Exibindo 91–108 de 223 resultados

História do cinema mundial

Franthiesco Ballerini
R$106,40

Fruto de três anos de profundas pesquisas, História do cinema mundial traz um viés inédito para o estudo do tema: o enfoque geográfico e cultural da sétima arte. Na primeira parte do livro, Franthiesco Ballerini explica como se formaram as principais indústrias cinematográficas do mundo, como Hollywood e Bollywood. Em seguida, passeia pelos movimentos cinematográficos mais emblemáticos do planeta – como o Neorrealismo italiano e a Nouvelle Vague francesa. Na terceira parte, o autor faz uma análise detalhada do melhor cinema feito em cada continente, detalhando aspectos culturais, estéticos e de linguagem. Utilizando o didatismo que lhe é característico, Ballerini se dirige a estudantes de artes e comunicação, profissionais do cinema e do audiovisual, professores e artistas. Na obra, o leitor também encontrará:

  • pequenas sinopses dos filmes mais importantes;
  • curiosidades sobre os bastidores da indústria cinematográfica;
  • listas com os filmes fundamentais;• lindas fotografias que ajudam a contar a história de cada capítulo;
  • índice onomástico composto por todas as películas citadas e por diretores, atores e produtores.

Ideias

100 técnicas de criatividade
Guy Aznar
R$95,50

Esta obra é uma preciosa ferramenta para transformar as limitações, os medos e as incertezas em propostas positivas, isto é, em ideias. Por meio de conselhos que estimulam a criatividade, métodos para aproveitar as técnicas existentes e exemplos concretos, Guy Aznar mostra que a criatividade aplicada à produção de ideias é um processo que pode ser desenvolvido, ensinado e organizado.

Ideias sobre ideias

Mais de quinhentos pensamentos inspiradores sobre criatividade
Roberto Menna Barreto
R$48,20

Mais do que um mero dicionário de citações, este é um livro de pensamentos inspirados sobre o tema da Criatividade. O autor encadeou cuidadosamente mais de quinhentas ideias sobre o tema, gerando uma obra rica, espirituosa, desafiadora e estimulante, que conduz o leitor à reflexão, ao questionamento e às suas próprias conclusões.

Imagem nas Mãos, A

O vídeo popular no Brasil
Luiz Fernado Santoro

Relato circunstanciado do que tem sido o emprego do vídeo no Brasil e na América Latina, como instrumento de informação, animação, conscientização e mobilização. As conclusões práticas visam ajudar no emprego do vídeo para a autonomia cultural da sociedade latino-americana.

Imprensa e Liberdade

Os princípios constitucionais e a nova legislação
Freitas Nobre

Neste livro, Freitas Nobre nos mostra os princípios constitucionais relativos à liberdade de manifestação do pensamento através dos veículos de manipulação de massa. O conhecido autor discute a premente necessidade de uma lei específica para os meios de comunicação, lei esta preserve o direito da liberdade e da crítica, além de refletir os interesses da sociedade de ser bem informada.

Imprensa negra no Brasil do século XIX

Consciência em Debate
Ana Flávia Magalhães Pinto
R$31,90

Ao longo do século XIX, indivíduos e grupos negros letrados criaram espaços na imprensa para tratar dos assuntos que consideravam importantes e expor suas ideias sobre os rumos do país. Experiências cotidianas e variadas de enfrentamento do racismo, a criação de redes de sociabilidade e o uso de instrumentos legais para promover a cidadania foram registradas nas páginas de jornais assinados por “homens de cor” e dirigidos a eles. Ao ressaltar momentos marcantes da imprensa negra oitocentista, este livro debate as formas de resistência negra e contribui para o enfrentamento da discriminação racial no Brasil.Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros. Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.

Individualidade: Afirmação e Negação na Sociedade Capitalista

Isilda Campaner Palangana
R$67,90

Tratar do processo de individuação dentro da sociedade capitalista, por um lado, levando em consideração os instrumentos materiais e simbólicos e, por outro, os aspectos econômicos, políticos, técnicos e culturais é uma tarefa árdua. A autora abraçou o tema e apresenta agora nesta publicação que, sem dúvida alguma, é um marco pelas informações que traz.

Informação Eletrônica e Novas Tecnologias

Ernest Abadal
Luís Codina
Maria José Recoder

Um manual voltado para o leitor que deseja familiarizar-se com as tecnologias avançadas da informação em seu sentido mais amplo: do videotexto ao teletexto, passando pelo banco de dados, discos ópticos, além da recuperação de informações. A edição brasileira conta com um capítulo e inserções especiais sobre o estágio atual dessas tecnologias em nosso país.

Informação no Rádio, A

Os grupos de poder e determinação dos conteúdos
Gisela Swetlana Ortriwano
R$48,20

Uma análise da natureza da informação no rádio, começando com a própria definição notícia. A autora examina como a política, a economia e a legislação da radiodifusão determinam os conteúdos. Mostra como estruturar um Departamento de Jornalismo, descrevendo as funções e a nomenclatura própria.

Informação, inteligência e utopia

Contribuições à teoria de relações públicas
Roberto Porto Simões
R$48,20

Com base em extensas pesquisas e longa revisão bibliográfica, Roberto Porto Simões parte da premissa de que a informação é amatéria-prima da atividade de Relações Públicas. Assim, ele esmiuça os vários significados de informação, salientando as correntes da cognição, da forma, da matemática etc. Obra indispensável para estudantes e pesquisadores.

Jingles eleitorais e marketing político

Uma dupla do barulho
Carlos Augusto Manhanelli
R$81,80

Partindo da importância do jingle como ferramenta eleitoral, Carlos Manhanelli realiza nesta obra uma análise profunda das músicas de campanha veiculadas nas eleições presidenciais diretas entre 1930 e 2010. De Getulio Vargas a Dilma Roussef, o autor analisa o contexto histórico das campanhas, o perfil dos candidatos e as marcas discursivas das músicas eleitorais dos principais concorrentes.

Jornal-Laboratório

Do exercício escolar ao compromisso com o público
Dirceu Fernandes Lopes
R$65,70

Instrumento fundamental no curso de jornalismo, o jornal-laboratório, inicia a vivência dos futuros jornalistas como o cotidiano da edição, da capitação da notícia à distribuição do jornal. Neste livro, são avaliadas as questões teóricas relacionadas com o ensino do jornalismo, política editorial e o problema da tomada de decisões: o que vai ser publicado e como. Com detalhada análise da realidade de três jornais-laboratório, o autor documenta e analisa a fundo as experiência didáticas.

Jornalismo cultural no século 21

Literatura, artes visuais, teatro, cinema, música [A história, as novas plataformas, o ensino e as tendências na prática]
Franthiesco Ballerini
R$83,70

No mercado editorial brasileiro e mundial, existem poucas obras dedicadas ao universo do jornalismo cultural, muito embora ele atraia cada vez mais profissionais e responda por uma fatia importante do faturamento dos veículos de comunicação. Buscando preencher essa lacuna, Franthiesco Ballerini oferece ao leitor um panorama amplo e aprofundado do tema. Partindo de um histórico do surgimento e da consolidação do jornalismo cultural no Brasil e no mundo, o autor mostra como a atuação nesse nicho se consolidou ao longo dos séculos e em seguida mergulha nas principais áreas cobertas por ele: literatura, artes visuais, teatro, cinema e música. Mas não só: atento às mudanças provocadas pelo advento da internet, Ballerini fala sobre os novos universos – como games, gastronomia e moda – e as novas plataformas – portais, redes sociais – em que os jornalistas especializados podem atuar. Contando com entrevistas detalhadas com os jornalistas culturais mais importantes em atividade no Brasil, a obra traz ainda um capítulo sobre o ensino universitário da especialidade e um ensaio sobre as inter-relações entre consumo e cultura.

Jornalismo Diante das Câmeras

Ivor Yorke
R$68,80

Um guia prático, de fácil leitura, para quem deseja se aprofundar na reportagem televisiva, e aprender a enfrentar as dificuldades desta que é uma das mais exigentes áreas dentro do jornalismo. Analisa as funções e as tarefas dos repórteres de TV dentro da equipe editorial, e aborda assuntos eminentemente práticos como: entrevistas difíceis, coordenação de programas, condução de temas delicados, acesso a material de pesquisa etc. Aborda também algumas questões éticas relacionadas com a prática da reportagem.

JORNALISMO EM RETRAÇÃO, PODER EM EXPANSÃO

A segunda morte da opinião pública
Ricardo Gandour
R$48,20

Nos últimos anos, um fenômeno comunicacional tomou conta do mundo: o uso cada vez mais intenso das redes sociais por políticos de todas as instâncias. Ao mesmo tempo, o jornalismo aprofundou crises estruturais, provocadas pela queda das receitas publicitárias, pelas novas tecnologias e pelo consequente enxugamento das redações. Que riscos tudo isso pode trazer para as democracias? Numa época em que os efeitos devastadores das chamadas fake news são cada vez mais discutidos e que se tenta desacreditar o jornalismo profissional, Ricardo Gandour analisa o cenário de forma inédita. Na esteira de uma consolidada carreira como editor e dirigente de redações, ele radiografa o enxugamento das redações, compara com o crescimento vertiginoso – e por vezes perigoso – do uso das redes por políticos e indaga, baseando-se em Habermas: estaremos vivendo a segunda morte da opinião pública? Leitura indispensável a quem se interessa pelo campo do jornalismo e da comunicação e seus impactos na democracia, e obra de referência para os estudiosos das transformações por que passa o ecossistema da informação. Prefácio de Eugenio Bucci.

Jornalismo Empresarial

Gaudêncio Torquato
R$65,70

Este texto se destina aos alunos das escolas de comunicação e aos profissionais de jornalismo empresarial. O primeiro que se publica sobre o assunto, com teoria, história e prática. O autor teve a preocupação de enfocar nossa realidade, na exposição teórica, no retrospecto histórico e nos exemplos práticos. Ampla bibliografia e muitos gráficos.

Jornalismo freelance

Empreendedorismo na comunicação
João Marcos Rainho
R$48,20

Num mundo em que o emprego está cada vez mais raro, muitos jornalistas vêem-se obrigados a trabalhar sem vínculo empregatício. Neste livro, João Marcos Rainho mostra como ser bem-sucedido na área de comunicação trabalhando por conta própria. Ele aborda questões práticas – ensinando o caminho das pedras para quem deseja abrir uma empresa –, fala dos desafios de trabalhar em casa e explica como se tornar um microempresário do ramo.

Jornalismo investigativo

O fato por trás da notícia
Cleofe Monteiro de Sequeira
R$67,90

O livro traça um modelo de jornalismo investigativo brasileiro, tendo por base as rotinas produtivas de repórteres dos principais veículos de mídia impressa. Desenvolve os conceitos da área quanto ao conteúdo de reportagem, métodos de trabalho e técnicas de apuração de informações. Analisa a importância do contexto empresarial para uma reportagem e as balizas éticas que norteiam o profissional. Também avalia a função desse jornalismo na sociedade brasileira, quer para denunciar problemas, quer como fiscalizador dos setores públicos.