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Imprensa negra no Brasil do século XIX

Consciência em Debate
Ana Flávia Magalhães Pinto
R$35,10

Ao longo do século XIX, indivíduos e grupos negros letrados criaram espaços na imprensa para tratar dos assuntos que consideravam importantes e expor suas ideias sobre os rumos do país. Experiências cotidianas e variadas de enfrentamento do racismo, a criação de redes de sociabilidade e o uso de instrumentos legais para promover a cidadania foram registradas nas páginas de jornais assinados por “homens de cor” e dirigidos a eles. Ao ressaltar momentos marcantes da imprensa negra oitocentista, este livro debate as formas de resistência negra e contribui para o enfrentamento da discriminação racial no Brasil. Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros. Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.

Individualidade: Afirmação e Negação na Sociedade Capitalista

Isilda Campaner Palangana
R$74,70

Tratar do processo de individuação dentro da sociedade capitalista, por um lado, levando em consideração os instrumentos materiais e simbólicos e, por outro, os aspectos econômicos, políticos, técnicos e culturais é uma tarefa árdua. A autora abraçou o tema e apresenta agora nesta publicação que, sem dúvida alguma, é um marco pelas informações que traz.

Informação no Rádio, A

Os grupos de poder e determinação dos conteúdos
Gisela Swetlana Ortriwano
R$53,00

Uma análise da natureza da informação no rádio, começando com a própria definição notícia. A autora examina como a política, a economia e a legislação da radiodifusão determinam os conteúdos. Mostra como estruturar um Departamento de Jornalismo, descrevendo as funções e a nomenclatura própria.

Informação, inteligência e utopia

Contribuições à teoria de relações públicas
Roberto Porto Simões
R$53,00

Com base em extensas pesquisas e longa revisão bibliográfica, Roberto Porto Simões parte da premissa de que a informação é amatéria-prima da atividade de Relações Públicas. Assim, ele esmiuça os vários significados de informação, salientando as correntes da cognição, da forma, da matemática etc. Obra indispensável para estudantes e pesquisadores.

Jingles eleitorais e marketing político

Uma dupla do barulho
Carlos Augusto Manhanelli
R$89,90

Partindo da importância do jingle como ferramenta eleitoral, Carlos Manhanelli realiza nesta obra uma análise profunda das músicas de campanha veiculadas nas eleições presidenciais diretas entre 1930 e 2010. De Getulio Vargas a Dilma Roussef, o autor analisa o contexto histórico das campanhas, o perfil dos candidatos e as marcas discursivas das músicas eleitorais dos principais concorrentes.

Jornal-Laboratório

Do exercício escolar ao compromisso com o público
Dirceu Fernandes Lopes
R$72,30

Instrumento fundamental no curso de jornalismo, o jornal-laboratório, inicia a vivência dos futuros jornalistas como o cotidiano da edição, da capitação da notícia à distribuição do jornal. Neste livro, são avaliadas as questões teóricas relacionadas com o ensino do jornalismo, política editorial e o problema da tomada de decisões: o que vai ser publicado e como. Com detalhada análise da realidade de três jornais-laboratório, o autor documenta e analisa a fundo as experiência didáticas.

Jornalismo cultural no século 21

Literatura, artes visuais, teatro, cinema, música [A história, as novas plataformas, o ensino e as tendências na prática]
Franthiesco Ballerini
R$92,10

No mercado editorial brasileiro e mundial, existem poucas obras dedicadas ao universo do jornalismo cultural, muito embora ele atraia cada vez mais profissionais e responda por uma fatia importante do faturamento dos veículos de comunicação. Buscando preencher essa lacuna, Franthiesco Ballerini oferece ao leitor um panorama amplo e aprofundado do tema. Partindo de um histórico do surgimento e da consolidação do jornalismo cultural no Brasil e no mundo, o autor mostra como a atuação nesse nicho se consolidou ao longo dos séculos e em seguida mergulha nas principais áreas cobertas por ele: literatura, artes visuais, teatro, cinema e música. Mas não só: atento às mudanças provocadas pelo advento da internet, Ballerini fala sobre os novos universos – como games, gastronomia e moda – e as novas plataformas – portais, redes sociais – em que os jornalistas especializados podem atuar. Contando com entrevistas detalhadas com os jornalistas culturais mais importantes em atividade no Brasil, a obra traz ainda um capítulo sobre o ensino universitário da especialidade e um ensaio sobre as inter-relações entre consumo e cultura.

Jornalismo Diante das Câmeras

Ivor Yorke
R$75,70

Um guia prático, de fácil leitura, para quem deseja se aprofundar na reportagem televisiva, e aprender a enfrentar as dificuldades desta que é uma das mais exigentes áreas dentro do jornalismo. Analisa as funções e as tarefas dos repórteres de TV dentro da equipe editorial, e aborda assuntos eminentemente práticos como: entrevistas difíceis, coordenação de programas, condução de temas delicados, acesso a material de pesquisa etc. Aborda também algumas questões éticas relacionadas com a prática da reportagem.

Jornalismo em retração, poder em expansão

A segunda morte da opinião pública
Ricardo Gandour
R$53,00

Nos últimos anos, um fenômeno comunicacional tomou conta do mundo: o uso cada vez mais intenso das redes sociais por políticos de todas as instâncias. Ao mesmo tempo, o jornalismo aprofundou crises estruturais, provocadas pela queda das receitas publicitárias, pelas novas tecnologias e pelo consequente enxugamento das redações. Que riscos tudo isso pode trazer para as democracias? Numa época em que os efeitos devastadores das chamadas fake news são cada vez mais discutidos e que se tenta desacreditar o jornalismo profissional, Ricardo Gandour analisa o cenário de forma inédita. Na esteira de uma consolidada carreira como editor e dirigente de redações, ele radiografa o enxugamento das redações, compara com o crescimento vertiginoso – e por vezes perigoso – do uso das redes por políticos e indaga, baseando-se em Habermas: estaremos vivendo a segunda morte da opinião pública? Leitura indispensável a quem se interessa pelo campo do jornalismo e da comunicação e seus impactos na democracia, e obra de referência para os estudiosos das transformações por que passa o ecossistema da informação. Prefácio de Eugenio Bucci.

Jornalismo Empresarial

Gaudêncio Torquato
R$72,30

Este texto se destina aos alunos das escolas de comunicação e aos profissionais de jornalismo empresarial. O primeiro que se publica sobre o assunto, com teoria, história e prática. O autor teve a preocupação de enfocar nossa realidade, na exposição teórica, no retrospecto histórico e nos exemplos práticos. Ampla bibliografia e muitos gráficos.

Jornalismo freelance

Empreendedorismo na comunicação
João Marcos Rainho
R$53,00

Num mundo em que o emprego está cada vez mais raro, muitos jornalistas vêem-se obrigados a trabalhar sem vínculo empregatício. Neste livro, João Marcos Rainho mostra como ser bem-sucedido na área de comunicação trabalhando por conta própria. Ele aborda questões práticas – ensinando o caminho das pedras para quem deseja abrir uma empresa –, fala dos desafios de trabalhar em casa e explica como se tornar um microempresário do ramo.

Jornalismo investigativo

O fato por trás da notícia
Cleofe Monteiro de Sequeira
R$74,70

O livro traça um modelo de jornalismo investigativo brasileiro, tendo por base as rotinas produtivas de repórteres dos principais veículos de mídia impressa. Desenvolve os conceitos da área quanto ao conteúdo de reportagem, métodos de trabalho e técnicas de apuração de informações. Analisa a importância do contexto empresarial para uma reportagem e as balizas éticas que norteiam o profissional. Também avalia a função desse jornalismo na sociedade brasileira, quer para denunciar problemas, quer como fiscalizador dos setores públicos.

Jornalismo na era da Publicidade, O

Leandro Marshall
R$70,60

O processo universal de estetização das relações sociais e culturais na sociedade de consumo tem provocado a erosão do muro que separava o jornalismo da publicidade. Publicidade e propaganda passaram a submeter o jornalismo a suas imposições, o que vem atuando significativamente sobre a linguagem jornalística. Este livro analisa tal processo, bem como as conseqüências dessa mútua dependência, entre as quais podemos observar a neutralização da informação e a emergência de um novo paradigma jornalístico.

Jornalismo na Internet

Planejamento e produção da informação on-line
J.B. Pinho
R$103,90

O livro aborda os principais serviços da internet como ferramentas de comunicação, tendo em vista facilitar o desempenho das diversas atividades e funções jornalísticas. A ênfase recai naturalmente sobre o conteúdo jornalístico, discutindo sob esse prisma os princípios gerais de planejamento, de modo a garantir rapidez, simplicidade, objetividade e confiabilidade. São dissecados o texto jornalístico digital e os elementos da estrutura da notícia, de modo a revelar os componentes principais da redação jornalística na web, além de serem sugeridas normas de redação específicas para esse veículo.

Jornalismo organizacional

Produção e recepção
Marlene Branca Sólio
R$75,70

Este livro apresenta uma visão crítica do jornalismo produzido nas organizações. De forma objetiva, a autora examina minuciosamente o ambiente organizacional e os desafios que este impõe ao fazer jornalístico. Além disso, analisa veículos produzidos para os funcionários e investiga como se dá a recepção das informações. Obra fundamental para jornalistas, profissionais ligados à gestão de pessoas e estudantes.

Jornalismo, ética e liberdade

Edição revista e atualizada
Francisco José Karam
R$83,60

O autor defende nesta obra uma ética universal específica para o jornalista, com traços operativos distintos das demais profissões. Demonstra que a ética jornalística não se reduz à normatização escrita, mas faz parte do processo interior do profissional, que deve se refletir no trabalho cotidiano e se relacionar à totalidade social. Com base em teoria e filosofia do jornalismo, faz um balanço de diversos códigos de conduta jornalísticos vigentes no país e no exterior, analisando temas como cláusula de consciência, interesse público e privacidade, métodos lícitos e ilícitos na obtenção de informação. Analisa também princípios como verdade, objetividade e exatidão. Obra fundamental para a discussão de um tema atual e extremamente polêmico.

Jornalistas literários

Narrativas da vida real produzidas por novos autores brasileiros
Sergio Vilas Boas
R$111,00

Esta obra mostra que jornalismo e literatura são duas áreas complementares. Novos autores escrevem sobre a vida cotidiana e imprimem às narrativas impressões e informações, num jogo contínuo de interdisciplinaridade. Textos temáticos e biográficos se intercalam, mostrando a riqueza cultural do nosso país e personagens que, mesmo desconhecidos, comovem e encantam.

Jornalistas-intelectuais no Brasil

Fábio Henrique Pereira
R$79,70

Este livro aborda as relações do jornalismo com o meio intelectual e a história de vida de dez jornalistas-intelectuais, entre eles Adísia Sá, Alberto Dines, Carlos Heitor Cony, Mino Carta e Zuenir Ventura. A obra mostra como eles conciliaram jornalismo, literatura, artes, universidade e militância política e de que forma sua identidade profissional mudou ao longo do tempo. Prefácio de Cremilda Medina.