ISBN: 9786555490077

Luto por perdas não legitimadas na atualidade

Organizador(es): Gabriela Casellato

Autor(es): Alessandra Oliveira Ciccone, Aparecida Nazaré de Paula Jacobucci, Claudia Petlik Fischer, Cynthia de Almeida, Daniela Achette, Eliane Souza Ferreira da Silva, Elisa Costa Barros Silva, Elisa Maria Perina, Francisco de Assis Carvalho, Gabriela Casellato, Hélia Regina Caixeta, Ingrid Maria (Mia) Olsén de Almeida, Joelma Avrela de Oliveira, Juliana Sales Correia, Luciana Mazorra, Marcelo Roberto de Oliveira, Paula Abaurre Leverone de Carvalho, Paula da Silva Kioroglo Reine, Rafael Stein, Simone Maria de Santa Rita Soares, Tom Almeida, Valéria Tinoco, Vera Anita Bifulco, Vera Lúcia Cabral Costa, Vinicius Schumaher de Almeida, Viviane D'Andretta e Silva

A morte em si já constitui um grande tabu no mundo ocidental. O mesmo se pode dizer do luto, sobretudo quando ele não é visto como tal – são as chamadas perdas simbólicas e/ou ambíguas. Partindo dessa realidade, Gabriela Casellato reúne aqui textos de profissionais da psicologia e de pessoas enlutadas. Dividida em quatro partes – “Os lutos do ser”, “Os lutos do estar”, “Os lutos do cuidar” e “Engajamento social: do silêncio à ação”, a obra conta ainda com um texto especial sobre a pandemia de Covid-19 que varreu o mundo e continua assolando o Brasil.

Entre os temas abordados estão:

  • o luto fraterno, a viuvez e o adoecimento por câncer;
  • os lutos vividos por pais de portadores de autismo e síndrome de Down diante do diagnóstico;
  • a dor enfrentada por aqueles que fogem à heteronormatividade;
  • o luto de mulheres que não conseguem ter filhos;
  • as perdas subjetivas e objetivas dos imigrantes;
  • as dificuldades emocionais de cuidadores formais e informais e da equipe de cuidados paliativos;
  • o luto de pacientes que perdem o terapeuta;
  • a dor silenciada dos religiosos.

Em estoque

R$87,80

ISBN: 9786555490077

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9786555490077
REF: 12007
Edição 1
Ano 2020
Nº de Páginas 264
Formato 21 × 14 × 1.20 cm

Gabriela Casellato

Gabriela CasellatoPsicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‐SP), com mestrado e doutorado em Psicologia Clí‑ nica pela mesma universidade. Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Cocoordenadora do curso de Especialização e Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto e do curso de Especialização e Aprimoramento em Intervenções Psicológicas Fundamentadas na Teoria do Apego no mesmo instituto. Organizadora do livro Dor silenciosa ou dor silenciada? – Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade (Polo Books, 2013). Organizadora do livro O resgate da empatia: suporte psicológico ao luto não reconhecido (Summus, 2015). Representante da International Attachment Network (IAN Brasil).

Alessandra Oliveira Ciccone


Alessandra Oliveira Ciccone

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) e especialista em teoria, pesquisa e intervenções em luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e em psicologia analítica junguiana pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (FCM‑Unicamp). Cursa especialização em Intervenção na Automutilação, na Prevenção e Posvenção do Suicídio pelo Instituto Vita Alere. Membro da equipe de coordenação do Phoenix – Centro de Estudos e Aconselhamento em Psicologia da Saúde e Tanatologia e da Rede API‑Phoenix Campinas (Apoio a Perdas Irreparáveis). Atua como psicóloga clínica em consultório particular e em atendimento em psico‑oncologia (Oncocamp, Campinas‑SP).

Aparecida Nazaré de Paula Jacobucci


Aparecida Nazaré de Paula Jacobucci

Psicóloga especialista em psicologia hospitalar e em teoria, pesquisa e intervenção em luto. Mestranda em Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Administradora do blogue Perdas e Luto: Educação para a Morte, as Perdas e o Luto. Membro da British Psychological Society (MBPsS/GBC).

Claudia Petlik Fischer


Claudia Petlik Fischer

Formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Aprimoramento em luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Especialista em neurociências e comportamento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC‑RS) com formação em gestão responsável para a sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, além de formação em clínica analítico‑comportamental e em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing). Atualmente atua como psicóloga clínica.

Cynthia de Almeida


Cynthia de Almeida

Jornalista e consultora para projetos ligados a questões de equidade de gênero e carreira de mulheres. Foi editora e diretora de redação de diversas publicações da Editora Abril, onde também atuou como publisher de revistas femininas. Na Editora Globo, foi diretora editorial de seu portfólio de revistas e criadora do projeto Habla de análise de tendências de comportamento das mulheres. É coautora do livro Ganhar, gastar, investir: o livro do dinheiro para mulheres (Sextante, 2016). É mãe do Pedro, do Gabriel e da Luisa e avó do Santiago e da Eva. É uma das criadoras do projeto Vamos Falar Sobre o Luto.

Daniela Achette


Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialista em educação na saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio‑Libanês e em psicologia hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Distinção de conhecimento em psico‑oncologia pela Socie‑ dade Brasileira de Psico‑Oncologia. Coordenadora da Unidade de Psicologia Hospitalar do Hospital Sírio‑Libanês, além de coorde‑ nadora da pós‑graduação em Saúde Mental e coordenadora peda‑ gógica e tutora da pós‑graduação em Cuidados Paliativos do Instituto de Ensino e Pesquisa do mesmo hospital.

Eliane Souza Ferreira da Silva


Eliane Souza Ferreira da Silva

Psicóloga especialista em psicoterapia breve operacionalizada pela Universidade Paulista (Unip). Especialista em intervenções em luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Atua como psicoterapeuta em consultório particular em Sorocaba (São Paulo) e realiza atendimentos a adolescentes e adultos. Editora e moderadora do site Quando a Árvore Não Dá Fruto – Apoio à Infertilidade.

Elisa Costa Barros Silva


Elisa Costa Barros Silva

Tem 26 anos, ensino médio completo. Trabalha há quatro anos em um restaurante. Adora cinema, mitologia grega, história, desenhar e pintar, comer bem e viajar. É muito independente, cuidadosa, vaidosa, bem informada e tem opiniões sobre tudo.

Elisa Maria Perina


Psicóloga do Centro Integrado em Pesquisas Onco-Hematológicas da Infância (Cipoi) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e lotada no Centro Infantil Boldrini. Certificação em Psico-Oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO). Especialista em Arteterapia pela Escola de Extensão da Unicamp. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp. Ex-coordenadora dos setores de Psicologia e Saúde Mental do Centro Infantil Boldrini. Coordenadora do Programa de Cuidados Paliativos da mesma instituição. Membro-fundador e coordenadora do Phoenix – Centro de Estudos e Aconselhamento em Psicologia da Saúde e Tanatologia e da Rede de Apoio a Perdas (Ir)Reparáveis (API). Coordenadora do Comitê de Psico-Oncologia Pediátrica da SBPO e da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (Slaop). Presidente da SBPO no período 2006 2008 e membro do conselho consultivo desde 2008. Membro da International Psycho-Oncology Society (Ipos) e representante da SBPO na Confederação Internacional de Psico-Oncologia no período 2006 2008. Agraciada com o Prêmio Jimmie Holland pelo reconhecimento de sua dedicação à psico-oncologia.

Francisco de Assis Carvalho


Francisco de Assis Carvalho

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Professor do mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor).

Gabriela Casellato


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‐SP), com mestrado e doutorado em Psicologia Clí‑ nica pela mesma universidade. Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Cocoordenadora do curso de Especialização e Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto e do curso de Especialização e Aprimoramento em Intervenções Psicológicas Fundamentadas na Teoria do Apego no mesmo instituto. Organizadora do livro Dor silenciosa ou dor silenciada? – Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade (Polo Books, 2013). Organizadora do livro O resgate da empatia: suporte psicológico ao luto não reconhecido (Summus, 2015). Representante da International Attachment Network (IAN Brasil).

Hélia Regina Caixeta


Hélia Regina Caixeta

Psicóloga clínica fenomenóloga‑existencial. Especialista em intervenções em luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Atua como psicoterapeuta de adultos em consultório particular em Patos de Minas (MG). Editora e moderadora do site Quando a Árvore Não Dá Fruto – Apoio à Infertilidade.

Ingrid Maria (Mia) Olsén de Almeida


Ingrid Maria (Mia) Olsén de Almeida

Psicóloga especialista em psicologia hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) com aprimoramento pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em psico‑oncologia pelo mesmo instituto. Implantou o serviço de psico‑oncologia do Hospital Sírio‑Libanês. Distinção de conhecimento em psico‑oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico‑Oncologia. Responsável pela supervisão clínica da equipe multiprofissional de cuidados paliativos do Hospital Sírio‑Libanês. Docente, coordenadora pedagógica e tutora da pós‑graduação em Cuidados Paliativos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio‑Libanês.

Joelma Avrela de Oliveira


Joelma Avrela de Oliveira

Neuropsicopedagoga institucional. Graduada em Matemática e Física pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pós‑graduada em Administração Financeira pela mesma instituição. Pós‑graduada em Neuropsicopedagogia Institucional pela Faculdade Censupeg, de Joinville (SC). Cursando pós‑graduação em Neuropsicopedagogia Clínica pela mesma instituição

Juliana Sales Correia


Juliana Sales Correia

Graduada em Psicologia pela Universidade Salvador (Unifacs). Especialista em intervenções psicológicas fundamentadas na teoria do apego pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Aprimorou‑se em intervenções em luto pelo mesmo instituto. Atua como psicoterapeuta de adultos em consultório particular em São Paulo. Editora e moderadora do site Quando a Árvore Não Dá Fruto – Apoio à Infertilidade.

Luciana Mazorra


Psicóloga, mestre e doutora pelo Programa de Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‐SP). Psicoterapeuta especialista em clínica e psicoterapia psicanalítica pela Universidad Pontificia Comillas (Madri). Cofundadora e Diretora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Membro da Inter‑ national Working Group on Death, Dying and Bereavement (IWG). Coautora do livro O dia em que o passarinho não cantou (Zagodoni, 2018) e coorganizadora do livro Luto na infância: intervenções psicológicas em diferentes contextos (Livro Pleno, 2005) e outras publicações sobre formação e rompimento de vínculos. Representante da International Attachment Network (IAN Brasil).

Marcelo Roberto de Oliveira


Marcelo Roberto de Oliveira

Graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e especialista em direito público pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é juiz federal substituto no Tribunal Regional Federal da 4a Região. Tem experiência na área de direito, com ênfase em direito público. Professor universitário e de cursos preparatórios para concursos públicos.

Paula Abaurre Leverone de Carvalho


Paula Abaurre Leverone de Carvalho

Psicóloga com formação em Psicologia Familiar e Individual Sistêmica pelo Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família (Intercef‑PR). Sócia‑fundadora do Trilhar Instituto de Psicologia. Mestre em Migrações Internacionais, Saúde e Bem‑Estar, com ênfase em Luto Migratório pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilla (Espanha).

Paula da Silva Kioroglo Reine


Paula da Silva Kioroglo Reine

Mestranda em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio‑Libanês (IEP‐HSL). Especialista em psicologia hospitalar pela Santa Casa de São Paulo. Aperfeiçoamento em cuidados paliativos pelo IEP‐HSL. Aperfeiçoamento em processos educacionais na saúde pelo mesmo instituto. Distinção de conhecimento em psico‐oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico‐Oncologia. Psicóloga da Unidade de Psicologia Hospitalar do Hospital Sírio‐Libanês. Coordenadora pedagógica e tutora da pós‐graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos do IEP‐HSL.

Rafael Stein


Rafael Stein

Também conhecido como Stein ou Rafa. A perda da minha esposa mudou minha vida para sempre e, ao vivenciar o luto com meus filhos, fui me redescobrindo como pai e como homem. Desde então tenho escrito cartas e bilhetes e publicado no site Cartas para Maria (cartasparamaria.com.br). Lidar com o luto é algo muito pessoal, mas, entre altos e baixos, é possível encontrar um caminho. Sou um homem em construção e, hoje, de verdade, sou pai da Maria Clara e do Francisco.

Simone Maria de Santa Rita Soares


Simone Maria de Santa Rita Soares

Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC‑SP). Psiquiatra pela Universidade de São Paulo (USP). Clinical fellowship em psico‑oncologia pela McMaster University (Canadá) em 2010. Psiquiatra do Instituto do Câncer do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) de 2010 a 2018. Professora convidada do curso de pós‑graduação em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio‑Libanês. Organizadora e autora do livro Prática psiquiátrica em oncologia (Artmed, 2019). Especialista em intervenções em luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Atua como psiquiatra e psicoterapeuta em consultório particular em São Paulo. Editora e moderadora do site Quando a Árvore Não Dá Fruto – Apoio à Infertilidade.

Tom Almeida


Tom Almeida

Fundador do movimento inFINITO, diretor do Death over Dinner Brazil, criador do Guia de Rituais Virtuais, colunista do podcast Finitude e idealizador do Festival inFINITO, Cineclube da Morte, A Morte no Jantar, Death over Drinks e da Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos. É empreendedor social, ativista do bem morrer, palestrante, facilitador de workshops, conector, comunicador e cozinheiro.

Valéria Tinoco


Psicóloga e psicoterapeuta. Mestre e doutora em Psicologia Clí‑ nica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Coautora do livro O dia em que o passa‑ rinho não cantou (Zagodoni, 2018) e coorganizadora do livro Luto na infância: intervenções psicológicas em diferentes contextos (Livro Pleno, 2005). Representante da International Attachment Network (IAN Brasil).

Vera Anita Bifulco


Vera Anita Bifulco

Psicóloga clínica e psico‑oncologista. Integrante da equipe de cuidados paliativos do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC). Aperfeiçoamento em gerontologia social e em psico‑oncologia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da EPM‑Unifesp. Coorganizadora do livro Câncer: uma visão multiprofissional, volumes I e II (Manole, 2009). Coautora do livro Cuidados paliativos: conversas sobre a vida e a morte na saúde (Manole, 2016). Coorganizadora do livro Cuidados paliativos: um olhar sobre as práticas e as necessidades atuais (Manole, 2018). Coordenadora do grupo de apoio a cuidadores de Alzheimer do Hospital 9 de Julho.

Vera Lúcia Cabral Costa


Vera Lúcia Cabral Costa

Mãe da Elisa e da Helena. Mãe “de segundo grau” da Teresa e da Lucia e avó do Vicente. Economista e mestre em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA‑USP). Há 25 anos trabalha, com paixão, na área de educação. Atualmente é diretora de educação na Microsoft Brasil.

Vinicius Schumaher de Almeida


Vinicius Schumaher de Almeida

Psicólogo com ênfase em psicologia da saúde e clínica psicanalítica pelo Centro Universitário de Votuporanga (SP). Especialista em teoria, pesquisa e intervenção em luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Terapeuta EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) com certificação pelo Institute EMDR dos EUA e EMDR Iberoamérica. É fundador e psicólogo clínico do Instituto Vinculare, localizado no município de Votuporanga, onde atua na coordenação e em atendimentos clínicos a enlutados e pessoas em situações de traumas psicológicos.

Viviane D'Andretta e Silva


Viviane D'Andretta e Silva

Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Aprimoramento em psicologia hospitalar pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington. Aperfeiçoamento em cuidados paliativos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio‑Libanês. Especialista em teoria, pesquisa e intervenção em luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Autora de capítulos dos livros Assistência ao paciente crítico: uma abordagem multidisciplinar (Atheneu, 2018) e Saúde e psicologia: dilemas e desafios da prática na atualidade (Paco Editorial, 2019).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [537.72 KB]

Você também pode gostar de…

Vida, morte e luto

Atualidades brasileiras
Ana Catarina Tavares Loureiro
Avimar Ferreira Junior
Daniel Neves Forte
e mais 25 autores
R$92,10

Em estoque

Esta obra visa apresentar os principais cuidados e o manejo em situações-limite de adoecimento, suicídio e processo de luto, bem como reitera a visão de que, toda vez que falamos sobre a morte, precisamos também falar sobre a vida. Escrito por profissionais da saúde, este livro multidisciplinar atualiza os estudos sobre a morte, o morrer, a dor e o luto no Brasil. Destinado a psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc., aborda temas como: espiritualidade, finitude humana, medicina e cuidados paliativos; cuidados e intervenções para pacientes cardíacos, oncológicos e portadores de doença renal crônica; intervenção na crise suicida; pesquisas e práticas sobre luto no Brasil e no exterior; luto não autorizado; as redes de apoio aos enlutados; a tanatologia na pós-graduação.

Luto.

Esclarecendo suas dúvidas
Ursula Markham
R$48,30

Em estoque

Todos nós, mais cedo ou mais tarde, vamos ter de lidar com a perda de alguma pessoa querida. Alguns enfrentarão o luto com sabedoria inata; outros, encontrarão dificuldades em retomar suas vidas. Este livro ajuda o leitor a entender os estágios do luto, principalmente nos casos mais difíceis como os das crianças enlutadas, a perda de um filho ou, ainda, os casos de suicídio.

Conversando sobre o luto

Edirrah Gorett Bucar Soares
Maria Aparecida de Assis Gaudereto Mautoni
R$42,80

Em estoque

Embora a morte seja nossa única certeza, ela se tornou um fenômeno mitificado e temido. Este livro se propõe a ajudar as pessoas a lidar melhor com momentos de tanta angústia. Por meio de depoimentos, orientações e reflexões, ele nos ajuda a perceber que o sofrimento causado pelo luto e os questionamentos que vivemos são comuns a todo ser humano.

Resgate da empatia, O

Suporte psicológico ao luto não reconhecido
Ana Cristina Costa Figueiredo
Cristiane Ferraz Prade
Daniela Reis e Silva
e mais 8 autores
R$87,80

Em estoque

O tema do luto não sancionado é pouco abordado na literatura clínica. Neste volume, profissionais da área de saúde preenchem essa lacuna tratando de temas como aborto espontâneo, infidelidade conjugal, aposentadoria, morte de animais de estimação, perda de familiares por suicídio e o luto de cuidadores profissionais. Estratégias para lidar com a perda e os transtornos psiquiátricos decorrentes dela também fazem parte da obra.

Experiências contemporâneas sobre a morte e o morrer

O legado de Elisabeth Kübler-Ross para os nossos dias
Daniela Freitas Bastos
Rodrigo Luz
R$68,80

Em estoque

Neste livro, Rodrigo Luz e Daniela Freitas Bastos contam um pouco da trajetória pessoal e profissional de Elisabeth, aprofundam-se nos estudos que ela nos legou e reproduzem os seminários no contexto brasileiro. Por meio do depoimento dos pacientes-professores, eles nos permitem enfrentar de peito aberto o tabu da morte e entrar em contato com recursos que nos ajudem a lidar com os pacientes com empatia, respeito e compaixão.

Amor e perda

As raízes do luto e suas complicações
Colin Murray Parkes
R$108,10

Em estoque

Amor e luto são duas faces da mesma moeda: não podemos amar sem temer a perda do ser amado. Neste livro, Colin Parkes traz uma nova visão sobre o apego, o amor e o luto. Ele aborda a perda de pais, filhos ou cônjuges na vida adulta, explica o mecanismo de isolamento por que passam os enlutados e mostra maneiras de oferecer apoio. Leitura imprescindível para estudantes e profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria e sociologia.

Maternidade interrompida

O drama da perda gestacional
Maria Manuela Pontes
R$71,60

Em estoque

Por vezes o ciclo da vida inverte-se: morre-se antes de nascer. Estará a sociedade civil consciente da fragilidade da maternidade e do vigor desse sono eterno que nos desvincula da existência? Este livro denuncia os processos da dor e do luto em mulheres que enfrentaram o drama da perda gestacional. São testemunhos reais de uma dura realidade que, silenciosa, clama por ser ouvida. Prefácio de Maria Helena Pereira Franco.

Formação e rompimento de vínculos

O dilema das perdas na atualidade
Airle Miranda de Souza
Danielle do Socorro Castro Moura
Durval Luiz de Faria
e mais 17 autores
R$94,50

Em estoque

Este livro reúne grandes especialistas em formação e rompimento de vínculos. Entre os temas abordados estão os dilemas dos estudantes de medicina diante da morte, a questão das perdas em instituições de saúde, o atendimento ao enlutado, a morte no contexto escolar, as consequências psicológicas do abrigamento precoce, as possibilidades de intervenção com crianças deprimidas pela perda e a preservação dos vínculos na separação conjugal.