Exibindo 37–54 de 56 resultados

Literatura nos jornais

A crítica literária dos rodapés às resenhas
Cláudia Nina
R$38,60

Em estoque

Neste livro delicioso e altamente esclarecedor, Cláudia Nina faz relações entre jornalismo e literatura, aborda o surgimento da crítica literária no Brasil, explica o que é a resenha e como evitar armadilhas na hora de produzi-la e analisa o caderno literário de alguns dos maiores jornais do país. Para estudantes de comunicação e literatura e apaixonados por leitura.

Mulher de papel

A representação da mulher na imprensa feminina brasileira
Dulcilia Schroeder Buitoni
R$89,40

Em estoque

A autora analisa a representação da mulher na imprensa feminina brasileira, mostrando qual ideologia foi transmitida em mais de um século e em que medida a imprensa, como fator cultural, difundiu conteúdos que influíram na formação da consciência da mulher brasileira.

Mundo dos jornalistas, O

Isabel Travancas
R$59,70

Em estoque

Indicado na bibliografia dos melhores cursos de comunicação do país, este livro faz uma análise minuciosa da profissão de jornalista. Abordando a rotina do repórter e a construção da identidade desse profissional, a autora compõe um rico mosaico, enriquecido com o depoimento de grandes personalidades, como Janio de Freitas e Zuenir Ventura. Fundamental para estudantes e profissionais.

Nada mais que a verdade

A extraordinária história do jornal Notícias Populares
Celso de Campos Jr.
Denis Moreira
Giancarlo Lepiani
e mais 1 autores
R$95,50

Em estoque

Dez anos depois do último suspiro do mais polêmico dos periódicos brasileiros, Nada mais que a verdade retorna em edição revista e ampliada, conduzindo o leitor por quatro décadas de uma ciranda de crimes, sexo, devaneios e, sim, bom jornalismo. Mais que uma biografia do jornal, este livro é um romance fantástico – que, se não fosse real, poderia bem ter recheado as páginas de algumas edições do Notícias Populares.

Notícia como fábula, A

Realidade e ficção se confundem na mídia
Renato Modernell
R$46,40

Em estoque

“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”, disse Luis Fernando Verissimo. Tomar ao pé da letra essa frase bem-humorada do cronista pode não ser um bom negócio. Porém, ainda mais temerário seria aceitar a hipótese oposta, ou seja, de que tudo acontece do jeito que o jornalista nos conta. Certos recursos de escrita e de edição aumentam tanto a temperatura do texto que provocam a fusão entre a fantasia e a realidade. Esse fenômeno misterioso, com seu toque de alquimia, é o que Renato Modernell investiga em A notícia como fábula.

Notícia: Um Produto à Venda

Jornalismo na sociedade urbana e industrial
Cremilda Medina
R$65,70

Em estoque

Este livro propõe um modelo de análise do fenômeno jornalístico que elucida vários aspectos do processamento da notícia. O tratamento das informações jornalísticas é abordado no próprio âmbito das redações, onde se cria e formula um produto para venda em banca: a notícia.

Papel do jornal e a profissão de jornalista, O

Edição revista, atualizada e ampliada
Alberto Dines
R$76,70

Em estoque

Alberto Dines é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e discute há décadas o papel da imprensa nos rumos políticos do país. Esta nona edição de O papel do jornal comemora os 35 anos de publicação do livro. Embora o contexto original fosse bem diferente do atual, os assuntos base da primeira edição permanecem: ética, exercício da profissão de jornalista, interesse público. Dines retoma um assunto que ele ressaltou em 1985: a necessidade do diploma de jornalismo para que se exerça a atividade.

Perfis

E como escrevê-los
Sergio Vilas Boas

Fora de catálogo

Livro que reúne uma série de perfis biográficos de escritores, publicados pelo autor na Gazeta Mercantil. As biografias servem como tema de discussão sobre formas de retratar vidas em textos escritos. Assim, trata-se na verdade de material extremamente didático que, além das informações históricas contidas, apresenta sugestões de como pesquisar, selecionar, utilizar e analisar os fatos relevantes da vida do personagem biografado.

Por trás da notícia

O processo de criação das grandes reportagens
Edson Flosi
R$67,90

Em estoque

Dominado por grandes empresas de comunicação – mais interessadas nos lucros do que nas notícias –, o jornalismo brasileiro atravessa uma grande crise. A apuração, o texto bem escrito e o contato direto com as fontes quase desapareceram.Entretanto, há apenas algumas décadas a profissão era exercida “na raça” e nas ruas, com informações bem costuradas em grandes matérias. Edson Flosi foi testemunha e personagem dessa época. Autor de mais de 500 reportagens assinadas e publicadas em grandes veículos da imprensa, ele apresenta neste livro uma amostragem histórica do jornalismo à moda antiga.Fosse investigando crimes ou contando histórias corriqueiras, Flosi legou aos estudantes de jornalismo e a todos os que se interessam pela produção de notícias uma obra inigualável, fruto de uma vida inteira de trabalho.

Pragmática do jornalismo

Buscas práticas para uma teoria da ação jornalística
Manuel Carlos Chaparro
R$59,70

Em estoque

Nesta obra, que se tornou um clássico da comunicação no país, Manuel Carlos Chaparro parte do princípio de que não existe objetividade jornalística. Analisando a responsabilidade moral e ética do profissional da notícia, ele estuda o padrão de jornalismo praticado pela Folha de S.Paulo e por O Estado de S. Paulo e revela ações que instrumentalizam ou manipulam a informação.

PÚBLICOS JUSTIFICAM OS MEIOS, OS

Mídias customizadas e comunicação organizacional na economia da atenção
José Antonio Martinuzzo
R$53,10

Em estoque

Obra dedicada àqueles que se dedicam à árdua tarefa de conquistar e manter a atenção dos públicos organizacionais em tempos de comunicação cada vez mais abundante e, por isso, desafiante. Jornalista e professor experiente, Martinuzzo mostra como adquirir conhecimento sobre o público-alvo e traçar estratégias eficazes, que resultem num relacionamento duradouro baseado na atenção mútua.

Rádio

Teoria e prática
Luiz Artur Ferraretto
R$94,50

Em estoque

Esta obra apresenta os principais padrões para a produção de conteúdo em um meio que se adapta às novas tecnologias. Do que é o rádio hoje, passando por uma detalhada explanação a respeito da linguagem do meio, ao planejamento da programação e à produção de conteúdos, a obra aborda temas como apresentação e locução, sonoplastia, redação jornalística, produção de conteúdo, reportagens, entrevistas e muito mais.

Radiojornalismo

Paul Chantler
Sim Harris
R$67,90

Em estoque

Um abrangente manual que fornece as informações necessárias para a implantação de uma emissora e equipe eficiente de radiojornalismo: os papéis do repórter, dos técnicos, do editor, dos apresentadores etc. Tipos variados de programação jornalística: reportagens, entrevistas, noticiários diversos. Técnicas de redação com objetivos vários: preparação de boletins, chamadas, notícias breves. O livro preocupa-se em sugerir formas adequadas de gerência e administrar a emissora.

Rumos [do] jornalismo cultural

András Szantó
André Vallias
Ángeles García Vargas
e mais 18 autores
R$119,80

Em estoque

Instigante e inovadora, esta obra, produzida em co-edição com o Itaú Cultural, ambiciona divulgar reflexões sobre o jornalismo cultural praticado hoje no Brasil e no exterior por meio de uma série de textos de destacados jornalistas brasileiros e estrangeiros, professores universitários, profissionais das artes e estudantes de jornalismo.Edição de luxo, encadernada e totalmente em quatro cores.

Seja o primeiro a saber

A CNN e a globalização da informação
José Carlos Aronchi de Souza
R$68,80

Em estoque

Nesta obra, o autor revela a estratégia de geocomunicação pela qual as grandes potências fazem as pessoas do mundo inteiro receberem juntas as mesmas informações. Explica o desenvolvimento da rede de TV americana CNN e traz um registro detalhado da cobertura da invasão/ocupação do Iraque, em 2003. Um livro para entender como os conceitos de hegemonia e geopolítica são aplicados na era da globalização, utilizando o fluxo internacional de informações e o telejornalismo.

Signo da verdade, O

Assessoria de imprensa feita por jornalistas
Marco Antônio Eid
Ricardo Viveiros
R$63,80

Em estoque

Dirigido a estudantes e profissionais de comunicação, este livro apresenta a experiência de sucesso da Ricardo Viveiros – Oficina de Comunicação, uma das maiores e mais respeitadas assessorias de imprensa do Brasil. Além de trazer cases instigantes e atuais, a obra explica a estrutura do jornalismo institucional no país e oferece um modelo de media training.

Sotaques d´aquém e d´além mar

Travessias para uma nova teoria de gêneros jornalísticos
Manuel Carlos Chaparro
R$78,90

Em estoque

Com metodologias de jornalismo comparado, ferramentas teóricas das ciências da linguagem e pesquisa histórica, o estudo que resultou neste livro investigou, classificou e comparou as classes de texto do jornalismo português e brasileiro. O autor rejeita o velho e falso paradigma que divide o jornalismo em opinião e informação. E propõe uma nova teoria dos gêneros jornalísticos, entendidos como formas discursivas.

Técnica de Reportagem

Notas sobre a narrativa jornalística
Maria Helena Ferrari
Muniz Sodré

Fora de catálogo

A reportagem é um gênero jornalístico privilegiado. Tem suas regras próprias e através dela se faz História. Este livro pretende dar conta de algumas das regras, com uma intenção basicamente descritiva, utilizando textos extraídos de jornais e revistas brasileiros.