e finitude, incluindo cuidados paliativos. É uma eterna aprendiz curiosa.

Welison de Lima Sousa


Psicólogo, Gestalt-terapeuta, redutor de danos. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Psicólogo e supervisor clínico na Ethos — Estudos e Psicologia Clínica. Docente do curso de Medicina da Estácio/ IDOMED em Iguatu (CE). Professor convidado em institutos de formação em Gestalt-terapia em âmbito nacional, com discussões sobre: Gestalt-terapia e o uso de drogas; a redução de danos; as políticas públicas; a população de rua, a reforma psiquiátrica; o suicídio.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [477.79 KB]

Você também pode gostar de…

Modalidades de intervenção clínica em gestalt-terapia

Claudia Lins Cardoso
Enila Chagas
Jorgete de Almeida Botelho
e mais 8 autores
R$78,80

Este livro focaliza a prática clínica e suas especificidades aplicadas a diferentes grupos, bem como à saúde pública. Alguns dos temas abordados são: a psicoterapia dialógica, base da Gestalt-terapia; o lugar do corpo e da corporeidade na clínica gestáltica; o trabalho psicoterapêutico com crianças; as particularidades do atendimento a adolescentes; psicoterapia gestáltica com idosos, população que cresce cada vez mais no Brasil; terapia de casal e de família na abordagem gestáltica; e o trabalho com grupos.

Clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em gestalt-terapia, A

Alberto Pereira Lima Filho
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Ênio Brito Pinto
e mais 5 autores
R$70,60

Entre os temas abordados aqui estão a primeira entrevista em Gestalt-terapia, o contrato terapêutico, a importância do sagrado no processo psicoterápico, o pensamento diagnóstico processual e os ajustamentos criativos funcionais e disfuncionais, as técnicas e os recursos da abordagem, o trabalho com sonhos, os términos no processo psicoterapêutico e o trabalho clínico institucional.

Quadros clínicos disfuncionais e gestalt-terapia

Angela Schillings
Arlene Leite Nunes
Cintia Lavratti Brandão
e mais 11 autores
R$96,60

Este volume apresenta diversos quadros disfuncionais ilustrados por casos clínicos em que o indivíduo, cujo funcionamento se apresentava interrompido, estava impedido de viver com qualidade e bem-estar. Desse modo, desmistifica a visão dualista de que “saúde” e “doença” são opostos, devendo a doença ser combatida a qualquer custo. Temas como psicose, bipolaridade, suicídio, adoecimento autoimune, automutilação, ansiedade, borderline, autismo, dependência química, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares e depressão são abordados segundo os referenciais da Gestalt-terapia, que consideram sobretudo o sofrimento humano.

Enfrentando crises e fechando Gestalten

Beatriz Helena Paranhos Cardella
Jorge Ponciano Ribeiro
Josélia Quintas
e mais 4 autores
R$56,10

Crises todos vivemos. Forças para enfrentá-las nem todos temos. Se um dos objetivos principais da Gestalt-terapia é a ampliação da awareness, sobretudo daquilo que impede o fluxo contínuo e dificulta a fluidez do viver, é fundamental refletir sobre as situações inacabadas que nos impedem de avançar. Neste volume, diversos autores mostram que, por meio da espontaneidade, da criatividade e da espiritualidade, é possível abordar sofrimentos diversos, como os políticos, os oriundos de acidentes e de questões de gênero. Calcados na ética e no acolhimento terapêutico, os capítulos aqui presentes dão uma importante contribuição à abordagem. Temas abordados:
• O trauma segundo o enfoque da Gestalt-terapia
• Ressignificando processos com pacientes queimados
• Processos autodestrutivos: do luto do “antigo self” à reinvenção criativa do self
• Experiências em Gestalt-terapia diante do sofrimento LGBTQI+
• Ética e sofrimento humano
• Cuidado às pessoas em sofrimento e possibilidades de ressignificação
• Relação ambiente-corpo como unidade sagrada: Gestalt-terapia como morada da espiritualidade

Recursos criativos em gestalt-terapia

Karina Okajima Fukumitsu
Lilian Meyer Frazão
Maria Alice Queiroz de Brito (Lika Queiroz)
e mais 8 autores
R$74,70

Desde o surgimento da Gestalt-terapia, a arte sempre foi um elemento fundamental da abordagem. Afinal, é por meio da exploração dos próprios recursos criativos que o ser humano se realiza em todo o seu potencial. Partindo dessa premissa, os autores desta obra apresentam temas fundamentais para estudantes e profissionais que desejam ampliar sua atuação terapêutica. Entre os temas abordados aqui, estão: as origens e os instrumentos da arteterapia; o uso de experimentos com grupos; a Gestalt-terapia praticada com inspiração nos clowns; contos e histórias como instrumento para ressignificar percursos de vida; oficinas criativas na formação de Gestalt-terapeutas; a aquarela como recurso terapêutico; a Gestalt-musicoterapia como caminho para a awareness; e o profundo trabalho com máscaras.

Gestalt-terapia: conceitos fundamentais

Alexandra Cleopatre Tsallis
Angela Schillings
Beatriz Helena Paranhos Cardella
e mais 10 autores
R$81,90

O segundo volume da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas trata de temas como awareness, funções, fases e ciclo de contato, fronteira de contato, o self e suas funções, autorregulação organísmica e homeostase, ajustamento criativo e hierarquia de valores ou necessidades, aqui e agora, autossuporte e heterossuporte, indiferença criativa, teoria paradoxal da mudança e concepção de neurose em Gestalt-terapia.

Situações clínicas em Gestalt-terapia

Alysson de Oliveira Mendes
Beatriz Helena Paranhos Cardella
Eleonôra Torres Prestrelo
e mais 8 autores
R$62,80

Nesta obra, terapeutas com vasta experiência apresentam ensaios profundos e sensíveis sobre como se trabalha e se pensa clinicamente em Gestalt-terapia. Articulando teoria e prática, examinam diferentes temáticas: o fechamento de Gestalten; o trabalho com sonhos; o apoio a jovens prestes a entrar na vida adulta; a escuta de pacientes transexuais; a clínica com crianças e adolescentes; o trabalho com pacientes que apresentam ansiedade e depressão etc.Trata-se de narrativas sensíveis e delicadas, relatadas por profissionais que diariamente dedicam seu tempo e esforço a ser testemunhas dos sofrimentos, histórias, alegrias e dificuldades de seus pacientes.

 

Gestalt-terapia: Fundamentos epistemológicos e influências filosóficas

Ari Rehfeld
Claudia Lins Cardoso
Hugo Elídio Rodrigues
e mais 5 autores
R$70,60

Este primeiro volume da Coleção Gestalt‑terapia: fundamentos e práticas apresenta as bases epistemológicas e as influências filosóficas que norteiam a abordagem e compõem os alicerces sobre os quais ela se desenvolveu. Nem sempre esses alicerces foram claramente explicitados pelos fundadores da Gestalt-terapia. Assim, este livro tem o objetivo de oferecer à comunidade gestáltica (estudantes de psicologia, especializandos, profissionais de Gestalt) informações claras e organizadas para o aprofundamento e a ampliação do saber gestáltico, utilizando uma linguagem simples e acessível. Entre os temas abordados na obra estão: raízes históricas da Gestalt-terapia; fenomenologia; existencialismo; humanismo; psicologia da Gestalt; teoria de campo; teoria organísmica; pensamento oriental e Gestalt.