ISBN: 9786555490466

Recursos criativos em gestalt-terapia

Organizador(es): Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão

Autor(es): Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão, Maria Alice Queiroz de Brito (Lika Queiroz), Maria Teresa Vignoli (Teca), Maria de Fatima Pereira Diógenes, Montserrat Gasull Sanglas, Otavio Dutra de Toledo, Paulo de Tarso de Castro Peixoto, Rodrigo Bastos, Selma Ciornai, Wanne de Oliveira Belmino

Desde o surgimento da Gestalt-terapia, a arte sempre foi um elemento fundamental da abordagem. Afinal, é por meio da exploração dos próprios recursos criativos que o ser humano se realiza em todo o seu potencial. Partindo dessa premissa, os autores desta obra apresentam temas fundamentais para estudantes e profissionais que desejam ampliar sua atuação terapêutica. Entre os temas abordados aqui, estão: as origens e os instrumentos da arteterapia; o uso de experimentos com grupos; a Gestalt-terapia praticada com inspiração nos clowns; contos e histórias como instrumento para ressignificar percursos de vida; oficinas criativas na formação de Gestalt-terapeutas; a aquarela como recurso terapêutico; a Gestalt-musicoterapia como caminho para a awareness; e o profundo trabalho com máscaras.

R$74,70

ISBN: 9786555490466

Assuntos: ,

Coleção: Gestalt terapia: fundamentos e práticas

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555490466
REF: 12046
Edição 1
Ano 2021
Nº de Páginas 200
Peso 0.243 kg
Formato 0.90 × 14 × 21 cm

Karina Okajima Fukumitsu

Karina Okajima FukumitsuPsicóloga e psicoterapeuta. Doutora e pós‑doutora pelo Programa de Pós‑Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Psychology. Especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) e em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coeditora da Revista de Gestalt, da mesma instituição. Coordenadora adjunta da especialização em Psicologia Clínica Gestalt‑Abordagem Clínica e Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Co‑organizadora da Coleção Gestalt­ ­terapia: fundamentos e práticas (Summus). Autora dos livros: A vida não é do jeito que a gente quer (2016), Suicídio e luto: his­ tórias de filhos sobreviventes (2013), Suicídio e Gestalt­-terapia (2012) e Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomeno­lógico (2012), todos publicados pela Digital Publish & Print. Organizadora do livro Vida, morte e luto: atualidades brasileiras (2018) e autora de Sobreviventes enlutados por suicídio (2019), ambos publicados pela Summus Editorial. Co‑organizadora da obra Encontros inesquecíveis: relatos de cuidado e ética (Alínea, 2018). Site: http://karinafukumitsu.com.br/

Lilian Meyer Frazão

Lilian Meyer FrazãoUma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.

Karina Okajima Fukumitsu


Karina Okajima Fukumitsu

Psicóloga e psicoterapeuta. Doutora e pós‑doutora pelo Programa de Pós‑Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Psychology. Especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) e em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coeditora da Revista de Gestalt, da mesma instituição. Coordenadora adjunta da especialização em Psicologia Clínica Gestalt‑Abordagem Clínica e Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Co‑organizadora da Coleção Gestalt­ ­terapia: fundamentos e práticas (Summus). Autora dos livros: A vida não é do jeito que a gente quer (2016), Suicídio e luto: his­ tórias de filhos sobreviventes (2013), Suicídio e Gestalt­-terapia (2012) e Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomeno­lógico (2012), todos publicados pela Digital Publish & Print. Organizadora do livro Vida, morte e luto: atualidades brasileiras (2018) e autora de Sobreviventes enlutados por suicídio (2019), ambos publicados pela Summus Editorial. Co‑organizadora da obra Encontros inesquecíveis: relatos de cuidado e ética (Alínea, 2018). Site: http://karinafukumitsu.com.br/

Lilian Meyer Frazão


Uma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.

Maria Alice Queiroz de Brito (Lika Queiroz)


Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Professora e supervisora do Instituto de Psicologia da UFBA. Fundadora e diretora do Instituto de Gestalt‑terapia da Bahia. Fez parte do primeiro grupo de Gestalt‑terapeutas do Brasil, tendo implantado a abordagem em vários estados. Docente de cursos de pós‑graduação e formações em Gestalt‑terapia, ministra cursos sobre temas diversos na abordagem em vários institutos do país. Criadora da metodologia Reconfiguração do Campo Familiar: um enfoque gestáltico transgeracional. No Brasil, desenvolveu a metodologia do trabalho com a caixa de areia na abordagem gestáltica. Autora de artigos e capítulos de livros. Supervisora nas áreas clínica, clínica ampliada e hospitalar na abordagem gestáltica. Membro fundador e vice‑presidente da primeira diretoria da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia, e membro do Colégio Internacional de Terapeutas.

Maria de Fatima Pereira Diógenes


Psicóloga. Especialista em Gestalt‑terapia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Psicologia Clínica e do Trabalho pelo Conselho Regional de Psicologia do Ceará (CRP). Psicoterapeuta individual e de grupos, tem formação e pós‑formação em Gestalt‑terapia com Lika Queiroz (BA), em Gestalt‑terapia de Casal e Família com Teresinha Mello da Silveira (RJ) e várias outras formações na abordagem gestáltica. Fundadora do Centro Gestáltico de Fortaleza (CGF). Desenvolve trabalhos com histórias e contos como experimentos em Gestalt‑terapia. Escritora de contos e crônicas, tem textos em coletâneas publicadas por várias editoras brasileiras. Autora de Travessias – Vidas recontadas (Fortaleza: CGF, 2019) e coautora de Ensaios em Gestalt‑terapia – Percursos autobiográficos (Salvador: Edufba, 2019).

Maria Teresa Vignoli (Teca)


Maria Teresa Vignoli (Teca)

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Psicoterapeuta e supervisora clínica. Especialista em Gestalt‑terapia pelo Center for Studies of the Person, em convênio com o prof. Walter da Rosa Ribeiro, de Brasília, e em Psicologia Analítica Junguiana pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do curso de Formação em Gestalt‑terapia do Centro de Estudos e Pesquisas em Gestalt‑terapia de Campinas (SatoriGT), e professora convidada do Instituto Gestalt de São Paulo. Poeta, com livros publicados e participação em coletâneas, realiza oficinas de escrita criativa desde 1993 em universidades, centros de formação, escolas e espaços voltados à criatividade.

Montserrat Gasull Sanglas


Montserrat Gasull Sanglas

Membro da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia e Abordagem Gestáltica (ABG). Palhaça. Professora de estudos clownescos. Sócia na empresa A Arte de Ser Grande. Realizou estudo da máscara neutra com Javier Villena (Barcelona). Seus estudos e práticas em palhaçaria foram influenciados pela pedagogia de Jacques Lecoq e Philippe Gaulier.

Otavio Dutra de Toledo


Otavio Dutra de Toledo

Médico‑psicoterapeuta formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Especializou‑se em Gestalt‑terapia no Instituto Sedes Sapientiae, onde ministra workshops didático‑vivenciais para os alunos do curso. É roteirista de espetáculos de teatro e dança, sendo o idealizador de vivências de sensibilização à obra, direcionadas ao elenco dos espetáculos.

Paulo de Tarso de Castro Peixoto


Paulo de Tarso de Castro Peixoto

Pós-doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem pós-doutorado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e pela Université Paris XII, França. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Graduado em Musicoterapia pela Universidade Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Formado em Gestalt‑terapia pela Vita Clínica, com a profa. dra. Teresinha Mello da Silveira. Coordenador do curso de pós‑formação em Gestalt Ampliada e Transdisciplinaridade, Co-coordenando cursos de formação com Teresinha Mello da Silveira. Coordenador da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividade (Lemass) da Secretaria Adjunta de Ensino Superior da Secretaria de Educação de Macaé (RJ).

Rodrigo Bastos


Rodrigo Bastos

Mestre em Ciências Sociais. Pós-graduado em Psicologia Clínica na Abordagem Gestáltica. Psicólogo e palhaço. Membro da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia e Abordagem Gestáltica (ABG). Coordenador da pós-graduação em Gestalt‑terapia da Universidade Santa Úrsula (USU). Professor em pós-graduações na abordagem gestáltica no Brasil. Autor de O clown terapêutico (Juiz de Fora: Bartlebee, 2017). Ministra cursos de formação em clownterapia e estudos em palhaçaria pela empresa A Arte de Ser Grande.

Selma Ciornai


Psicóloga com título validado pela Universidade de São Paulo (USP), Gestalt‑terapeuta formada pelo San Francisco Gestalt Institute (EUA), doutora em Psicologia Clínica (Saybrook University/USP), mestre em Arteterapia pela California State University (EUA) e bacharel em Humanidades pela Universidade de Haifa (Israel). Pioneira na introdução da arteterapia gestáltica no Brasil, é fundadora e coordenadora da formação em Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae, e docente na formação de Gestalt‑terapeutas em vários institutos do Brasil, em cursos sobre física quântica, Gestalt‑terapia e paradigmas de campo da contemporaneidade, Gestalt e grupos, recursos expressivos em Gestalt‑terapia e outros temas. Profissional convidada em centros de Gestalt na América Latina e na Europa, é membro honorário da União Brasileira de Associações de Arteterapia (Ubaat). Fundadora da Associação Brasileira de Gestalt‑terapia e Abordagem Gestáltica (ABG) onde fez parte das duas primeiras diretorias. Autora de textos em revistas nacionais e internacionais de Gestalt‑terapia e arteterapia, é organizadora da coleção Percursos em arteterapia e de capítulos nos volumes 4, 6 e 8 da coleção Gestalt terapia – Fundamentos e práticas, todos publicados pela Summus. Atua como psicoterapeuta e supervisora há 35 anos.

Wanne de Oliveira Belmino


Wanne de Oliveira Belmino

Psicóloga, Gestalt‑terapeuta, psicoterapeuta e supervisora clínica. Graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Formada em Gestalt‑terapia pelo Instituto Gestalt do Ceará (IGC) e em Gestalt‑terapia e Intervenções Grupais pelo Centro de Gestáltico de Fortaleza. (CGF). Cursando pós‑formação em Gestalt Ampliada e Transdisciplinaridade na Eco Vie. Organizadora da obra Livro B. Facilitadora de cursos e grupos terapêuticos com foco em arte e criatividade. Apresentadora dos podcasts “Gestalt aberta” e “Águas vivas”. Docente em cursos de aprimoramento e formação em Gestalt‑terapia.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [479.21 KB]

Você também pode gostar de…

Arteterapia para Famílias

Abordagens integrativas
Cathy A. Malchiodi
Shirley Riley
R$92,10

Este livro reúne duas áreas modernas no campo da psicologia: a terapia familiar e a arteterapia. Inova no campo ao apresentar concepções arteterapêuticas fundamentadas nas linhas sistêmicas mais conhecidas. A abordagem social construtivista, a estrutural, a estratégica e a paradoxal. Enfatiza a importância de um sólido conhecimento teórico na prática arteterapêutica, e apresenta casos que ilustram a utilização de atividades artísticas integradas ao processo psicoterápico com famílias.

Percursos em Arteterapia 2

Ateliê Terapêutico, Arteterapia no Trabalho Comunitário, Trabalho Plástico e Linguagem Expressiva, Arteterapia e História da Arte
Ana Alice Francisquetti
Ana Beatriz Toledo de Almeida
Cristina Dias Allessandrini
e mais 14 autores
R$100,90

Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Esta obra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. Este segundo volume apresenta a imensa diversidade de trabalhos possíveis empregando-se métodos arteterapêuticos em diferentes atividades sociais e comunitárias. Mostra como é possível integrar abordagens e equipes interdisciplinares de tratamento com a finalidade de promover lazer, autoconhecimento e crescimento social e pessoal, bem como abordar temas específicos, como feminilidade, esporte, história da arte etc.

Exercícios de arte para grupos

Um manual de temas, jogos e exercícios
Marian Liebmann
R$94,50

A arteterapia é atualmente reconhecida como um valioso sistema terapêutico. Este livro apresenta uma coleção de exercícios práticos, jogos, estruturas e técnicas a serem usados por terapeutas, professores e líderes de grupo. É feita uma análise das teorias de trabalho em grupo e dos critérios adequados para a seleção de grupos. Um livro eminentemente prático.

Percursos em Arteterapia 1

Arteterapia Gestáltica, Arte em Psicoterapia, Supervisão em Arteterapia
Cláudia Ranaldi Nogueira
Maria de Betânia Paes Norgren
Myrian Bove Fernandes
e mais 4 autores
R$92,10

Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Esta obra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. O primeiro volume apresenta os fundamentos teóricos do método, sua conexão com a Gestalt-terapia, a utilização de recursos artísticos no trabalho psicoterápico e os princípios que norteiam a atividade de supervisão no campo da arteterapia.

Arte e Gestalt

Padrões que convergem
Janie Rhyne
R$94,50

A autora é pioneira na integração da prática terapêutica com recursos que envolvem expressão e criatividade. Este livro descreve de forma calorosa e pessoal a experiência artística em terapia, tanto individual quanto em grupos, bem como no campo da educação e do crescimento pessoal. São apresentadas instruções simples de atividades artísticas no contexto terapêutico e educacional.

Descobrindo Crianças

A abordagem gestáltica com crianças e adolescentes
Violet Oaklander
R$111,20

As crianças falam de si mesmas destacando suas posições mediante a experiência do conhecimento. A autora desenvolve um sério estudo sobre o crescimento infantil empregando métodos altamente originais e flexíveis.

Processo criativo em Gestalt-terapia

Joseph C. Zinker
R$98,00

Tornou-se tradicional psicólogos clínicos produzirem trabalhos acerca da criação de grandes artistas, sem considerar a si mesmos artistas envolvidos em um processo criativo. A fim de abordar esse outro aspecto, Joseph Zinker apresenta diversas nuanças do trabalho experiencial em Gestalt-terapia, visando auxiliar o terapeuta a criar situações que favoreçam o desenvolvimento do cliente.

Percursos em Arteterapia 3

Arteterapia e Educação, Arteterapia e Saúde
Ana Alice Francisquetti
Anne Isabelle Obadic
Antonio Sidney Francisco
e mais 12 autores
R$94,50

Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Estaobra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. Neste terceiro volume, o leitor perceberá a profunda ligação entre arte e saúde, bem como arte e educação. Em educação, a utilização da arteterapia com crianças com dificuldades de aprendizagem, recursos expressivos na formação de educadores, encontros entre arteterapia e psicopedagogia. Na área de saúde, uma vasta gama de aplicações, de arte-reabilitação com pacientes vítimas de dano cerebral até trabalho com dependentes químicos, passando por aplicações em fonoaudiologia, trabalho com pacientes com HIV e câncer e tratamento de estresse.

Arte, clínica e loucura

Território em mutação
Elizabeth Araújo Lima
R$81,80

Partindo de seu olhar de terapeuta ocupacional e embasada em teorias psicanalíticas, a autora analisa, de uma perspectiva histórico-crítica, as contribuições da arte para a clínica e as relações entre arte, subjetividade e loucura. Elizabeth analisa criadores pouco conhecidos e, de forma inovadora, realizadores cujo projeto artístico é marcado pela proximidade com o campo clínico.