Exibindo 163–180 de 268 resultados

Para os Filhos dos Filhos dos Nossos Filhos

Uma visão da sociedade Internet
David Turner
Jesus Muñoz
R$42,80

Os autores, homens que trabalham com propaganda e marketing, escrevem sobre a mídia na Internet e fazem uma reflexão sociológica da humanidade após o advento da informática. A Internet já mudou hábitos, levando-nos a mudar de comportamento no mundo dos negócios, nossa visão de mundo, da sociedade e do mercado. São tantas modificações que podemos falar da passagem da espécie humana para uma nova etapa: o homem infolítico.

Pedagogia da transgressão

Um caminho para o autoconhecimento
Ruy Cezar do Espírito Santo
R$53,00

Neste livro – destinado a educadores de todos os níveis e a estudantes de pedagogia –, o autor apresenta as transgressões que permearam seus quarenta anos de experiência docente nos diversos níveis de ensino, buscando caminhos alternativos para a educação e “transgredindo” as práticas pedagógicas antigas. Depoimentos dos alunos sobre o caráter transformador do trabalho de Ruy Cezar coroam a obra de forma magistral.

Pedagogia psicodramática

Uma proposta de metodologia ativa de Maria Alicia Romaña
Alcione Ribeiro Dias
Camila Tyrrell Tavares
Cristiane Tavares Romano
e mais 13 autores
R$81,80

Organizado por Maria Aparecida Fernandes Martin e Maisa Helena Altarugio, este livro visa divulgar o trabalho da psicodramatista argentina Maria Alicia Romaña, que desenvolveu a pedagogia psicodramática. Os três primeiros capítulos resgatam aspectos históricos e conceituais do psicodrama e da pedagogia psicodramática, versando sobre a relação de J. L. Moreno com a educação, aspectos da vida e da obra de Romaña e os diálogos possíveis entre a pedagogia psicodramática e as metodologias ativas. Os onze capítulos restantes refletem sobre experiências realizadas pelos autores, que, como diretores, deixaram marcas reais, simbólicas e imaginárias no público que as vivenciou. Alguns dos assuntos abordados são: o papel social e psicodramático do professor; o método educacional psicodramático e o protagonismo do educando; o jogo dramático como instrumento na sala de aula; o papel do professor na produção de uma consciência crítica; a pedagogia psicodramática como metodologia ativa na formação de professores; jogos dramáticos nas aulas online; o role-playing como proposta pedagógica; o sociodrama como facilitador do desenvolvimento do papel profissional, e a neurociência e o aprendizado com psicodrama. Por fim, como sugerido por Maria Alicia, em nome da construção coletiva do conhecimento, o leitor é convidado a compartilhar suas experiências, impressões e sentimento sobre a obra.

Pensando e Vivendo a Orientação Profissional

Dulce Helena Penna Soares
R$58,40

Imprescindível como instrumento de trabalho para psicólogos, educadores ou mesmo para pais que desejam auxiliar seus filhos na difícil tarefa da escolha da profissão, a OrientaçãoProfissional é tratada aqui do ponto de vista da afetividade, da criatividade e das relações com o meio social e econômico.

Percursos em Arteterapia 2

Ateliê Terapêutico, Arteterapia no Trabalho Comunitário, Trabalho Plástico e Linguagem Expressiva, Arteterapia e História da Arte
Ana Alice Francisquetti
Ana Beatriz Toledo de Almeida
Cristina Dias Allessandrini
e mais 14 autores
R$111,00

Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Esta obra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. Este segundo volume apresenta a imensa diversidade de trabalhos possíveis empregando-se métodos arteterapêuticos em diferentes atividades sociais e comunitárias. Mostra como é possível integrar abordagens e equipes interdisciplinares de tratamento com a finalidade de promover lazer, autoconhecimento e crescimento social e pessoal, bem como abordar temas específicos, como feminilidade, esporte, história da arte etc.

Percursos em Arteterapia 3

Arteterapia e Educação, Arteterapia e Saúde
Ana Alice Francisquetti
Anne Isabelle Obadic
Antonio Sidney Francisco
e mais 12 autores
R$103,90

Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Estaobra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. Neste terceiro volume, o leitor perceberá a profunda ligação entre arte e saúde, bem como arte e educação. Em educação, a utilização da arteterapia com crianças com dificuldades de aprendizagem, recursos expressivos na formação de educadores, encontros entre arteterapia e psicopedagogia. Na área de saúde, uma vasta gama de aplicações, de arte-reabilitação com pacientes vítimas de dano cerebral até trabalho com dependentes químicos, passando por aplicações em fonoaudiologia, trabalho com pacientes com HIV e câncer e tratamento de estresse.

Perspectivas Atuais da Fonoaudiologia na Escola

Claudia R. Mosca Giroto
R$53,00

A polêmica em torno da ação fonoaudiológica em escolas é histórica. Neste livro estão reunidos artigos de renomados estudiosos do assunto, todos engajados em desvendar potencialidades até então pouco exploradas . O mérito maior desta obra é discutir propostas concretas de atuação fonoaudiológica diante das dificuldades socioeducacionais enfrentadas pelo país.

Piaget para Principiantes

Lauro de Oliveira Lima
R$103,90

O maior especialista em Piaget no Brasil remiu neste volume mais de 30 artigos e ensaios analisando em seus mínimos detalhesa obra do genial educador suíço em torno da criança, seu desenvolvimento e o adulto.

Piaget, Vigotski, Wallon – Edição revista

Teorias psicogenéticas em discussão
Heloysa Dantas
Marta Kohl de Oliveira
Yves de La Taille
R$69,10

Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon são os três maiores teóricos estudados no universo da educação e da psicologia. Nesta edição revista de uma obra consagrada por crítica e público, Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas traduzem para o leitor o pensamento vivo desses autores.Analisando as ideias de Piaget, Yves de La Taille aborda conceitos como ser social, ética, autonomia, coerção versus colaboração e obediência versus justiça. Ao esclarecer os principais construtos da teoria construtivista, ele ressalta a importância da afetividade na educação.Debruçando-se sobre os contrutos de Vigotski, Marta Kohl de Oliveira destaca tópicos como linguagem, formação de conceitos e metacognição. Partindo de uma abordagem holística do ser humano, a autora analisa a fundo a abordagem sócio-histórica e as implicações da afetividade para a cognição.Já Heloysa Dantas dedica-se ao pensamento de Henry Wallon, destacando a emoção como instrumento típico da espécie humana e mostrando a interligação entre afetividade e inteligência – concluindo, como seus colegas, que a comunicação afetiva é fundamental para uma educação efetiva.Trata-se, definitivamente, de um livro fundamental na área da pedagogia.

Playback Theatre

Uma nova forma de expressar ação e emoção
Jo Salas
R$69,10

O playback theatre é uma nova modalidade de atividade grupal que pode ser utilizada por atores, terapeutas, educadores e assistentes sociais. A autora, uma de suas criadoras, descreve aqui as origens, a técnica e a filosofia dessa pratica. Escrito de modo divertido e esclarecedor, traz inúmeros exemplos de encenações e fotos. Instigante e imperdível para todo profissional que lida com grupos.

Políticas públicas e ações afirmativas

Consciência em Debate
Dagoberto José Fonseca
R$35,10

As políticas públicas no Brasil sempre foram implementadas em benefício de uns e prejuízo de outros. Resgatando o passado histórico brasileiro da época do “descobrimento” até os dias recentes, o autor mostra que o Estado brasileiro deixou sistematicamente de lado negros e indígenas na constituição da sociedade democrática. Fonseca fundamenta, assim, a necessidade de ações afirmativas que resgatem a dignidade e a autonomia dos excluídos.Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros.Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.

Por trás dos muros da escola

Histórias de vida no cotidiano escolar
Alba Ayrosa Galvão
Iracy Garcia Rossi
R$65,70

Duas professoras e educadoras contam pequenos casos sobre personagens de seu cotidiano e de relacionamentos com alunos, com pais e outros profissionais. São histórias saborosas e que encantam, comovem e fazem rir. Quem trabalha na área não deve deixar de ler. Por prazer e como lição de casa. Prefácio de Eva Furnari.

Por uma pedagogia da dignidade

Memórias e reflexões sobre a experiência escolar
José Sérgio Carvalho
R$81,90

Engendrada com base nas experiências de José Sérgio Carvalho como aluno, professor e pai, “Por uma pedagogia da dignidade” questiona os discursos correntes sobre educação, aborda as relações entre escola e família e mostra que a vida escolar é uma experiência que produz significados ao configurar identidades individuais e coletivas. Uma obra primorosa, sensível e original, destinada a educadores, estudantes de Pedagogia e todos aqueles que se preocupam com o papel da instituição escolar em nossa sociedade.

Profissão docente: pontos e contrapontos

Miquel Martínez
Sonia Penin
R$56,10

Partindo da premissa de que o trabalho docente se dá nos emaranhados de um contexto social e institucional, Sonia Penin, diretora da Faculdade de Educação da USP, e Miquel Martínez, diretor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona, trazem elementos e perspectivas que enriquecem a análise da referida temática.

Projetos de vida

Fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais
Ulisses F. Araújo
Valéria Amorim Arantes
Viviane Pinheiro
R$53,00

A Base Nacional Comum Curricular é o documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica. Entre seus eixos centrais está o incentivo à construção dos projetos de vida dos jovens. Estes pressupõem um desejo de fazer diferença no mundo, de realizar algo que contribua com a sociedade, tornando‑a mais ética e justa, e de promover o desenvolvimento profissional. Mas de que forma os professores podem trabalhar com essa temática em sala de aula?

Para responder a essa questão, três renomados professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo explicitam nesta obra as origens psicológicas e epistemológicas dos projetos de vida, seus princípios norteadores e sua relação com a cidadania e a realização pessoal. Indo mais além, eles abordam as diversas modalidades de projetos vitais e dão exemplos práticos de como estes podem ser aplicados em sala de aula, sempre se baseando em dezenas de pesquisas realizadas em escolas brasileiras. Analisam, também, a formação do bom professor na construção de projetos de vida dos alunos e as metodologias mais eficazes para colocá‑los em prática. Livro fundamental para gestores e educadores preocupados com uma educação universal, transformadora e de qualidade.

Psicologia e psicologia escolar no Brasil

Formação acadêmica, práxis e compromisso com as demandas sociais
Vivina do C. Rios Balbino
R$75,70

Nesta obra, Vivina do C. Rios Balbino discute a formação acadêmica e profissional do psicólogo escolar, reafirmando seu papel de agente de transformação social. A autora fala, ainda, da importância de difundir a psicologia para a maioria da população, disseminando conhecimentos que possam contribuir com a cidadania. O livro está dividido em quatro partes. A primeira faz reflexões sobre a formação do psicólogo escolar, apontando problemas e soluções. A segunda, por sua vez, mostra como a “letargia” acadêmica pode ser suplantada com trabalho árduo e persistência. Na terceira parte, Vivina explica como a psicologia pode ir ao encontro das demandas sociais brasileiras, especialmente no que se refere à valorização dos direitos humanos. E, na quarta parte, a autora busca popularizar conhecimentos da psicologia, discutindo numa linguagem clara e direta diversos problemas que afligem a sociedade, como a violência, a delinqüência juvenil e o uso de drogas. As propostas apresentadas pela autora neste livro adequam-se às novas diretrizes curriculares dos cursos de Psicologia.

Qual é o corpo que dança?

Dança e educação somática para adultos e crianças
Jussara Miller
R$69,10

Nesta obra, Jussara Miller apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação partindo de sua ampla experiência como bailarina, professora e pesquisadora. Dirigido a educadores e profissionais de dança, teatro, educação física, educação infantil, fisioterapia e terapias corporais – e a estudantes das artes cênicas em geral –, o livro também atende aos interessados em conhecer e vivenciar a dança de forma artística e pedagógica. Apresentando com clareza os princípios dos Vianna e seus desdobramentos na cena contemporânea, Jussara reflete sobre os diferentes corpos – do adulto, da criança, do ator, do dançarino e do indivíduo comum – que se tornam dançantes. Supre, ainda, a carência de bibliografia sobre dança para crianças, produzindo uma obra de grande importância para professores da Educação Infantil, compartilhando procedimentos lúdicos usados em sua metodologia de ensino. Assim, em Qual é o corpo que dança? a autora revela com sabedoria as múltiplas faces da arte da dança.

Quando eu voltar a ser criança

Janusz Korczak

Um belo texto sobre a infância, a escola, os professores, escrito por um grande educador polonês. Livro cheio de ternura e verdade,amargo e áspero quando necessário. Leitura obrigatória para todos os que quiserem entender melhor a criança.

Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:

Quando eu voltar a ser criança – Edição revista