CONCURSO NACIONAL PREMIA TEXTOS DE MULHERES NEGRAS

Até o dia 25 de janeiro mulheres autodeclaradas negras podem se inscrever para o prêmio “Mulheres Negras Contam sua História”. O concurso de redação e ensaios sobre a história e/ou a vida de mulheres negras na construção do Brasil é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

De acordo com a SPM, o concurso tem como objetivo estimular a inclusão social de mulheres negras, por meio do fortalecimento da reflexão acerca das desigualdades vividas por elas em seu cotidiano, no mundo do trabalho, nas relações familiares e na superação do racismo.

O prêmio possui duas categorias: “Redação”, com textos de no mínimo 1.500 até o máximo de 3.000 caracteres, e “Ensaio”, com textos de 6.000 a 10.000 caracteres. As cinco melhores redações serão premiadas com R$ 5 mil, e os cinco melhores ensaios, com R$ 10 mil.

As inscrições somente serão aceitas mediante o envio dos textos, em formato de texto, para o email premiomulheresnegras@spmulheres.gov.br ou postadas pelo correio para o endereço: Prêmio Mulheres Negras contam sua História – Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – Praça dos Três Poderes Via N1 Leste, s/n Pavilhão das Metas. CEP 70150-908 Brasília – DF. Acesse o site http://goo.gl/ue7vb para obter mais informações.

***

Em novembro de 2012, a Selo Negro Edições lançou o livro “Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação”, que foi organizado pelos historiadores Giovana Xavier, Juliana Barreto Farias e Flavio Gomes. Com pesquisas originais, que esmiúçam fontes e privilegiam as biografias, a obra oferece um quadro amplo e fascinante das experiências das mulheres negras, primeiras agentes da emancipação da comunidade de africanos e de seus descendentes na diáspora.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1322/MULHERES+NEGRAS+NO+BRASIL+ESCRAVISTA+E+DO+P%C3%93S-EMANCIPA%C3%87%C3%83O

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*