Detalhes do Livro
ISBN | 9788571831926 |
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REF: | 20192 |
Edição | 1 |
Ano | 2016 |
Nº de Páginas | 240 |
Peso | 0,275 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Autor(es): Rosane Rodrigues
Esta obra integra as linguagens do teatro e do psicodrama para contar a trajetória de uma modalidade brasileira relativamente pouco estudada, que interage com o público de maneira improvisada, gerando real interlocução entre palco e plateia: o Teatro de Reprise. Também reflete sobre como acontece o processo de transformação, o aprofundamento de temas e até a aprendizagem mútua, na coconstrução e corresponsabilização propiciadas pela metodologia, por meio da mobilização do coconsciente e do coinconsciente grupais.
R$86,80
ISBN | 9788571831926 |
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REF: | 20192 |
Edição | 1 |
Ano | 2016 |
Nº de Páginas | 240 |
Peso | 0,275 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Neste livro, diversos profissionais relatam suas experiências sociopsicodramáticas segundo a visão socioeducativa. Mostram que a intervenção abre a possibilidade de ampliar o conhecimento e a consciência dos participantes, além de permitir que os limites sejam transformados em desafios. Para profissionais que trabalham com grupos e têm como meta a saúde social e o fortalecimento das relações interinstitucionais.
O autor analisa a retomada do teatro espontâneo que vem ocorrendo nos últimos anos, sob o ângulo de seus avanços e suas contribuições para a teoria e prática do psicodrama. Completa a trilogia com os livros anteriores: Teatro da anarquia e O teatro terapêutico.
Esta nova tradução de uma das obras seminais de Jacob Levy Moreno apresenta uma visão completa e multifacetada do teatro da espontaneidade. Além de oferecer ao leitor aspectos teóricos e práticos, traz comentários de contemporâneos de Moreno e aponta suas principais contribuições para a psicoterapia moderna. Fundamental para todos os psicodramatistas que desejam conhecer a fundo as ideias do mestre.
Retomando a idéia de Gaston Bachelard – do imaginário como usina de criação (ao invés da visão tradicional do imaginário como depósito das imagens já existentes) – o autor aprofunda e desenvolve este tema, articulando-o com autores como Walter Benjamin e Michael Foucault, e mais a Teoria Psicodramática e o Teatro de Criação. Ele mostra como é possível realizar trabalhos em empresas, hospitais, escolas, etc., que permitam aos participantes explicar o imaginário que permeia a cada um e ampliá-lo.Os grupos criam cenas, que são representadas por uma Trupe de Teatro de Criação. São pequenos mitos que mostram quais histórias estão sendo vividas naquele momento pelo grupo e como este grupo lida com seus conflitos e necessidades. O imaginário se mostra ali, indicando o que já foi construído e o que necessita ser feito.
A leitura desse livro é provocante e inspiradora. O autor escreve como um bom escritor, faz reflexões como um bom pensador e cria como um artista. Para quem gosta da linguagem do teatro em suas aplicações não convencionais, é imperdível.
Nesta obra, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler e Regina Fourneaut Monteiro reúnem especialistas em grandes grupos para compartilhar suas experiências com psicodramas públicos realizados no Brasil e no exterior e refletir sobre elas. No encontro entre profissionais e comunidade, propostas coletivas, inseridas num contexto cultural e social, podem ser vividas e pensadas na esteira da utopia moreniana, que aponta nossa corresponsabilidade diante da realidade que vivemos. Obra indicada a todos os profissionais que trabalham em e com grupos, sobretudo àqueles que, utilizando a metodologia psicodramática, dedicam-se ao resgate da cidadania e à concretização da liberdade e da igualdade democráticas.
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