Detalhes do Livro
ISBN | 9788571833104 |
---|---|
REF: | 20310 |
Edição | 1 |
Ano | 2022 |
Nº de Páginas | 200 |
Peso | 0,339 kg |
Formato | 0,90 × 17 × 27 cm |
Organizador(es): Maisa Helena Altarugio, Maria Aparecida Fernandes Martin
Autor(es): Alcione Ribeiro Dias, Camila Tyrrell Tavares, Cristiane Tavares Romano, Cristina Jorge Dias, Elisabeth L. Bez Chleba, Gisele da Silva Baraldi, Julio Cesar Valentim, Lúcio Guilherme Ferracini, Maisa Helena Altarugio, Maria Aparecida Fernandes Martin, Marly Unello Rosinha, Neide Feijó, Norival Albergaria Cepeda, Sara de Sousa, Sônia da Cunha, Sônia da Cunha Urt
Organizado por Maria Aparecida Fernandes Martin e Maisa Helena Altarugio, este livro visa divulgar o trabalho da psicodramatista argentina Maria Alicia Romaña, que desenvolveu a pedagogia psicodramática. Os três primeiros capítulos resgatam aspectos históricos e conceituais do psicodrama e da pedagogia psicodramática, versando sobre a relação de J. L. Moreno com a educação, aspectos da vida e da obra de Romaña e os diálogos possíveis entre a pedagogia psicodramática e as metodologias ativas. Os onze capítulos restantes refletem sobre experiências realizadas pelos autores, que, como diretores, deixaram marcas reais, simbólicas e imaginárias no público que as vivenciou. Alguns dos assuntos abordados são: o papel social e psicodramático do professor; o método educacional psicodramático e o protagonismo do educando; o jogo dramático como instrumento na sala de aula; o papel do professor na produção de uma consciência crítica; a pedagogia psicodramática como metodologia ativa na formação de professores; jogos dramáticos nas aulas online; o role-playing como proposta pedagógica; o sociodrama como facilitador do desenvolvimento do papel profissional, e a neurociência e o aprendizado com psicodrama. Por fim, como sugerido por Maria Alicia, em nome da construção coletiva do conhecimento, o leitor é convidado a compartilhar suas experiências, impressões e sentimento sobre a obra.
R$81,80
ISBN | 9788571833104 |
---|---|
REF: | 20310 |
Edição | 1 |
Ano | 2022 |
Nº de Páginas | 200 |
Peso | 0,339 kg |
Formato | 0,90 × 17 × 27 cm |
Formada em Química e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente, formadora de professores e pesquisadora na Universidade Federal do ABC (UFABC). Psicodramatista didata e docente do curso de formação da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) com foco socioeducacional. Ganhadora do prêmio Febrap 2020.
Psicóloga, mestra e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Psicodramatista didata supervisora pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS). Professora e supervisora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora, supervisora e diretora de ensino da ABPS. Membro do Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade (Mackenzie‑SP). Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Jô Clemente (Apae de São Paulo). Coautora do livro Masp 1970 – O psicodrama (Ágora, 2010). Atua principalmente nos temas grupos, vulnerabilidade social, clínica psicológica, desenvolvimento infantil, formação em saúde, psicodrama e sociodrama.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Uma coletânea de artigos de alguns dos mais importantes psicodramatistas do mundo. Além dos organizadores, Dalmiro Bustos, René Marineau e Mónica Zuretti, entre outros, falam sobre os caminhos do psicodrama desde a morte de Moreno, em 1974. Os depoimentos descrevem como esse poderoso método de terapia grupal incrementou e inspirou as suas práticas terapêuticas. A introdução desta obra marcante é de Zerka Moreno.
Verdadeiro clássico do psicodrama brasileiro, este livro, organizado pela incansável Regina Fourneaut Monteiro, a Réo, é leitura obrigatória para todos aqueles que se identificam com as propostas de Jacob Levy Moreno. Reunindo renomados médicos e psicólogos, a obra aborda – de forma objetiva e aprofundada – as principais técnicas do psicodrama, servindo como guia e inspiração para estudantes e profissionais da área.
Em 1970, auge da ditadura militar, cerca de 3 mil pessoas se reuniram no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp) para participar do V Congresso Internacional de Psicodrama, o primeiro do gênero no país. Recheado de depoimentos, o livro constitui um emocionante documento com informações, reflexões e emoções experimentadas pelos pioneiros dessa abordagem no Brasil. Prefácio de Wilson Castello de Almeida.
Um elenco dos principais conceitos do psicodrama e sociodrama, dos mais tradicionais àqueles incorporados pela prática clínica e pela reflexão teórica dos últimos anos. Contando com a colaboração de importantes profissionais brasileiros, este dicionário traz a síntese da evolução da teoria criada por J.L.Moreno. Uma importante obra para profissionais da área da psicologia e do psicodrama em particular.
A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um dos enfoques mais inovadores na formação profissional e acadêmica contemporânea. Suas perspectivas distintas situam os alunos no cerne do processo educativo, dando-lhes autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. Partindo de experiências pioneiras em universidades renomadas do mundo todo, esta obra proporciona uma excelente base conceitual e prática dos fundamentos teóricos e históricos da ABP e de sua implementação no ensino universitário nos últimos quarenta anos.
Reedição revista e ampliada com novos artigos da obra coordenada por um dos grandes mestres do psicodrama. Desde os conceitos gerais até sua aplicação específica com crianças, adolescentes e casais, esta é uma obra abrangente e que mostra um panorama de 30 anos de atividades de Bustos.
Obra que apresenta as mais modernas aplicações do psicodrama e retoma a contribuição de J. L. Moreno para a psicoterapia de grupo. Diversos autores escrevem sobre sua prática clínica com famílias, crianças, adolescentes e minorias, bem como sobre o uso do psicodrama em ambientes educacionais e na área jurídica. Os artigos abordam, ainda, a interface com outras formas de terapia.