Nos últimos anos, a carreira de relações públicas vem ganhando bastante destaque dentro do mundo coorporativo. Com a necessidade de cada vez mais zelar por sua imagem e reputação e comunicar-se com seus stakeholders, o mercado para os profissionais de RP vem se ampliando. Segundo a plataforma Statista, até 2025, o mercado de negócios e investimentos em relações públicas devem aumentar mais de 129 bilhões de dólares no mundo. Com isso, convidamos a autora da casa Bianca Marder Dreyer, especialista em relações públicas e comunicação empresarial, para falar sobre essas áreas em uma entrevista exclusiva para o blog do Grupo Summus. Confira abaixo.

 

Bianca, as pessoas costumam entender as relações públicas apenas como “contato da empresa com seu público”. Porém, lendo suas obras, percebemos que se trata de um trabalho bem mais complexo. Você poderia apresentar aos que não conhecem a área os bastidores dessa carreira que vem crescendo cada vez mais no Brasil?

As relações públicas constituem uma profissão fundamental e estratégica para qualquer ator social. O ator social pode ser representado por organizações públicas ou privadas, organizações não governamentais e influenciadores, entre outros que têm interesse em manter uma boa imagem e reputação. O profissional de relações-públicas exerce importante papel na construção do relacionamento entre os mais diversos atores sociais. Ele é responsável pela gestão da comunicação nas organizações, o que abrange o planejamento da comunicação integrada, a construção da reputação, a elaboração de pesquisas de imagem e opinião, entre outras atividades que tratam da relação com os públicos. No que tange especificamente às organizações, a atuação do profissional contempla o cumprimento da missão, da visão, dos valores e dos objetivos organizacionais, além das funções administrativa e política que também fazem parte do trabalho nos bastidores da carreira.

Em sua obra Comunicação organizacional, você reúne autores de peso e comenta sobre a centralidade do digital na comunicação organizacional. Gostaria que você nos falasse um pouco sobre como a transformação digital vem acompanhando a comunicação integrada e como algumas organizações que você acompanha vêm se comportando diante desse fenômeno.

A comunicação ocupa papel central na sociedade e a digitalização dos processos sociais, econômicos, políticos, técnicos e culturais está crescendo cada vez mais. A comunicação digital alterou a forma como as pessoas se relacionam, trabalham, geram conteúdos e emitem opiniões. O impacto da relação homem-máquina nas organizações é imediato, transparente e não controlado, fato que gerou a necessidade de uma reorganização do processo comunicativo. A comunicação integrada, por exemplo, que contempla as grandes áreas da organização — como as áreas institucional, mercadológica, interna e administrativa —, foi transformada pelo digital. Desse modo, tornou-se necessária a gestão conjugada entre a comunicação tradicional e a digital para abarcar a diversidade de públicos. A comunicação se faz presente muito além das fronteiras digitais; assim, é preciso levar em consideração as mídias tradicionais e o próprio contato presencial. Para ilustrar, cito a campanha institucional da Volkswagen para comemorar os 70 anos da marca no Brasil. A empresa utilizou a mídia tradicional, as mídias sociais e recursos de inteligência artificial para simular a presença da cantora Elis Regina, falecida em 1982. Segundo a própria empresa, foi uma das propagandas com maior engajamento no país. Já o Burger King, no carnaval de 2024, lançou uma campanha nas mídias sociais que contou também com ações presenciais. A empresa criou uma parceria com a Stanley para distribuir o copo térmico da marca aos clientes que comprassem um milk-shake. Portanto, embora o digital seja transversal a qualquer iniciativa e a inteligência artificial esteja cada vez mais presente nas ações de comunicação, faz-se necessário ter um olhar global que integre as diferentes mídias e especialidades da comunicação.

Como profissional de vasta experiência na área de relações públicas, que sugestão você dá para que os novos profissionais fiquem antenados com o mercado?

Minha sugestão é que estudem e compreendam o impacto da inteligência artificial nas diferentes especialidades da comunicação, levando em consideração a imprescindibilidade do elemento humano nas relações. Além disso, é fundamental acompanhar pesquisas e tendências de mercado para elaborar planos e criar estratégias de comunicação.

 

Conheça as obras da autora publicadas pela Summus Editorial:

Comunicação organizacional

Práticas, desafios e perspectivas digitais
Bianca Marder Dreyer
Bruno Carramenha
Carolina Frazon Terra
e mais 14 autores
R$98,30

Esta obra reúne dezessete especialistas em torno de uma proposta inédita: analisar o cenário contemporâneo e a centralidade do digital na comunicação organizacional. Para tanto, os autores apresentam discussões teóricas, reflexões práticas e apostas em tendências para o mercado. Dividido em sete partes, o livro aborda: conceitos e debates acerca da comunicação organizacional; a comunicação interna; as últimas novidades em temas como públicos, audiências, dados (e big data) e os consequentes impactos daí decorrentes; a influência digital; o planejamento; a gestão de crises; e as métricas. Destinada a profissionais de relações públicas, marketing e publicidade, a coletânea oferece referências fundamentais para a comunicação no que se refere a volatilidade, imediatismo, necessidade de relacionamento e transparência.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a obra assistindo ao vídeo de apresentação com os organizadores .

Teoria e prática de relações públicas

Uma metodologia para diagnosticar, construir e obter resultados com os relacionamentos
Bianca Marder Dreyer
R$66,40

Em todos os setores da economia, é necessário investir em relacionamentos estratégicos que tragam retorno para os negócios e, ao mesmo tempo, considerem os interesses da sociedade. Este livro explica por que as relações e as interações são essenciais e propõe uma metodologia inovadora para diagnosticar, construir e obter resultados sociais e econômicos com os relacionamentos de forma alinhada ao negócio.
A obra também revela quatro níveis de interação que definem a intensidade de uma relação e mostra como uma empresa pode ganhar visibilidade e conquistar a confiança de atores sociais para ter boa reputação. Ao longo dos capítulos, o leitor aprende a escrever objetivos, metas, métricas, indicadores de performance e estratégias de comunicação, e compreende que investir em ativos intangíveis enriquece a proposta de valor para clientes e proporciona vantagem competitiva e ganhos na perspectiva financeira da organização. Obra fundamental para profissionais e estudantes de comunicação que desejam saber como investir e obter resultados com as relações de comunicação de negócio e para empresários que desejam compreender o processo de relações públicas para melhorar seu desempenho nos negócios e diante do consumidor.

Relações públicas na contemporaneidade

Contexto, modelos e estratégias
Bianca Marder Dreyer
R$62,80

As relações públicas experimentam hoje um incrível momento. As pessoas têm mais acesso à tecnologia, criam expectativas de retorno comunicativo por parte das organizações e têm espaço e autonomia para se manifestar e desenvolver conteúdo, criando outra demanda para que as empresas repensem suas estratégias de comunicação e relacionamento – e, com isso, participem mais ativamente do ambiente digital.Resultado de um árduo trabalho de pesquisa, Relações públicas na contemporaneidade abre caminho para refletirmos sobre a evolução das relações públicas – do início incipiente, na década de 1940, à comunicação nas mídias sociais digitais – e seu papel não apenas como disciplina, mas também como função essencial para estabelecer a reconexão entre indivíduos e instituições. Com modelos teóricos atuais, o livro é direcionado a estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais de mercado, professores e pesquisadores.

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